Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/2587 |
Resumo: | Por um desenvolvimento sustentável da actividade turística entende-se aquele que permite aumentar a qualidade de vida da população residente, promover a melhoria da qualidade da experiência turística, maximizar a rentabilidade das empresas locais e os efeitos multiplicadores do turismo e optimizar os impactes do turismo, assegurando um equilíbrio entre os benefícios económicos e os custos ambientais e socioculturais. Neste trabalho de investigação avaliasse uma das vertentes do conceito de sustentabilidade do turismo para o caso do destino turístico Açores: a qualidade da experiência turística. Atendendo à natureza subjectiva da qualidade do produto turístico, foi implementado um questionário a uma amostra de 400 turistas à saída da Região, durante a época alta (Verão), para se determinar a importância atribuída a um conjunto de vinte e cinco atributos na escolha do destino turístico Açores (expectativas), bem como a satisfação obtida na visita (percepções) perante esses mesmos atributos, de modo a avaliar o desempenho do destino turístico. A paisagem e a natureza foram os atributos considerados mais importantes na escolha do destino turístico, sendo igualmente aqueles que mais contribuíram para a satisfação com a visita. A satisfação média excedeu a importância média atribuída a todos os atributos e foram encontradas diferenças significativas em onze atributos. Através da aplicação da análise factorial, foram identificados seis factores subjacentes à escolha do destino turístico e cinco factores subjacentes à satisfação com a visita. A análise de clusters hierárquica permitiu revelar a presença de três grupos distintos de turistas com base na satisfação obtida na visita: os Encantados (37,5%), os Descobridores (47,7%) e os Sociáveis (14,8%). A qualidade da experiência turística influencia a intenção de regresso e a recomendação do destino. |
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Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the AzoresSustentabilidade do TurismoQualidade da Experiência TurísticaAnálise de Expectativas/PercepçõesSatisfação com a VisitaAçores (Portugal)Sustainable TourismTourist ExperienceExpectations/Perceptions AnalysisTourist Satisfaction ClustersAzores (Portugal)Por um desenvolvimento sustentável da actividade turística entende-se aquele que permite aumentar a qualidade de vida da população residente, promover a melhoria da qualidade da experiência turística, maximizar a rentabilidade das empresas locais e os efeitos multiplicadores do turismo e optimizar os impactes do turismo, assegurando um equilíbrio entre os benefícios económicos e os custos ambientais e socioculturais. Neste trabalho de investigação avaliasse uma das vertentes do conceito de sustentabilidade do turismo para o caso do destino turístico Açores: a qualidade da experiência turística. Atendendo à natureza subjectiva da qualidade do produto turístico, foi implementado um questionário a uma amostra de 400 turistas à saída da Região, durante a época alta (Verão), para se determinar a importância atribuída a um conjunto de vinte e cinco atributos na escolha do destino turístico Açores (expectativas), bem como a satisfação obtida na visita (percepções) perante esses mesmos atributos, de modo a avaliar o desempenho do destino turístico. A paisagem e a natureza foram os atributos considerados mais importantes na escolha do destino turístico, sendo igualmente aqueles que mais contribuíram para a satisfação com a visita. A satisfação média excedeu a importância média atribuída a todos os atributos e foram encontradas diferenças significativas em onze atributos. Através da aplicação da análise factorial, foram identificados seis factores subjacentes à escolha do destino turístico e cinco factores subjacentes à satisfação com a visita. A análise de clusters hierárquica permitiu revelar a presença de três grupos distintos de turistas com base na satisfação obtida na visita: os Encantados (37,5%), os Descobridores (47,7%) e os Sociáveis (14,8%). A qualidade da experiência turística influencia a intenção de regresso e a recomendação do destino.ABSTRACT: This paper investigates one of the underlying dimensions of the sustainable tourism concept in the case of the Azores: the overall quality of the tourist experience. An exit questionnaire was given to a sample of 400 tourists during the high season (summer). Twenty-five attributes were evaluated to determine the relative importance in destination choice (expectations) and tourist satisfaction (perceptions), in order to measure destination performance. Scenery and nature received the highest mean scores in attribute importance and satisfaction. Average satisfaction exceeded average importance for all the attributes and significant differences were found in eleven attributes. Six relevant factors in destination choice and five relevant factors in destination performance were identified using factor analysis. Cluster analysis on the satisfaction factors revealed the presence of three distinct groups: the Delighted (37,5%), the Discoverers (47,7%) and Socializers (14,8%). Tourist satisfaction contributes to repeat visits and to the recommendation of the tourist destination to others.Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)Repositório da Universidade dos AçoresMoniz, Ana Isabel ArrudaHill, Maria Manuela MagalhãesSilva, João Albino Matos da2014-01-13T13:27:04Z20092013-12-13T18:45:45Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2587engMoniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Manuela Magalhães Hill; João Albino Silva. "Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores", Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 22: 63-75, 2009.1645-586Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:21Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:10.396064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Por um desenvolvimento sustentável da actividade turística entende-se aquele que permite aumentar a qualidade de vida da população residente, promover a melhoria da qualidade da experiência turística, maximizar a rentabilidade das empresas locais e os efeitos multiplicadores do turismo e optimizar os impactes do turismo, assegurando um equilíbrio entre os benefícios económicos e os custos ambientais e socioculturais. Neste trabalho de investigação avaliasse uma das vertentes do conceito de sustentabilidade do turismo para o caso do destino turístico Açores: a qualidade da experiência turística. Atendendo à natureza subjectiva da qualidade do produto turístico, foi implementado um questionário a uma amostra de 400 turistas à saída da Região, durante a época alta (Verão), para se determinar a importância atribuída a um conjunto de vinte e cinco atributos na escolha do destino turístico Açores (expectativas), bem como a satisfação obtida na visita (percepções) perante esses mesmos atributos, de modo a avaliar o desempenho do destino turístico. A paisagem e a natureza foram os atributos considerados mais importantes na escolha do destino turístico, sendo igualmente aqueles que mais contribuíram para a satisfação com a visita. A satisfação média excedeu a importância média atribuída a todos os atributos e foram encontradas diferenças significativas em onze atributos. Através da aplicação da análise factorial, foram identificados seis factores subjacentes à escolha do destino turístico e cinco factores subjacentes à satisfação com a visita. A análise de clusters hierárquica permitiu revelar a presença de três grupos distintos de turistas com base na satisfação obtida na visita: os Encantados (37,5%), os Descobridores (47,7%) e os Sociáveis (14,8%). A qualidade da experiência turística influencia a intenção de regresso e a recomendação do destino. |
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