Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sara Catarina Vaz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46266
Resumo: A necessidade de diferenciação técnico-científica dos enfermeiros evidencia-se de forma especial nas situações mais críticas e emergentes. A aprendizagem através da experiência apresenta-se como um caminho para a perícia do cuidado de enfermagem especializado, sendo que existem estratégias de aprendizagem que acrescentam segurança nesse âmbito. O presente relatório pretende refletir o percurso enquanto futura mestre e enfermeira especi- alista, com enfoque no estágio final em cuidados intensivos, durante o qual foi delineado um projeto de intervenção visando contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de en- fermagem à pessoa em situação emergente com necessidade de suporte extracorporal de vida, com recurso às estratégias de prática simulada e debriefing. A reflexão ancorou-se na Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados Agudos e Críticos de Benner, Kyriakidis e Stannard e permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências aferentes ao mestrado e especia- lização em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica.
id RCAP_f3e4dea3dca5c612a434c4b60bb8ba6e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergenteEnfermagem de cuidados críticosEmergênciasECMOPrática SimuladaDebriefingCritical Care NursingEmergenciesSimulation-based LearningA necessidade de diferenciação técnico-científica dos enfermeiros evidencia-se de forma especial nas situações mais críticas e emergentes. A aprendizagem através da experiência apresenta-se como um caminho para a perícia do cuidado de enfermagem especializado, sendo que existem estratégias de aprendizagem que acrescentam segurança nesse âmbito. O presente relatório pretende refletir o percurso enquanto futura mestre e enfermeira especi- alista, com enfoque no estágio final em cuidados intensivos, durante o qual foi delineado um projeto de intervenção visando contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de en- fermagem à pessoa em situação emergente com necessidade de suporte extracorporal de vida, com recurso às estratégias de prática simulada e debriefing. A reflexão ancorou-se na Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados Agudos e Críticos de Benner, Kyriakidis e Stannard e permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências aferentes ao mestrado e especia- lização em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica.The need for technical-scientific differentiation of nurses is particularly evident in the most critical and emergent situations. Learning through experience presents itself as a path to ex- pertise in specialized nursing care, and there are learning strategies that can add security in this regard. This report aims to reflect on the journey as a future master and specialist nurse, with a focus on the final stage in intensive care unit, during which an intervention project was outlined to contribute to the improvement of the quality of nursing care for persons in emergent situations requiring extracorporeal life support, using simulation-based training and debriefing strategies. The reflection was anchored in Benner, Kyriakidis, and Stannard's Theory of Clini- cal Wisdom and Interventions in Acute and Critical Care, enabling the acquisition and devel- opment of skills related to the master's degree and specialization in Medical-Surgical Nursing – Person in Critical Situation.Ruivo, Maria AliceRepositório ComumMonteiro, Sara Catarina Vaz2023-08-31T13:32:19Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46266TID:203366956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:11.071142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
title Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
spellingShingle Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
Monteiro, Sara Catarina Vaz
Enfermagem de cuidados críticos
Emergências
ECMO
Prática Simulada
Debriefing
Critical Care Nursing
Emergencies
Simulation-based Learning
title_short Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
title_full Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
title_fullStr Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
title_full_unstemmed Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
title_sort Aprendizagem através da experiência de cuidar a pessoa em situação emergente
author Monteiro, Sara Catarina Vaz
author_facet Monteiro, Sara Catarina Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruivo, Maria Alice
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sara Catarina Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem de cuidados críticos
Emergências
ECMO
Prática Simulada
Debriefing
Critical Care Nursing
Emergencies
Simulation-based Learning
topic Enfermagem de cuidados críticos
Emergências
ECMO
Prática Simulada
Debriefing
Critical Care Nursing
Emergencies
Simulation-based Learning
description A necessidade de diferenciação técnico-científica dos enfermeiros evidencia-se de forma especial nas situações mais críticas e emergentes. A aprendizagem através da experiência apresenta-se como um caminho para a perícia do cuidado de enfermagem especializado, sendo que existem estratégias de aprendizagem que acrescentam segurança nesse âmbito. O presente relatório pretende refletir o percurso enquanto futura mestre e enfermeira especi- alista, com enfoque no estágio final em cuidados intensivos, durante o qual foi delineado um projeto de intervenção visando contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de en- fermagem à pessoa em situação emergente com necessidade de suporte extracorporal de vida, com recurso às estratégias de prática simulada e debriefing. A reflexão ancorou-se na Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados Agudos e Críticos de Benner, Kyriakidis e Stannard e permitiu a aquisição e desenvolvimento de competências aferentes ao mestrado e especia- lização em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T13:32:19Z
2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46266
TID:203366956
url http://hdl.handle.net/10400.26/46266
identifier_str_mv TID:203366956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135407443542016