Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Filipa Moreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24706
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_4df1f267a5aa0cfe3e603fe5ec46b54c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância373.237.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolarÉ parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Estando esta organizada de forma a possibilitar experiências de prática em contextos reais, assume como propósito, o desenvolvimento de um perfil específico de conhecimentos e competências inerentes à formação dos mestrandos. O presente relatório tem, assim, como intenção apresentar uma intervenção pedagógica ao nível da resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância. Neste enquadramento, é seu objetivo abordar um conjunto de estratégias e conhecimentos sobre a prevenção e resolução de conflitos, bem como a importância da promoção de capacidades sociais e morais para a resolução de conflitos interpessoais. Desta forma, numa primeira instância é apresentado o enquadramento teórico, no qual se aborda a importância da promoção da aprendizagem ativa para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de relações autênticas, bem como aspetos relacionados com o desenvolvimento social e moral. Concretamente, a importância de um ambiente sócio-moral construtivista para o desenvolvimento de competências sociais, o papel do adulto na construção desse ambiente e na relação com as crianças. Igualmente é considerada a necessidade do conhecimento de um conjunto de estratégias de prevenção e de resolução de conflitos apresentadas pela metodologia High-Scope. Numa segunda parte são descritas as intervenções pedagógicas desenvolvidas em contexto de creche e de jardim de infância. Sendo assim, apresentam-se dimensões inerentes ao contexto educativo, bem como um conjunto de estratégias adotadas com o propósito de diminuir os conflitos nos contextos de intervenção. No decurso de todo este processo verificou-se a importância de procurar integrar a prática de observação e reflexão cuidada, no sentido de conhecer e compreender todo o contexto educativo, o espaço físico, a rotina diária, as crianças e as interações experienciadas, como forma de identificar situações resultantes de conflitos interpessoais e trabalhar na procura de mudanças. Também, possibilitou o desenvolvimento de um percurso que se refletiu na construção de aprendizagens e, deste modo, na estrutura da identidade profissional.The Curriculum Unit of Supervised Teaching Practice is an integral part of the syllabus of the Master’s Degree in Pre-school Education. This unit is organized so as to allow practical experiences in real contexts, being its main aim the development of a specific profile of knowledge and skills relating to the training of masters. This report is thus intended to present a pedagogical intervention at the level of interpersonal conflict resolution in the context of nursery and kindergarten schools. In this context, the aim is to address a set of strategies and knowledge about the prevention and resolution of conflicts, as well as the importance of promoting social and moral skills for resolving interpersonal conflicts. Being so, in the first instance the theoretical framework is presented, which addresses the importance of promoting active learning for knowledge building and the development of authentic relationships, as well as aspects related to the social and moral development. More specifically, the importance of a socio-moral constructive environment for the development of social competence, the role of adults in the construction of this environment and the relationship with the children. Also, the need for knowledge of a set of strategies for prevention and conflict resolution methodology presented by High-Scope is considered. The second part describes the pedagogical interventions developed in the context of nursery and kindergarten schooling. Therefore, we present dimensions inherent to the educational context, as well as a set of strategies adopted in order to reduce conflicts in intervention contexts. During this whole process we realised the importance of integrating the practise of careful observation and reflection in order to get to know and understand the whole educational context, the physical space, the daily routine, children and the interactions experienced, as a form to identify situations resulting from interpersonal conflict at work and seeking changes. It also enabled the development of a path which is reflected in the construction of learning and thus in the structure of professional identity.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoMartins, Ana Filipa Moreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:17.961244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
title Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
spellingShingle Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
Martins, Ana Filipa Moreira
373.2
37.015.3
title_short Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
title_full Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
title_fullStr Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
title_full_unstemmed Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
title_sort Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância
author Martins, Ana Filipa Moreira
author_facet Martins, Ana Filipa Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Filipa Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv 373.2
37.015.3
topic 373.2
37.015.3
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24706
url http://hdl.handle.net/1822/24706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132504536383488