Actividade física e desenvolvimento da independência de mobilidade em crianças de contextos sociais diferenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Kátia Margareth Teixeira de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3958
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desporto.
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spelling Actividade física e desenvolvimento da independência de mobilidade em crianças de contextos sociais diferenciadosDissertação de mestrado em Psicologia do Desporto.A independência de mobilidade refere-se ao modo como a criança desenvolve ao longo do tempo uma representação mais consistente do espaço físico (memória, percepção, identificação), bem como uma liberdade progressiva de acção no espaço quotidiano (Neto, 2004; Kittä, 2004a; 2004b). Com base neste conceito este trabalho procurou determinar se existe ou não uma diferenciação no desenvolvimento da independência de mobilidade em crianças do género masculino e feminino de contextos sociais diferenciados do meio urbano. Para tal, analisámos as rotinas de vida, a autonomia de mobilidade, a percepção das possibilidades de acção, as competências sociais e as características dos pais/encarregados de educação de 42 crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos de idade. Comparámos dois grupos opostos: 21 crianças de um meio mais diferenciado e 21 crianças de um meio menos diferenciado residentes em zonas periféricas da cidade de Lisboa. Concluímos que as crianças do meio menos diferenciado realizam mais trajectos e actividades nas suas rotinas de vida. São também estas crianças que têm mais autonomia de mobilidade – encontrámos diferenças significativas entre os dois grupos relativamente à quantidade de trajectos realizados sozinhos e com os pares. As raparigas de uma forma geral têm menos independência de mobilidade do que os rapazes. Ambos os grupos percepcionam maiores possibilidades de acção no espaço físico em acções de jogo social. As crianças do meio menos diferenciado apresentam mais competências sociais em actividades organizadas/institucionalizadas onde há a presença de um adulto. Os pais/encarregados de educação das crianças do meio mais diferenciado, apresentam mais habilitações académicas, posse de casa própria, casas com mais assoalhadas e posse de duas ou mais viaturas no agregado familiar. Os pais de todas as crianças quando tinham a sua idade iam para a escola a pé. Os pais das crianças do meio mais diferenciado, referem que tinham mais liberdade para saírem sozinhos quando tinham a idade dos filhos.Children’s independent mobility is the way he or she develops throught time a solid representation of the environment (memory, perception, identification) as well as a progressive independence of action in the day by day environment (Neto, 2004; Kittä, 2004a; 2004b). Based on this idea this study seeks to find if there are any differences between children of two different social contexts about their independent mobility. We also tried to find differences between gender. We’ve studied children’s daily routines, independent mobility, affordances, social skills and some of their parents demographic characteristics. Our sample was a group of 42 children, age range between 8 and 10 years old. We’ve compared 21 children of a poor social environment with 21 children of a better social environment, that live in the surrounding area of the city of Lisbon. We’ve concluded that children from the poor social environment perform more activities and go to more places in their daily routines. This group of children also has more independent mobility – we’ve found significative differences between both groups on the amout of places they go to with their peers and with their parents. Girls in general, have less independent mobility than boys. Both groups have more affordances on games of social interaction. Children of the poor social environment present more social skills that the other children on institucionalized or organized activities, where there is adult supervision. Children’s parents from the better social environment, have more school education, they own the house where they live, their house has more rooms and they have two or more cars. All parents used to walk to go to the school when they were children. Children’s parents from the better social environment mentioned that they´ve had more freedoom to go out by themselves when they had their kids age.Neto, Carlos Alberto FerreiraUniversidade do MinhoAlmeida, Kátia Margareth Teixeira de20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/mswordhttp://hdl.handle.net/1822/3958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:40.276301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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