Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: um estudo quantitativo em contextos inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandra Cristina Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31395
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling Análise dos processos de designação e substituição semântica em crianças de 5 e 6 anos de idade: um estudo quantitativo em contextos inclusivosVocabulárioLinguagemProcessos de designaçãoProcessos de substituição semânticaAvaliaçãoVocabularyLanguageDesignation processSemantic substitutionsAssessment376.36Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Devido à elevada prevalência de crianças com perturbações da linguagem, e dada a escassez de instrumentos de avaliação que permitam avaliar as várias dimensões da linguagem, nomeadamente o vocabulário, este estudo exploratório foi implementado com a finalidade de analisar os processos de designação e substituição semântica obtidos na aplicação da prova do vocabulário do teste de linguagem - ABFW (Andrade, Befi – Lopes, Fernandes &Wertzner, 2004), estandardizado no Brasil e adaptado para Português Europeu (PE), em crianças de 5 e 6 anos, do género feminino e masculino, de desenvolvimento típico. Esta prova é constituída por 9 categorias concetuais diferentes, com 118 vocábulos na totalidade. A amostra deste estudo é constituída por150 crianças,75 com idades compreendidas entre os 5 anos e 0 meses e 75 com idades compreendidas entre os 6 anos e os 11 meses, que frequentam o Jardim de Infância e o 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados deste estudo permitiram concluir que: a) Existem diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito à idade, nomeadamente nas faixas etárias dos 5 anos (com um desempenho inferior) e 6 anos (com um desempenho superior), na aquisição do vocabulário; b) As categorias com melhor desempenho no que diz respeito aos processos de designação do vocabulário são: cores e formas, com uma percentagem de 88%; animais, com uma percentagem de 85%; e brinquedos e instrumentos musicais, com uma percentagem de 83,5%; c) As categorias com utilização mais elevada de processos de substituição são: locais, com uma percentagem de 52,5%; e profissões com uma percentagem de 34%; e d) Quando não conhecem a designação correta de um vocábulo, as crianças, na sua maioria optam por realizar substituições semânticas utilizando vocabulário que lhes seja familiar. A prova do vocabulário do teste de linguagem - ABFW apresenta bons níveis de consistência interna(α=.859), através de resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach de acordo com Field (2005), e revela ter potencialidades como instrumento de avaliação do vocabulário, nomeadamente na identificação precoce de problemas na linguagem.Due to the high prevalence of children with language disorders, and the lackof language assessment tools that assess the different dimensions of language, particularly the vocabulary, this exploratory study was implemented in order to analyze the designation process and semantic substitutions obtained on the vocabulary sub-task of the language test – ABFW (Andrade, Befi – Lopes, Fernandes&Wertzner, 2004), standardized in Brazil and adapted to European Portuguese, on children from 5 to 6 years old, male and female, and with typical development. This sub-task consists of 9 different conceptual categories, with 118 words in total. The sample of this study consists of 150 children, 75 with ages between 5 years and 0 months, and 75 with ages between 6 years and 11 months that attend pre-school and the 1st year of the first cycle of basic education. The results of this study showed that: a) Significant statically differences exist according to age, mainly in children with 5 years old (low performance) and 6 years old (higher performance), in the vocabulary acquisition; b) The categories with higher performance in designation process of vocabulary are Colors and Shapes, with a percentage of 88%, Animals, with a percentage of 85% and Toys and Music Instruments, with a percentage of 83,5%; c) The categories with highest results of semantic substitutions are: Locals, with a percentage of 52,5% and Jobs, with a percentage of 34%, and d) Children that don’t produce the correct designation of a word, mostly of them, choose to use a semantic substitution related with a familiar word. The vocabulary sub-task – ABFW presents good levels of internal consistency (α=.859), through the results obtained by Cronbach’s alpha, according to Field (2005), and it shows to have potentialities as a tool to assess vocabulary, and identification of language disorders.Santos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoFerreira, Sandra Cristina Araújo20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31395por201407582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:33.631403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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