Comunicação aumentativa e alternativa: o caderno de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Sofia Isabel Simões do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10564
Resumo: Tendo em conta o princípio da escola inclusiva, qualquer professor poderá ter nas suas turmas, alunos que necessitem de um Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação para se fazerem entender. É sobre esta temática que irá incidir este trabalho: temos um aluno, do sexo masculino, com 12 anos de idade, portador de Síndrome X Frágil, com limitações acentuadas a nível da linguagem expressiva, que necessita de um sistema de ajuda para se fazer entender. Foi com base nesta realidade que foi planificada uma intervenção, visando proporcionar ao aluno o acesso à comunicação e linguagem através da implementação de um caderno de comunicação, que favorecesse o desenvolvimento da linguagem expressiva, melhorasse o seu desenvolvimento cognitivo e reduzisse a frustração, proporcionando-lhe bem-estar emocional e aumentando a aprendizagem e o seu desenvolvimento global. Podemos concluir que os ganhos foram significativos para o sujeito em estudo; no entanto, é importante que a utilização de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação não fique restrito a um só contexto, mas seja estendido a todos aqueles em que a criança participa.
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