O Português Língua Não Materna no currículo nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Susete
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/124585
Resumo: UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020
id RCAP_f43ecb07f511fa2547a241255df70517
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/124585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Português Língua Não Materna no currículo nacionalThe portuguese as a second language in the national curriculumTrajectory of an education policyTrajetória de uma política educativaPLNMPolítica educativaProcesso políticoAnálise de políticas públicasPortuguese as a Second LanguageEducation policyPolicy processPublic policies analysisUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020A intensificação dos fluxos migratórios traduziu-se num acréscimo significativo da diversidade linguística e cultural nas escolas, onde se assiste a um aumento do número de alunos para quem o Português não é língua materna. Neste contexto, o desconhecimento total ou parcial da língua revela-se uma barreira tanto para o desenvolvimento das relações interpessoais como para o acesso aos conteúdos programáticos. Este artigo tem como propósito observar a trajetória de uma política educativa – a introdução do Português Língua Não Materna no currículo nacional – no âmbito da análise de políticas públicas. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia qualitativa-interpretativa, assente no estudo de informação factual (programas dos governos, atos legislativos e trabalhos e relatórios de várias instituições), com o suporte do Modelo das Etapas e do modelo Metáfora dos Fluxos Múltiplos. A análise efetuada permitiu sistematizar todo o processo da política em apreço. Quanto aos resultados alcançados nos diferentes estádios do ciclo político, estes apontam para a ocorrência de alterações na medida, decorrentes de opções governativas associadas às reestruturações curriculares empreendidas. Já a avaliação de impacto e as modificações concretizadas recentemente permitem inferir que os objetivos delineados têm contribuído para minimizar o problema, mas não para o suprir. The increase in migratory flows has translated into a significant increase in linguistic and cultural diversity in schools, where the number of students for whom Portuguese is not their mother tongue. In this context, the total or partial lack of knowledge of the language proves to be a barrier for the development of interpersonal relationships and for the access to the program contents. This article aims to observe the trajectory of an educational policy - the introduction of the Portuguese as a second language in the national curriculum - in the frame of the anal-ysis of public policies. For this purpose, a qualitative-interpretative methodology was applied, based on the study of factual information (government programs, legislative acts and works and reports from various institutions), supported by the Policy Cycle and the Multiple Streams Framework. The analysis carried out allowed the systematization of the entire process of the policy in question. As for the results achieved in the different stages of the political cycle, these point to the occurrence of changes in the policy, resulting from government options associated with the curricular restructuring undertaken. The impact assessment of the existing and the changes introduced recently allow us to infer that the objectives established have helped to minimize the problem, but not to solve it.Departamento de Estudos Portugueses (DEP)CHAM - Centro de HumanidadesRUNAlbino, Susete2021-09-15T00:30:41Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article17application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/124585por1647-3582PURE: 32932241https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25512info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:05:55Zoai:run.unl.pt:10362/124585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:31.458746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Português Língua Não Materna no currículo nacional
The portuguese as a second language in the national curriculumTrajectory of an education policy
Trajetória de uma política educativa
title O Português Língua Não Materna no currículo nacional
spellingShingle O Português Língua Não Materna no currículo nacional
Albino, Susete
PLNM
Política educativa
Processo político
Análise de políticas públicas
Portuguese as a Second Language
Education policy
Policy process
Public policies analysis
title_short O Português Língua Não Materna no currículo nacional
title_full O Português Língua Não Materna no currículo nacional
title_fullStr O Português Língua Não Materna no currículo nacional
title_full_unstemmed O Português Língua Não Materna no currículo nacional
title_sort O Português Língua Não Materna no currículo nacional
author Albino, Susete
author_facet Albino, Susete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Estudos Portugueses (DEP)
CHAM - Centro de Humanidades
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Susete
dc.subject.por.fl_str_mv PLNM
Política educativa
Processo político
Análise de políticas públicas
Portuguese as a Second Language
Education policy
Policy process
Public policies analysis
topic PLNM
Política educativa
Processo político
Análise de políticas públicas
Portuguese as a Second Language
Education policy
Policy process
Public policies analysis
description UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-15T00:30:41Z
2021-07
2021-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/124585
url http://hdl.handle.net/10362/124585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
PURE: 32932241
https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 17
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138059647713280