Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luís Fernando de Pinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/322
Resumo: Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2008
id RCAP_f3cd27651e14ad4d465f506e80997731
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º cicloTesesEducaçãoRelação educativa3º cicloDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2008A presente dissertação inscreve-se no âmbito do Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa, constituindo-se num estudo que procura essencialmente analisar as relações que são estabelecidas entre professores e alunos, em contexto de sala de aula, de forma a contribuirmos para uma melhor compreensão de alguns dos factores, muitas vezes implícitos, que podem determinar, positiva ou negativamente, o ambiente em que cada grupo-turma desenvolve as suas interacções educativas. Deste modo, seguindo uma opção que já havia sido testada em investigações anteriores, nomeadamente Fernandes (2001), optámos por construir um instrumento que nos auxiliasse a questionar os alunos de 3º ciclo de uma Escola Básica de Beja, sobre alguns aspectos relativos ao clima de sala de aula e as suas implicações em termos de relação educativa nas disciplinas de Matemática e de Educação Visual e Tecnológica. Desde sempre que nos pareceu pertinente abordar os diferentes tipos de interacções que podem ser estabelecidas entre os vários intervenientes no processo de ensino-aprendizagem, mas naturalmente com especial destaque, as que decorrem entre professores e alunos em contexto de sala de aula, no entanto, neste trabalho apenas abordámos a perspectiva dos discentes relativamente às duas disciplinas referidas anteriormente, não sendo por isso os seus resultados generalizáveis, pensámos que poderão contribuir para uma melhor compreensão das representações dos alunos. Finalmente, foi ainda nosso objectivo debruçarmo-nos sobre estas questões através de um olhar atento da Psicologia Educacional e tendo sempre presente que uma das funções mais importantes que podemos concretizar no trabalho enquanto psicólogos em contexto educativo é, procurar ajudar os alunos a ajudar os professores a ajudar os alunos, este trabalho pretende ser um pequeno contributo nesse caminho.Peixoto, Francisco José BritoSapientiaFernandes, Luís Fernando de Pinho2011-09-07T16:04:26Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/322por37.04 FER*Cli Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:41.687994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
title Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
spellingShingle Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
Fernandes, Luís Fernando de Pinho
Teses
Educação
Relação educativa
3º ciclo
title_short Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
title_full Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
title_fullStr Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
title_full_unstemmed Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
title_sort Clima de sala de aula e relação educativa: as representações dos alunos de 3º ciclo
author Fernandes, Luís Fernando de Pinho
author_facet Fernandes, Luís Fernando de Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Luís Fernando de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação
Relação educativa
3º ciclo
topic Teses
Educação
Relação educativa
3º ciclo
description Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade do Algarve, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/322
url http://hdl.handle.net/10400.1/322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 37.04 FER*Cli Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133147477049344