Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7188 |
Resumo: | Este Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente. |
id |
RCAP_f3d5bfdec549bba3adb5c75967ff03f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7188 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de casoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAUTISMOINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAUTISMSCHOOL INCLUSIONEste Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente.The case study Stratagies to Develop Communitive to Develop Communicative Abilities in Children Affect by the Autism Spectrum Disorder led to a qualitative study based on a school integrating the 1st, 2nd and 3rd grade cycles of scholling. The case on study is about an 8/9 years old child diagnosed with Autism Spectrum Disorder and attending a special class of the 3rd grade. The teaching strategies, applied at the classroom context were adapted to the pupil`s reality as well as to the work preciously developed in the special class. However, it must be outlined that this student was able enough to follow, at times, the classroom routines. The inclusion of students with special learning needs, and of those affected by Autism in particular demands a combined effort and a permanent dialogue from all parts involved.2016-08-25T12:31:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7188TID:201345714pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:36.245138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
title |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
spellingShingle |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM SCHOOL INCLUSION |
title_short |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
title_full |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
title_fullStr |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
title_sort |
Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso |
author |
Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei |
author_facet |
Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM SCHOOL INCLUSION |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL AUTISMO INCLUSÃO ESCOLAR EDUCATION SPECIAL EDUCATION AUTISM SCHOOL INCLUSION |
description |
Este Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-08-25T12:31:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7188 TID:201345714 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7188 |
identifier_str_mv |
TID:201345714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131213077676032 |