Brincar para aprender na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Eva Guerreiro das Neves Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23899
Resumo: A aprendizagem das crianças no Jardim-de-Infância, implica ter experiências diversificadas que proporcionam o contacto com a matemática, quer a brincar, quer a explorar o mundo que as rodeia (Silva et al., 2016). Este Relatório Final divide-se em duas partes. A primeira parte refere-se ao percurso da mestranda como Estagiária, onde é apresentada a caracterização e a análise reflexiva dos contextos e processos de Estágio, em Jardim-de- Infância e em Creche. A segunda parte do Relatório Final apresenta a proposta de Intervenção Educativa “O Jogo e a Educação Matemática com Crianças de 4 e 5 anos” de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa e cujas questões de pesquisa são: De que forma o uso de jogos de regras dá oportunidades de aprendizagem matemática? e Qual a reflexão da Investigadora sobre a sua orquestração das atividades em tal contexto? Os resultados deste estudo, fundamentalmente apontam que o uso de jogos de regras, nomeadamente A laranja na cesta e Jogo de Peças possibilitaram a aprendizagem de diversos conceitos, competências e processos matemáticos (subtizing, contagem, comparação de conjuntos, adição e subtração, formas geométricas, comunicação, interpretação, resolução de problemas, atividades de classificação e visualização) e que as crianças jogaram de forma guiada. A orquestração das atividades pela Investigadora foi caracterizada fundamentalmente por uma abordagem professor, exercendo na maior parte do tempo a sua autoridade, proporcionando às crianças também oportunidades de exercer agência.
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