Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marlene Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36935
Resumo: A Renault CACIA, empresa da área da Indústria Automóvel, encontra-se numa fase de produção de uma nova caixa de velocidades, com as inerentes consequências no abastecimento das respetivas linhas de produção. O projeto realizado no Departamento de Logística Industrial e recorrendo às metodologias Action Research e Lean Manufacturing, teve como objetivos, para esta nova situação fabril, reduzir desperdícios de tempo no processo de abastecimento, minimizar a distância percorrida pelo comboio logístico, reorganizar o supermercado de produtos de origem externa e melhorar a gestão visual e as condições ergonómicas. A realização de vários gemba walks permitiu diagnosticar problemas e identificar oportunidades de melhoria, para além de ter contribuído decisivamente para a definição do processo implementado de abastecimento dos produtos de origem externa, desde o armazém logístico às linhas de montagem. Foram alcançados resultados interessantes nos vários objetivos, como a padronização do transporte e a redução em mais de metade dos movimentos do operador logístico, a redução de 56% para 18% de referências NOK (ao nível ergonómico) no supermercado e a redução no número de operadores logísticos. A concretização do trabalho permitiu reconhecer novas oportunidades de melhoria que se apresentam como propostas de trabalho futuro.
id RCAP_f3dbc594a4044c1ec320b7c8bdc8acc7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvelLogística internaLean ManufacturingComboio logísticoArmazémErgonomiaValorA Renault CACIA, empresa da área da Indústria Automóvel, encontra-se numa fase de produção de uma nova caixa de velocidades, com as inerentes consequências no abastecimento das respetivas linhas de produção. O projeto realizado no Departamento de Logística Industrial e recorrendo às metodologias Action Research e Lean Manufacturing, teve como objetivos, para esta nova situação fabril, reduzir desperdícios de tempo no processo de abastecimento, minimizar a distância percorrida pelo comboio logístico, reorganizar o supermercado de produtos de origem externa e melhorar a gestão visual e as condições ergonómicas. A realização de vários gemba walks permitiu diagnosticar problemas e identificar oportunidades de melhoria, para além de ter contribuído decisivamente para a definição do processo implementado de abastecimento dos produtos de origem externa, desde o armazém logístico às linhas de montagem. Foram alcançados resultados interessantes nos vários objetivos, como a padronização do transporte e a redução em mais de metade dos movimentos do operador logístico, a redução de 56% para 18% de referências NOK (ao nível ergonómico) no supermercado e a redução no número de operadores logísticos. A concretização do trabalho permitiu reconhecer novas oportunidades de melhoria que se apresentam como propostas de trabalho futuro.Renault CACIA, a company in the Automotive Industry, is currently in the production phase of a new gearbox, with the inherent consequences in the supply of the respective production lines. The project, carried out in the Industrial Logistics Department and using Action Research and Lean Manufacturing methodologies, had as objectives, for this new manufacturing situation, to reduce waste of time in the supply process, minimise the distance travelled by the logistics train, reorganise the supermarket of products of external origin and improve visual management and ergonomic conditions. The completion of several gemba walks made it possible to diagnose problems and identify opportunities for improvement, in addition to having decisively contributed to the definition of the implemented process for the supply of products of external origin, from the logistics warehouse to the assembly lines. Interesting results were achieved in the various objectives, such as the standardisation of transport and the reduction in more than half of the logistical operator movements, the reduction from 56% to 18% of NOK references (at the ergonomic level) in the supermarket and the reduction in the number of logistical operators. The implementation of the work has allowed new opportunities for improvement to be recognised, which are presented as proposals for future work.2023-04-11T15:09:04Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36935porFerreira, Marlene Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:54Zoai:ria.ua.pt:10773/36935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:29.036284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
title Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
spellingShingle Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
Ferreira, Marlene Barbosa
Logística interna
Lean Manufacturing
Comboio logístico
Armazém
Ergonomia
Valor
title_short Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
title_full Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
title_fullStr Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
title_full_unstemmed Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
title_sort Melhoria do aprovisionamento de peças às linhas de montagem numa empresa do ramo automóvel
author Ferreira, Marlene Barbosa
author_facet Ferreira, Marlene Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marlene Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Logística interna
Lean Manufacturing
Comboio logístico
Armazém
Ergonomia
Valor
topic Logística interna
Lean Manufacturing
Comboio logístico
Armazém
Ergonomia
Valor
description A Renault CACIA, empresa da área da Indústria Automóvel, encontra-se numa fase de produção de uma nova caixa de velocidades, com as inerentes consequências no abastecimento das respetivas linhas de produção. O projeto realizado no Departamento de Logística Industrial e recorrendo às metodologias Action Research e Lean Manufacturing, teve como objetivos, para esta nova situação fabril, reduzir desperdícios de tempo no processo de abastecimento, minimizar a distância percorrida pelo comboio logístico, reorganizar o supermercado de produtos de origem externa e melhorar a gestão visual e as condições ergonómicas. A realização de vários gemba walks permitiu diagnosticar problemas e identificar oportunidades de melhoria, para além de ter contribuído decisivamente para a definição do processo implementado de abastecimento dos produtos de origem externa, desde o armazém logístico às linhas de montagem. Foram alcançados resultados interessantes nos vários objetivos, como a padronização do transporte e a redução em mais de metade dos movimentos do operador logístico, a redução de 56% para 18% de referências NOK (ao nível ergonómico) no supermercado e a redução no número de operadores logísticos. A concretização do trabalho permitiu reconhecer novas oportunidades de melhoria que se apresentam como propostas de trabalho futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22T00:00:00Z
2022-07-22
2023-04-11T15:09:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36935
url http://hdl.handle.net/10773/36935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137729865318400