O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/136213 |
Resumo: | Anexos para consultar na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
id |
RCAP_f40e688abfe2fadb1c7e13cab3295693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/136213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básicoPortuguês como língua segundaCrianças surdasNecessidades educativas especiaisComunicação aumentativa e alternativaSímbolos pictográficos de comunicaçãoLíngua gestualLíngua gestual portuguesaPortuguese as a second languageDeaf childrenSpecial educational needsAugmentative and alternative communicationPictographic symbols of communicationPortuguese sign languageDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasAnexos para consultar na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaEste trabalho tem por objetivo apresentar propostas de materiais pedagógicos em conteúdo digital, para o ensino/aprendizagem do português como língua segunda, adaptados às crianças surdas com necessidades educativas especiais (NEE), do ensino básico, tendo por base os objetivos curriculares e os descritores de desempenho do português como língua segunda, do Ministério da Educação. Os materiais propostos serão adaptados ao Software “GRID 3”, da ANDITEC (comercialização de tecnologias de reabilitação motora e suporte à comunicação), através da criação de quadros digitais, com aplicação dos símbolos pictográficos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), da biblioteca “widgit”, e com a introdução de imagens em língua gestual portuguesa (LGP), visando torná-los mais acessíveis à interpretação e reprodução do português na forma escrita, com o objetivo da promoção do desenvolvimento da comunicação funcional.This work aims to present proposals for pedagogical materials in digital content, for the teaching/learning of Portuguese as a second language, adapted to deaf children with special educational needs (SEN), of basic education, based on the curricular objectives and performance descriptors of Portuguese as a second language of the Ministry of Education. The proposed materials will be adapted to the Software "GRID 3", by ANDITEC (commercialization of motor rehabilitation technologies and communication support), through the creation of digital frames, with application of the pictographic symbols of augmentative and alternative communication (AAC), from the library "Widgit”, and with the introduction of images in Portuguese sign language (PSL), aiming to make them more accessible to the interpretation and reproduction of the portuguese in the writing form, with the aim of promoting the development of functional communication.Santa Bárbara, LeonorFerreira, CristianaRUNSilva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da2023-01-25T01:30:56Z2022-01-252021-10-282022-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/136213TID:202959023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:24Zoai:run.unl.pt:10362/136213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:39.621679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
title |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
spellingShingle |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico Silva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da Português como língua segunda Crianças surdas Necessidades educativas especiais Comunicação aumentativa e alternativa Símbolos pictográficos de comunicação Língua gestual Língua gestual portuguesa Portuguese as a second language Deaf children Special educational needs Augmentative and alternative communication Pictographic symbols of communication Portuguese sign language Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
title_full |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
title_fullStr |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
title_sort |
O processo de ensino e aprendizagem do português como língua segunda por crianças surdas com necessidades educativas especiais, e a utilização da língua gestual portuguesa e das tecnologias informáticas de comunicação aumentativa e alternativa na elaboração de materiais didáticos digitais para o ensino básico |
author |
Silva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da |
author_facet |
Silva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santa Bárbara, Leonor Ferreira, Cristiana RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Manuela dos Santos Pereira Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português como língua segunda Crianças surdas Necessidades educativas especiais Comunicação aumentativa e alternativa Símbolos pictográficos de comunicação Língua gestual Língua gestual portuguesa Portuguese as a second language Deaf children Special educational needs Augmentative and alternative communication Pictographic symbols of communication Portuguese sign language Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Português como língua segunda Crianças surdas Necessidades educativas especiais Comunicação aumentativa e alternativa Símbolos pictográficos de comunicação Língua gestual Língua gestual portuguesa Portuguese as a second language Deaf children Special educational needs Augmentative and alternative communication Pictographic symbols of communication Portuguese sign language Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Anexos para consultar na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-28 2022-01-25 2022-01-25T00:00:00Z 2023-01-25T01:30:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/136213 TID:202959023 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/136213 |
identifier_str_mv |
TID:202959023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138087515717632 |