Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrau, Rafaela Neto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/150896
Resumo: Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence
id RCAP_f3fd1444547f3166698b1688a40c0760
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/150896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compraCookiesNotificações de CookiesComportamento do ConsumidorPrivacidade onlineRGPDCookie NotificationsConsumer BehaviorOnline PrivacyGDPRDissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing IntelligenceAtualmente, a privacidade online dos dados pessoais é uma questão cada vez mais relevante. Muitas vezes os dados são recolhidos através de cookies, implementadas nos diferentes websites com diferentes objetivos e finalidades. O Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) surge então de modo a proteger a informação recolhida através dos cookies, e para que a forma como a recolha é feita seja transparente para os consumidores. Os websites implementam as notificações de cookies para pedir o consentimento dos consumidores sobre a utilização e recolha dos seus dados. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto das notificações de cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e a sua intenção de compra. Para a análise foi elaborado um questionário online, sob forma de testes A/B, onde foram apresentadas 4 versões de notificações de cookies e onde foram manipulados 2 elementos, o número de opções de consentimento fornecidas e o formato da informação (visual ou texto). Com base numa amostra de 404 participantes, os resultados do estudo mostram que, embora exista um bom conhecimento sobre o conceito de cookies e os seus propósitos, os cookies não são entendidos como algo que oferece algum tipo de benefício aos participantes enquanto utilizadores de um website. Os participantes, quando confrontados com uma notificação de cookies, têm a tendência de escolher a opção “Aceitar Tudo”, no entanto, quando a notificação apresenta a opção “Aceitar Apenas os Necessários” essa passa a ser a primeira opção dos participantes. Estatisticamente, os resultados do estudo mostram que o nível de interesse no website aumenta quando as notificações de cookies têm um formato mais visual.Nowadays, online privacy of personal data is an increasingly relevant issue. Data is often collected through cookies, implemented in different websites with different objectives and purposes. The General Data Protection Regulation (GDPR) was created to protect the information collected through cookies, and to make the way it is collected transparent to consumers. Cookie notifications are a way that websites implement to seek consent from consumers about the use and collection of their data. The main purpose of this study is to analyze the impact of cookie notifications and choices in information privacy practices on consumers' browsing behavior on a website and their real purchasing behavior. For the analysis, an online questionnaire was developed through A/B tests, where 4 versions of cookie notifications were presented and where 2 elements were manipulated, the number of consent options provided and the format of the information (visual or text). Based on a sample of 404 participants, the results of the study show that, while there is a good understanding of the cookies concept and their purpose, however, cookies are not perceived as something that offers some sort of benefit to participants as users of a website. Participants, when comforted with a cookie notification, tend to select the "Accept All" option, however, when the notification presents the "Accept Only Necessary" option, this becomes their first choice. Statistically, the results of the study show that the level of interest in the website increases when cookies notifications are more visually.Orghian, DianaRUNGarrau, Rafaela Neto2023-03-20T14:55:55Z2023-01-272023-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/150896TID:203249305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:33:18Zoai:run.unl.pt:10362/150896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:54:21.352521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
title Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
spellingShingle Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
Garrau, Rafaela Neto
Cookies
Notificações de Cookies
Comportamento do Consumidor
Privacidade online
RGPD
Cookie Notifications
Consumer Behavior
Online Privacy
GDPR
title_short Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
title_full Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
title_fullStr Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
title_full_unstemmed Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
title_sort Política de Cookies: O impacto das notificações cookies e das escolhas nas práticas de privacidade da informação, no comportamento de navegação dos consumidores num website e na intenção de compra
author Garrau, Rafaela Neto
author_facet Garrau, Rafaela Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orghian, Diana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrau, Rafaela Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Cookies
Notificações de Cookies
Comportamento do Consumidor
Privacidade online
RGPD
Cookie Notifications
Consumer Behavior
Online Privacy
GDPR
topic Cookies
Notificações de Cookies
Comportamento do Consumidor
Privacidade online
RGPD
Cookie Notifications
Consumer Behavior
Online Privacy
GDPR
description Dissertation presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Information Management, specialization in Marketing Intelligence
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-20T14:55:55Z
2023-01-27
2023-01-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/150896
TID:203249305
url http://hdl.handle.net/10362/150896
identifier_str_mv TID:203249305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138132472365056