Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei 
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7188
Resumo: Este Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente.
id RCAP_f3d5bfdec549bba3adb5c75967ff03f6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de casoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAUTISMOINCLUSÃO ESCOLAREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAUTISMSCHOOL INCLUSIONEste Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente.The case study Stratagies to Develop Communitive to Develop Communicative Abilities in Children Affect by the Autism Spectrum Disorder led to a qualitative study based on a school integrating the 1st, 2nd and 3rd grade cycles of scholling. The case on study is about an 8/9 years old child diagnosed with Autism Spectrum Disorder and attending a special class of the 3rd grade. The teaching strategies, applied at the classroom context were adapted to the pupil`s reality as well as to the work preciously developed in the special class. However, it must be outlined that this student was able enough to follow, at times, the classroom routines. The inclusion of students with special learning needs, and of those affected by Autism in particular demands a combined effort and a permanent dialogue from all parts involved.2016-08-25T12:31:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7188TID:201345714pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:36.245138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
title Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
spellingShingle Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei 
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
title_short Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
title_full Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
title_fullStr Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
title_full_unstemmed Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
title_sort Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com perturbação do espectro do autismo - um estudo de caso
author Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei 
author_facet Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei 
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Alexandra Ferreira Marques Rei 
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
AUTISMO
INCLUSÃO ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
AUTISM
SCHOOL INCLUSION
description Este Projeto de Investigação Estratégias para desenvolver capacidades comunicativas em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- um estudo de caso possibilitou um estudo qualitativo, em que a realidade escolar é uma escola integrada com 1º, 2º e 3ºciclos, apresentando-se deveras interessante e motivador. O estudo de caso trata de uma criança de 8/9 anos com diagnóstico de perturbação do espectro do autismo, inserida numa unidade de ensino estruturado, bem como em sala de aula, numa turma de 3º Ano. As estratégias de ensino em contexto de sala de aula foram adaptadas à realidade do aluno, bem como o trabalho desenvolvido na unidade de ensino estruturado. Convém, no entanto salientar que se tratava de um aluno com capacidades para que, por alguns momentos acompanhasse o trabalho que se desenvolvia em sala de aula. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e mais especificamente no que diz respeito ao Autismo implica de todos um esforço conjunto e de diálogo permanente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-08-25T12:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7188
TID:201345714
url http://hdl.handle.net/10437/7188
identifier_str_mv TID:201345714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213077676032