Estudo comparativo dos estilos de vida dos estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior no início e no final do curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Daniela Luísa dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1197
Resumo: Introdução: A saúde da população é também determinada pelo estilo de vida, mas apesar de todas as informações disponíveis, entre os estudantes universitários existem cada vez mais comportamentos considerados de risco. A entrada para a Universidade é um período de mudança para o jovem adulto, a conquista de mais autonomia, o assumir de responsabilidades e, muitas vezes, a saída de casa dos pais causa mudanças nos estilos de vida dos estudantes universitários. Com a entrada no mundo académico, muitas vezes consolidam ou iniciam comportamentos menos saudáveis. Os hábitos que são adquiridos durante o percurso universitário podem se estender para outras fases da vida, levando a uma pior qualidade de vida. A compreensão dos estilos de vida nos estudantes do ensino superior é importante, de forma a facilitar a conceção de estratégias que promovam estilos de vida saudáveis com o sentido de prevenir problemas futuros. Objetivos: Descrever e caracterizar os hábitos e estilos de vida dos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), comparando os dois primeiros e os dois últimos anos e avaliar as associações entre as diferentes variáveis do estilo de vida. Metodologia: Estudo observacional descritivo transversal, para o qual foi construído um questionário, que foi aplicado em contexto de sala de aula aos 365 participantes (58% dos dois primeiros anos e 42% dos dois últimos anos). O questionário era constituído por oito partes: caracterização sociodemográfica; questionário de autoestima; sono, stress e vida social; hábitos alimentares; atividade física; tabagismo; consumo de álcool; consumo de outras substâncias psicoativas. Resultados: Os estudantes no início e no fim do curso têm características semelhantes em relação ao sono, stress e vida social, ao consumo de tabaco e à prática de atividade física, com exceção das caminhadas que são mais frequentes nos mais novos. Os alunos dos últimos anos têm uma autoestima mais elevada e uma alimentação mais saudável, enquanto os alunos dos primeiros anos têm padrões de consumo de álcool de maior risco, assim como, consumos de cannabis mais frequentes e desde idades mais precoces. Foi encontrada uma associação entre o consumo de álcool de maior risco, o consumo de tabaco, o consumo de cannabis, o sexo masculino e frequentar os primeiros anos do curso. Conclusão: Os estudantes têm estilos de vida pouco saudáveis e os comportamentos de risco estão associados, sendo necessário implementar programas de promoção da saúde específicos e integrados com intervenções direcionadas para os múltiplos fatores de risco.
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spelling Estudo comparativo dos estilos de vida dos estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior no início e no final do cursoEstudantes universitários - Estilo de vidaEstudantes universitários - Estilo de vida - Início e fim do cursoEnsino superior - Estudantes - ComportamentoIntrodução: A saúde da população é também determinada pelo estilo de vida, mas apesar de todas as informações disponíveis, entre os estudantes universitários existem cada vez mais comportamentos considerados de risco. A entrada para a Universidade é um período de mudança para o jovem adulto, a conquista de mais autonomia, o assumir de responsabilidades e, muitas vezes, a saída de casa dos pais causa mudanças nos estilos de vida dos estudantes universitários. Com a entrada no mundo académico, muitas vezes consolidam ou iniciam comportamentos menos saudáveis. Os hábitos que são adquiridos durante o percurso universitário podem se estender para outras fases da vida, levando a uma pior qualidade de vida. A compreensão dos estilos de vida nos estudantes do ensino superior é importante, de forma a facilitar a conceção de estratégias que promovam estilos de vida saudáveis com o sentido de prevenir problemas futuros. Objetivos: Descrever e caracterizar os hábitos e estilos de vida dos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), comparando os dois primeiros e os dois últimos anos e avaliar as associações entre as diferentes variáveis do estilo de vida. Metodologia: Estudo observacional descritivo transversal, para o qual foi construído um questionário, que foi aplicado em contexto de sala de aula aos 365 participantes (58% dos dois primeiros anos e 42% dos dois últimos anos). O questionário era constituído por oito partes: caracterização sociodemográfica; questionário de autoestima; sono, stress e vida social; hábitos alimentares; atividade física; tabagismo; consumo de álcool; consumo de outras substâncias psicoativas. Resultados: Os estudantes no início e no fim do curso têm características semelhantes em relação ao sono, stress e vida social, ao consumo de tabaco e à prática de atividade física, com exceção das caminhadas que são mais frequentes nos mais novos. Os alunos dos últimos anos têm uma autoestima mais elevada e uma alimentação mais saudável, enquanto os alunos dos primeiros anos têm padrões de consumo de álcool de maior risco, assim como, consumos de cannabis mais frequentes e desde idades mais precoces. Foi encontrada uma associação entre o consumo de álcool de maior risco, o consumo de tabaco, o consumo de cannabis, o sexo masculino e frequentar os primeiros anos do curso. Conclusão: Os estudantes têm estilos de vida pouco saudáveis e os comportamentos de risco estão associados, sendo necessário implementar programas de promoção da saúde específicos e integrados com intervenções direcionadas para os múltiplos fatores de risco.Introduction: Population health is also determined by lifestyle, but despite all the information available, university students have increasingly risk behaviours. Entering a University is a period of change for a young adult, as gaining more autonomy, the assumption of responsibility and often leaving home parents causes changes in the lifestyles of university students. The entry in the academic world, university students often establish or initiate unhealthy behaviours. The habits that are acquired during the university course may be extended to other stages of life, leading to a poorer quality of life. The understanding of lifestyles in students of higher education is important in order to facilitate the development of strategies that promote healthy lifestyles in order to prevent future problems. Objective: To describe and characterize the habits and lifestyles of medical students of the FCS-UBI, by comparing the first and last two years and evaluate the associations between different lifestyle variables. Methodology: Cross-sectional observational study, for which a questionnaire was constructed, which was applied in the classroom to 365 participants (58% of the first two years and 42% of the last two years). The questionnaire consisted of eight parts: sociodemographic characterization; self-esteem questionnaire; sleep, stress and social life; eating habits; physical activity; smoking; alcohol consumption; consumption of other psychoactive substances. Results: Students at the beginning and end of the course have similar characteristics in relation to sleep, stress and social life, smoking and physical activity, except for the walks that are more common in younger ones. Older students have a higher self-esteem and a healthier diet, while younger students have riskier patterns of alcohol consumption, as well as more frequent consumption of cannabis, and since early ages. We found an association between riskier alcohol consumption, smoking, cannabis use, the male sex and attending the first two years of the course. Conclusion: Students have unhealthy lifestyles and the risk behaviours are associated, thus being necessary implementing health promotion programs which have to be specific, integrated and directed to multiple risk factors.Universidade da Beira InteriorRavara, Sofia BeloBrito, Irma da SilvauBibliorumFaria, Daniela Luísa dos Santos2013-05-17T10:52:32Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:05.969454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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