O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Priscila Karine Lima
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192614
Resumo: Este trabalho é composto por pesquisa bibliográfica voltada para o ensino lexical nas aulas de língua portuguesa. Através dos estudos realizados, podemos perceber que a questão lexical, apesar da sua importância, não é considerada um tema relevante nas salas de aula, tornando-se marginalizada no ensino. Há tempos, o estudo voltado para a gramática tem ficado em primeiro lugar nas aulas de língua materna, pois de acordo com os conceitos culturais impostos por nossa sociedade, só se fala bem o idioma se se conhece impecavelmente a gramática. No aprofundamento das leituras e no acompanhamento pedagógico, nota-se essa errônea ideia. Havendo uma imensa gama de variedades linguísticas e possibilidades semânticas, conhecer a gramática, nada mais é que conhecer a norma padrão instituída pela escrita, ignorando a pluralidade e mutabilidade do idioma como patrimônio cultural. Percebe-se, portanto, a necessidade urgente de mudança nas nossas práticas didáticas, introduzindo textos e dicionários, focando o estudo lexical, mas não de uma forma irrelevante e pouco significativa, mas sim de maneira a levar o discente a perceber sua língua como algo vivo, em constante modificação, tendo a habilidade de buscar no acervo lexical a melhor maneira de representar-se no mundo e poder ver-se como sujeito deste mundo
id UNSP_6846cc5b9fd89a6f668cceaed12da72c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192614
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docenteStudying the lexical aspects in the teachings of the Portuguese Language: strategies and reflections about teaching practiceEl estudio del léxico en las clases de Língua Portuguesa: Estrategias de enseñanza y reflexiones sobre la práctica docenteLéxicoSemânticavocabulárioLexicSemanticVocabularyEste trabalho é composto por pesquisa bibliográfica voltada para o ensino lexical nas aulas de língua portuguesa. Através dos estudos realizados, podemos perceber que a questão lexical, apesar da sua importância, não é considerada um tema relevante nas salas de aula, tornando-se marginalizada no ensino. Há tempos, o estudo voltado para a gramática tem ficado em primeiro lugar nas aulas de língua materna, pois de acordo com os conceitos culturais impostos por nossa sociedade, só se fala bem o idioma se se conhece impecavelmente a gramática. No aprofundamento das leituras e no acompanhamento pedagógico, nota-se essa errônea ideia. Havendo uma imensa gama de variedades linguísticas e possibilidades semânticas, conhecer a gramática, nada mais é que conhecer a norma padrão instituída pela escrita, ignorando a pluralidade e mutabilidade do idioma como patrimônio cultural. Percebe-se, portanto, a necessidade urgente de mudança nas nossas práticas didáticas, introduzindo textos e dicionários, focando o estudo lexical, mas não de uma forma irrelevante e pouco significativa, mas sim de maneira a levar o discente a perceber sua língua como algo vivo, em constante modificação, tendo a habilidade de buscar no acervo lexical a melhor maneira de representar-se no mundo e poder ver-se como sujeito deste mundoThis paper is comprised of a bibliographical study focusing on lexical teachings for the Portuguese language as a school subject. Through this research it was possible to ascertain that the lexical aspect of the Portuguese language is not considered a relevant topic in classes, despite its importance, marginalizing it in the education. For a long time now, grammar has had the utmost importance when teaching Portuguese because of cultural beliefs: in order to speak proper Portuguese you need to flawlessly know its grammar. With further reading on the subject as well as pedagogic supervision this is evidenced to be untrue. Having a broad array of linguistics variants and semantic possibilities, knowing grammar is - essentially - knowing the standard norm established by written Portuguese while ignoring the pluralism and mutability of the Portuguese language, its cultural heritage. Therefore, it can be seen that there is a necessity for changes in the teaching practices by introducing texts and dictionaries focusing on lexical studies in a relevant and significant manner so as to have the student perceive the Portuguese language as being alive and in constant change, giving them the ability to seek in its lexical collection the best way to present themselves and feel like they belong.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, Giovanna [UNESP]Beccari, Alessandro JocelitoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bassani, Priscila Karine Lima2020-05-22T13:02:59Z2020-05-22T13:02:59Z2020-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19261400093147523001011069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:59:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192614Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T12:59:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
Studying the lexical aspects in the teachings of the Portuguese Language: strategies and reflections about teaching practice
El estudio del léxico en las clases de Língua Portuguesa: Estrategias de enseñanza y reflexiones sobre la práctica docente
title O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
spellingShingle O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
Bassani, Priscila Karine Lima
Léxico
Semântica
vocabulário
Lexic
Semantic
Vocabulary
title_short O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
title_full O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
title_fullStr O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
title_full_unstemmed O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
title_sort O estudo do léxico nas aulas de Língua Portuguesa: estratégias de ensino e reflexões sobre a prática docente
author Bassani, Priscila Karine Lima
author_facet Bassani, Priscila Karine Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longo, Giovanna [UNESP]
Beccari, Alessandro Jocelito
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Priscila Karine Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Léxico
Semântica
vocabulário
Lexic
Semantic
Vocabulary
topic Léxico
Semântica
vocabulário
Lexic
Semantic
Vocabulary
description Este trabalho é composto por pesquisa bibliográfica voltada para o ensino lexical nas aulas de língua portuguesa. Através dos estudos realizados, podemos perceber que a questão lexical, apesar da sua importância, não é considerada um tema relevante nas salas de aula, tornando-se marginalizada no ensino. Há tempos, o estudo voltado para a gramática tem ficado em primeiro lugar nas aulas de língua materna, pois de acordo com os conceitos culturais impostos por nossa sociedade, só se fala bem o idioma se se conhece impecavelmente a gramática. No aprofundamento das leituras e no acompanhamento pedagógico, nota-se essa errônea ideia. Havendo uma imensa gama de variedades linguísticas e possibilidades semânticas, conhecer a gramática, nada mais é que conhecer a norma padrão instituída pela escrita, ignorando a pluralidade e mutabilidade do idioma como patrimônio cultural. Percebe-se, portanto, a necessidade urgente de mudança nas nossas práticas didáticas, introduzindo textos e dicionários, focando o estudo lexical, mas não de uma forma irrelevante e pouco significativa, mas sim de maneira a levar o discente a perceber sua língua como algo vivo, em constante modificação, tendo a habilidade de buscar no acervo lexical a melhor maneira de representar-se no mundo e poder ver-se como sujeito deste mundo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-22T13:02:59Z
2020-05-22T13:02:59Z
2020-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192614
000931475
23001011069P5
url http://hdl.handle.net/11449/192614
identifier_str_mv 000931475
23001011069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650142922866688