Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14840 |
Resumo: | Enquadrado na problemática dos exames nacionais, este estudo teve como principal objetivo verificar se a tipologia dos itens interfere nos resultados do exame nacional de Biologia e Geologia. Procurou-se, também, conhecer as perceções dos alunos relativamente ao grau de dificuldade dos itens dos exames nacionais realizados em 2011 e as razões dessas dificuldades. A recolha de dados foi feita por aplicação de um questionário a 106 alunos de quatro escolas do distrito de Évora e com base em documentos do GAVE, onde constam os resultados por item, de cada escola. Os dados revelam que os itens de resposta restrita são os que se apresentam com resultados médios mais baixos, sendo também percecionados como os mais difíceis. Os melhores resultados correspondem aos itens de associação/correspondência. As principais razões de dificuldade prendem-se com relacionar os conhecimentos com as informações fornecidas (textos/tabelas/gráficos/esquemas) e a complexidade da matéria; ABSTRACT: Framed on the issue of national exams, this study aimed to verify if the types of items affect the results of the national exam of Biology and Geology. We tried, also, to know the perceptions of students in relation to the degree of difficulty of the items of national exams conducted in 2011, and the reasons for these difficulties. Data collection was performed by administering a questionnaire to 106 students from four schools in the district of Évora and based on documents of GAVE, which contains the results by item, for each school. Data reveal that restricted response items had lower average results, and are also the most difficult in students’ perceptions. The best results correspond to items of association/correspondence. The main reasons of difficulty have to do with relate knowledge with the information provided (text/tables/charts/diagrams) and the complexity of the subject. |
id |
RCAP_f3c346b49fa9f9e6538c0028b5fd573e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologiaBiologia e GeologiaExamesTipologia de itemNível de dificuldadeBiology and GeologyExamsItem typeDifficulty levelEnquadrado na problemática dos exames nacionais, este estudo teve como principal objetivo verificar se a tipologia dos itens interfere nos resultados do exame nacional de Biologia e Geologia. Procurou-se, também, conhecer as perceções dos alunos relativamente ao grau de dificuldade dos itens dos exames nacionais realizados em 2011 e as razões dessas dificuldades. A recolha de dados foi feita por aplicação de um questionário a 106 alunos de quatro escolas do distrito de Évora e com base em documentos do GAVE, onde constam os resultados por item, de cada escola. Os dados revelam que os itens de resposta restrita são os que se apresentam com resultados médios mais baixos, sendo também percecionados como os mais difíceis. Os melhores resultados correspondem aos itens de associação/correspondência. As principais razões de dificuldade prendem-se com relacionar os conhecimentos com as informações fornecidas (textos/tabelas/gráficos/esquemas) e a complexidade da matéria; ABSTRACT: Framed on the issue of national exams, this study aimed to verify if the types of items affect the results of the national exam of Biology and Geology. We tried, also, to know the perceptions of students in relation to the degree of difficulty of the items of national exams conducted in 2011, and the reasons for these difficulties. Data collection was performed by administering a questionnaire to 106 students from four schools in the district of Évora and based on documents of GAVE, which contains the results by item, for each school. Data reveal that restricted response items had lower average results, and are also the most difficult in students’ perceptions. The best results correspond to items of association/correspondence. The main reasons of difficulty have to do with relate knowledge with the information provided (text/tables/charts/diagrams) and the complexity of the subject.Universidade de Évora2015-06-24T16:26:13Z2015-06-242012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14840http://hdl.handle.net/10174/14840porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora .pt676Andrade, Maria Florentina Alves Gomes Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:54.443733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
title |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
spellingShingle |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia Andrade, Maria Florentina Alves Gomes Lopes de Biologia e Geologia Exames Tipologia de item Nível de dificuldade Biology and Geology Exams Item type Difficulty level |
title_short |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
title_full |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
title_fullStr |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
title_full_unstemmed |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
title_sort |
Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia |
author |
Andrade, Maria Florentina Alves Gomes Lopes de |
author_facet |
Andrade, Maria Florentina Alves Gomes Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria Florentina Alves Gomes Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia e Geologia Exames Tipologia de item Nível de dificuldade Biology and Geology Exams Item type Difficulty level |
topic |
Biologia e Geologia Exames Tipologia de item Nível de dificuldade Biology and Geology Exams Item type Difficulty level |
description |
Enquadrado na problemática dos exames nacionais, este estudo teve como principal objetivo verificar se a tipologia dos itens interfere nos resultados do exame nacional de Biologia e Geologia. Procurou-se, também, conhecer as perceções dos alunos relativamente ao grau de dificuldade dos itens dos exames nacionais realizados em 2011 e as razões dessas dificuldades. A recolha de dados foi feita por aplicação de um questionário a 106 alunos de quatro escolas do distrito de Évora e com base em documentos do GAVE, onde constam os resultados por item, de cada escola. Os dados revelam que os itens de resposta restrita são os que se apresentam com resultados médios mais baixos, sendo também percecionados como os mais difíceis. Os melhores resultados correspondem aos itens de associação/correspondência. As principais razões de dificuldade prendem-se com relacionar os conhecimentos com as informações fornecidas (textos/tabelas/gráficos/esquemas) e a complexidade da matéria; ABSTRACT: Framed on the issue of national exams, this study aimed to verify if the types of items affect the results of the national exam of Biology and Geology. We tried, also, to know the perceptions of students in relation to the degree of difficulty of the items of national exams conducted in 2011, and the reasons for these difficulties. Data collection was performed by administering a questionnaire to 106 students from four schools in the district of Évora and based on documents of GAVE, which contains the results by item, for each school. Data reveal that restricted response items had lower average results, and are also the most difficult in students’ perceptions. The best results correspond to items of association/correspondence. The main reasons of difficulty have to do with relate knowledge with the information provided (text/tables/charts/diagrams) and the complexity of the subject. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-24T16:26:13Z 2015-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14840 http://hdl.handle.net/10174/14840 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora .pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563080200192 |