O uso de mHealth apps na contemporaneidade pela geração Millennials
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/111720 |
Resumo: | Com o desenvolvimento da tecnologia numa sociedade cada vez mais digital, também a comunicação e a transmissão de informação se adaptam a estas novas realidades. A comunicação de saúde é uma delas, em constante adaptação do tradicional para os novos media, conduzindo ao campo de estudo do “e-health”. Esta dissertação foca uma dimensão específica do e-health, o mHealth, que se refere ao uso de dispositivos como o smartphone - ferramentas amplamente difundidas na sociedade contemporânea que incentivam os utilizadores a monitorizar e recolher dados personalizados sobre a sua saúde. O principal objetivo deste estudo exploratório, passa por determinar se as aplicações de saúde, mHealth apps, acessíveis à geração millennials, podem ser compreendidas como instrumentos para promover a literacia da saúde ou uma cultura de saúde. Com este propósito, 48 mHealth apps das categorias “alimentação e bebida” e “saúde e fitness” são examinadas e avaliadas considerando diferentes dimensões da “literacia da saúde”, com destaque para as mais relevantes no domínio do engagement e partilha de informação. Os resultados mostram que as aplicações de mHealth apresentam diferentes níveis de informação relacionados com a saúde, cultivando a literacia da saúde em diferentes níveis. Contudo, a análise do corpus mostra como outro aspeto crucial da literacia da saúde – o engagement - é desenvolvido pela maioria das apps, através de variadas dinâmicas usadas para motivar o utilizador a continuar a usá-las, estimulando assim uma cultura da saúde. |
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O uso de mHealth apps na contemporaneidade pela geração MillennialsAplicações móveisMillennialsmHealth appsComunicação de saúdeGeração millennialsLiteracia da saúdeHealth communicationMillennials generationHealth literacyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom o desenvolvimento da tecnologia numa sociedade cada vez mais digital, também a comunicação e a transmissão de informação se adaptam a estas novas realidades. A comunicação de saúde é uma delas, em constante adaptação do tradicional para os novos media, conduzindo ao campo de estudo do “e-health”. Esta dissertação foca uma dimensão específica do e-health, o mHealth, que se refere ao uso de dispositivos como o smartphone - ferramentas amplamente difundidas na sociedade contemporânea que incentivam os utilizadores a monitorizar e recolher dados personalizados sobre a sua saúde. O principal objetivo deste estudo exploratório, passa por determinar se as aplicações de saúde, mHealth apps, acessíveis à geração millennials, podem ser compreendidas como instrumentos para promover a literacia da saúde ou uma cultura de saúde. Com este propósito, 48 mHealth apps das categorias “alimentação e bebida” e “saúde e fitness” são examinadas e avaliadas considerando diferentes dimensões da “literacia da saúde”, com destaque para as mais relevantes no domínio do engagement e partilha de informação. Os resultados mostram que as aplicações de mHealth apresentam diferentes níveis de informação relacionados com a saúde, cultivando a literacia da saúde em diferentes níveis. Contudo, a análise do corpus mostra como outro aspeto crucial da literacia da saúde – o engagement - é desenvolvido pela maioria das apps, através de variadas dinâmicas usadas para motivar o utilizador a continuar a usá-las, estimulando assim uma cultura da saúde.With the development of technology in an increasingly digital society, communication and information transmission are also adapting to these new realities. Health communication is one of them, constantly adapting from the traditional to the new media, leading to the field of study of “e-health”. This dissertation is focused on a specific dimension of e-health, called mHealth and referring to the use of devices such as the smartphone – tools highly widespread among the contemporary society – to encourage users to monitor and collect personalized data about their health. The main objective of this exploratory study is to determine if health applications, mHealth apps, accessible to the generation of millennials, can be conceived as instruments for the promotion of health literacy or health culture. To this purpose, 48 mHealth apps in the fields of "food and drink" and "health and fitness" are examined and assessed by considering different dimension of “health literacy”, highlighting the most relevant ones in the field of engagement and information sharing. The results show that mHealth apps present different levels of health-related information, cultivating health literacy at different levels. However, the analysis of the corpus shows how the other crucial aspect of health literacy – engagement – is developed by most of the apps through several dynamics used to captivate the user to continue using them, thus stimulating a health culture.Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira daRUNPortela, Sofia da Silva2021-02-12T10:30:25Z2020-10-122020-07-142020-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111720TID:202525929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:35Zoai:run.unl.pt:10362/111720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:59.382059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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