O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28848 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_f41757640e8beddc4679fb77d018d416 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigosEducação infantilGosto musicalGéneros musicaisChildhood educationMusical tasteMusical genres373.278Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório de estágio foi realizado tendo por base o estágio curricular realizado ao longo de quatro meses, nas valências de Creche e Jardim de Infância, na Associação de São José, em Braga. O título do meu projeto de intervenção é O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: Descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos. Este tema foi escolhido durante a minha observação, durante o qual foi possível verificar um interesse especial destas crianças (tanto no jardim-de infância, como em creche) pelas áreas extracurriculares que envolviam música ou a dança, e um gosto especial que estas demonstravam em cantar canções nos tempos livres. O projeto teve como objetivos desenvolver o conhecimento dos vários géneros musicais; sensibilizar o gosto artístico das crianças; desenvolver as capacidades de atenção, concentração e memorização; fortificar o envolvimento parental; e demonstrar a produtividade deste trabalho quando realizado desde idades pequenas. O modelo curricular utilizado foi o modelo High/scope. Os objetivos foram alcançados e para tal todas as atividades foram do interesse e do agrado das crianças, para isso, tentei sempre criar uma sequência ao longo das atividades para um maior sucesso no alcance desses mesmos objetivos.This internship report was conducted based on the curricular project fulfilled over four months in valences of Nursery and Kindergarten, in the Associação de S. José, in Braga. The title of my intervention project is “Musical taste in kindergarten and nursery: Discovering taste and musical genre and in the family and with friends” This theme was chosen during my observation, during which was possible to verify a particular interest of these children (both in the kindergarten in daycare) about extracurricular areas involving music and dance and a special curiosity that they demonstrated in singing songs in their spare time. The project aimed at: developing the knowledge of various music genres in the children; sensitizing then artistic taste; developing then ability of attention, concentration and memory; strengthening parental involvement; and demonstrating the productivity of this work when done from early ages. The curricular model used was the High/scope. The objectives were achieved, all the activities were of interest or the children, and there was always tried an attempt create a sequence of activities for greater success in achieving these same goals.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoPeixoto, Sandra Filipa Louro2013-12-052013-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28848por201554119info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:31.193679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
title |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
spellingShingle |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos Peixoto, Sandra Filipa Louro Educação infantil Gosto musical Géneros musicais Childhood education Musical taste Musical genres 373.2 78 |
title_short |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
title_full |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
title_fullStr |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
title_full_unstemmed |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
title_sort |
O gosto musical no Jardim de Infância e na Creche: descobrindo o gosto e os géneros musicais na família e com os amigos |
author |
Peixoto, Sandra Filipa Louro |
author_facet |
Peixoto, Sandra Filipa Louro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Sandra Filipa Louro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Gosto musical Géneros musicais Childhood education Musical taste Musical genres 373.2 78 |
topic |
Educação infantil Gosto musical Géneros musicais Childhood education Musical taste Musical genres 373.2 78 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05 2013-12-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28848 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201554119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132507862466560 |