Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes,Adriana, Sabino,André, Ribeiro,Lilian Ponzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000300075
Resumo: Resumo Ao navegar na Internet o utilizador fornece dados como a idade, género, localização, entre outros, que são capturados através da utilização de cookies - pequenos ficheiros de texto que estão armazenados no web browser quando se visita um website. Diversas empresas utilizam-se desses dados para mostrar ao utilizador publicidade direcionada aos seus interesses. Neste contexto, estudos recentes demonstram que a utilização de cookies tem implicações relacionadas com a privacidade, sendo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) do Parlamento Europeu por vezes ineficaz no seu principal propósito. O presente estudo pretende compreender a perceção do utilizador sobre o uso de cookies para criação de publicidade direcionada. Para concretização do estudo foi realizado um inquérito com 242 utilizadores portugueses ativos na Internet. Os resultados indicam que apesar dos utilizadores se sentirem incomodados pelo fato de serem rastreados, preferem fornecer os dados, concordando com as políticas de cookies, e visualizar a publicidade direcionada.
id RCAP_2414f1824829a4e7b658943bcb54a5c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952021000300075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?CookiesPrivacidadePublicidade DirecionadaRGPDResumo Ao navegar na Internet o utilizador fornece dados como a idade, género, localização, entre outros, que são capturados através da utilização de cookies - pequenos ficheiros de texto que estão armazenados no web browser quando se visita um website. Diversas empresas utilizam-se desses dados para mostrar ao utilizador publicidade direcionada aos seus interesses. Neste contexto, estudos recentes demonstram que a utilização de cookies tem implicações relacionadas com a privacidade, sendo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) do Parlamento Europeu por vezes ineficaz no seu principal propósito. O presente estudo pretende compreender a perceção do utilizador sobre o uso de cookies para criação de publicidade direcionada. Para concretização do estudo foi realizado um inquérito com 242 utilizadores portugueses ativos na Internet. Os resultados indicam que apesar dos utilizadores se sentirem incomodados pelo fato de serem rastreados, preferem fornecer os dados, concordando com as políticas de cookies, e visualizar a publicidade direcionada.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2021-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000300075RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.43 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000300075Batista,ManuelFernandes,AdrianaSabino,AndréRibeiro,Lilian Ponzoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:26Zoai:scielo:S1646-98952021000300075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:14.675741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
title Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
spellingShingle Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
Batista,Manuel
Cookies
Privacidade
Publicidade Direcionada
RGPD
title_short Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
title_full Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
title_fullStr Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
title_full_unstemmed Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
title_sort Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?
author Batista,Manuel
author_facet Batista,Manuel
Fernandes,Adriana
Sabino,André
Ribeiro,Lilian Ponzo
author_role author
author2 Fernandes,Adriana
Sabino,André
Ribeiro,Lilian Ponzo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista,Manuel
Fernandes,Adriana
Sabino,André
Ribeiro,Lilian Ponzo
dc.subject.por.fl_str_mv Cookies
Privacidade
Publicidade Direcionada
RGPD
topic Cookies
Privacidade
Publicidade Direcionada
RGPD
description Resumo Ao navegar na Internet o utilizador fornece dados como a idade, género, localização, entre outros, que são capturados através da utilização de cookies - pequenos ficheiros de texto que estão armazenados no web browser quando se visita um website. Diversas empresas utilizam-se desses dados para mostrar ao utilizador publicidade direcionada aos seus interesses. Neste contexto, estudos recentes demonstram que a utilização de cookies tem implicações relacionadas com a privacidade, sendo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) do Parlamento Europeu por vezes ineficaz no seu principal propósito. O presente estudo pretende compreender a perceção do utilizador sobre o uso de cookies para criação de publicidade direcionada. Para concretização do estudo foi realizado um inquérito com 242 utilizadores portugueses ativos na Internet. Os resultados indicam que apesar dos utilizadores se sentirem incomodados pelo fato de serem rastreados, preferem fornecer os dados, concordando com as políticas de cookies, e visualizar a publicidade direcionada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000300075
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000300075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000300075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.43 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137367986012160