Exames nacionais: a influência da tipologia dos itens nos resultados das provas de biologia e geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria Florentina Alves Gomes Lopes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14840
Resumo: Enquadrado na problemática dos exames nacionais, este estudo teve como principal objetivo verificar se a tipologia dos itens interfere nos resultados do exame nacional de Biologia e Geologia. Procurou-se, também, conhecer as perceções dos alunos relativamente ao grau de dificuldade dos itens dos exames nacionais realizados em 2011 e as razões dessas dificuldades. A recolha de dados foi feita por aplicação de um questionário a 106 alunos de quatro escolas do distrito de Évora e com base em documentos do GAVE, onde constam os resultados por item, de cada escola. Os dados revelam que os itens de resposta restrita são os que se apresentam com resultados médios mais baixos, sendo também percecionados como os mais difíceis. Os melhores resultados correspondem aos itens de associação/correspondência. As principais razões de dificuldade prendem-se com relacionar os conhecimentos com as informações fornecidas (textos/tabelas/gráficos/esquemas) e a complexidade da matéria; ABSTRACT: Framed on the issue of national exams, this study aimed to verify if the types of items affect the results of the national exam of Biology and Geology. We tried, also, to know the perceptions of students in relation to the degree of difficulty of the items of national exams conducted in 2011, and the reasons for these difficulties. Data collection was performed by administering a questionnaire to 106 students from four schools in the district of Évora and based on documents of GAVE, which contains the results by item, for each school. Data reveal that restricted response items had lower average results, and are also the most difficult in students’ perceptions. The best results correspond to items of association/correspondence. The main reasons of difficulty have to do with relate knowledge with the information provided (text/tables/charts/diagrams) and the complexity of the subject.
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