Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, José Pedro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
Resumo: This text seeks to identify a set of potentialities and risks associated with diverse recognition of prior learning devices. We propose an analysis with seven vectors: learners’ development, access to education and training, education and training efficiency, international disputes and performance of Nation-states, institutional change and recognition as possible regulatory practice, rapprochement of education, training and employment and, finally, the success. In the end, we perform a syntony divided into four movements, through which we defend the role that the recognition of prior learning can have in fulfilling lifelong learning and also its very possible compatibility with the fundamentals of Social Pedagogy. We then say that the end is, since the beginning, the verb: to be, to overcome oneself, solidly supported in knowledge, will and power – as well as recognition, which interconnects them.
id RCAP_f41b9cd35eb299a38d7ae06e8cddbcc9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vidaThis text seeks to identify a set of potentialities and risks associated with diverse recognition of prior learning devices. We propose an analysis with seven vectors: learners’ development, access to education and training, education and training efficiency, international disputes and performance of Nation-states, institutional change and recognition as possible regulatory practice, rapprochement of education, training and employment and, finally, the success. In the end, we perform a syntony divided into four movements, through which we defend the role that the recognition of prior learning can have in fulfilling lifelong learning and also its very possible compatibility with the fundamentals of Social Pedagogy. We then say that the end is, since the beginning, the verb: to be, to overcome oneself, solidly supported in knowledge, will and power – as well as recognition, which interconnects them.Este texto procura identificar um conjunto de potencialidades e de riscos associados a diversos dispositivos de reconhecimento de aprendizagens prévias. Propomos uma análise com sete vetores: desenvolvimento dos sujeitos, acesso à educação e formação, eficiência da educação e formação, disputas internacionais e desempenho dos Estados-nações, mudança institucional e reconhecimento como possível prática regulatória, reaproximação da educação, da formação e do emprego e, finalmente, o sucesso. No final, executamos uma sintonia em quatro andamentos, onde defendemos o papel que o reconhecimento de aprendizagens prévias pode ter no cumprimento da aprendizagem ao longo da vida e, também, a sua muito possível compatibilidade com os fundamentos da Pedagogia Social. Acabamos, então, por dizer que o fim, desde o princípio, é o verbo: ser, superar-se, solidamente suportado no saber, no querer e no poder – bem como no reconhecer, que os interliga.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1947Cadernos de Pedagogia Social; n. 4 (2012); 43-731646-728010.34632/cpedagogiasocial.2012.n4reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1947https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1947/1871Direitos de Autor (c) 2012 José Pedro Amorimhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, José Pedro2022-09-20T11:11:47Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:17.978904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
title Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
spellingShingle Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
Amorim, José Pedro
title_short Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
title_full Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
title_fullStr Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
title_full_unstemmed Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
title_sort Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida
author Amorim, José Pedro
author_facet Amorim, José Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, José Pedro
description This text seeks to identify a set of potentialities and risks associated with diverse recognition of prior learning devices. We propose an analysis with seven vectors: learners’ development, access to education and training, education and training efficiency, international disputes and performance of Nation-states, institutional change and recognition as possible regulatory practice, rapprochement of education, training and employment and, finally, the success. In the end, we perform a syntony divided into four movements, through which we defend the role that the recognition of prior learning can have in fulfilling lifelong learning and also its very possible compatibility with the fundamentals of Social Pedagogy. We then say that the end is, since the beginning, the verb: to be, to overcome oneself, solidly supported in knowledge, will and power – as well as recognition, which interconnects them.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1947
url https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1947
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1947/1871
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 José Pedro Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2012 José Pedro Amorim
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pedagogia Social; n. 4 (2012); 43-73
1646-7280
10.34632/cpedagogiasocial.2012.n4
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130357949267968