O Português Língua Não Materna no currículo nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/124585 |
Resumo: | UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 |
id |
RCAP_f43ecb07f511fa2547a241255df70517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/124585 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Português Língua Não Materna no currículo nacionalThe portuguese as a second language in the national curriculumTrajectory of an education policyTrajetória de uma política educativaPLNMPolítica educativaProcesso políticoAnálise de políticas públicasPortuguese as a Second LanguageEducation policyPolicy processPublic policies analysisUIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020A intensificação dos fluxos migratórios traduziu-se num acréscimo significativo da diversidade linguística e cultural nas escolas, onde se assiste a um aumento do número de alunos para quem o Português não é língua materna. Neste contexto, o desconhecimento total ou parcial da língua revela-se uma barreira tanto para o desenvolvimento das relações interpessoais como para o acesso aos conteúdos programáticos. Este artigo tem como propósito observar a trajetória de uma política educativa – a introdução do Português Língua Não Materna no currículo nacional – no âmbito da análise de políticas públicas. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia qualitativa-interpretativa, assente no estudo de informação factual (programas dos governos, atos legislativos e trabalhos e relatórios de várias instituições), com o suporte do Modelo das Etapas e do modelo Metáfora dos Fluxos Múltiplos. A análise efetuada permitiu sistematizar todo o processo da política em apreço. Quanto aos resultados alcançados nos diferentes estádios do ciclo político, estes apontam para a ocorrência de alterações na medida, decorrentes de opções governativas associadas às reestruturações curriculares empreendidas. Já a avaliação de impacto e as modificações concretizadas recentemente permitem inferir que os objetivos delineados têm contribuído para minimizar o problema, mas não para o suprir. The increase in migratory flows has translated into a significant increase in linguistic and cultural diversity in schools, where the number of students for whom Portuguese is not their mother tongue. In this context, the total or partial lack of knowledge of the language proves to be a barrier for the development of interpersonal relationships and for the access to the program contents. This article aims to observe the trajectory of an educational policy - the introduction of the Portuguese as a second language in the national curriculum - in the frame of the anal-ysis of public policies. For this purpose, a qualitative-interpretative methodology was applied, based on the study of factual information (government programs, legislative acts and works and reports from various institutions), supported by the Policy Cycle and the Multiple Streams Framework. The analysis carried out allowed the systematization of the entire process of the policy in question. As for the results achieved in the different stages of the political cycle, these point to the occurrence of changes in the policy, resulting from government options associated with the curricular restructuring undertaken. The impact assessment of the existing and the changes introduced recently allow us to infer that the objectives established have helped to minimize the problem, but not to solve it.Departamento de Estudos Portugueses (DEP)CHAM - Centro de HumanidadesRUNAlbino, Susete2021-09-15T00:30:41Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article17application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/124585por1647-3582PURE: 32932241https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25512info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:05:55Zoai:run.unl.pt:10362/124585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:45:31.458746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional The portuguese as a second language in the national curriculumTrajectory of an education policy Trajetória de uma política educativa |
title |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional |
spellingShingle |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional Albino, Susete PLNM Política educativa Processo político Análise de políticas públicas Portuguese as a Second Language Education policy Policy process Public policies analysis |
title_short |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional |
title_full |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional |
title_fullStr |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional |
title_full_unstemmed |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional |
title_sort |
O Português Língua Não Materna no currículo nacional |
author |
Albino, Susete |
author_facet |
Albino, Susete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Estudos Portugueses (DEP) CHAM - Centro de Humanidades RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albino, Susete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PLNM Política educativa Processo político Análise de políticas públicas Portuguese as a Second Language Education policy Policy process Public policies analysis |
topic |
PLNM Política educativa Processo político Análise de políticas públicas Portuguese as a Second Language Education policy Policy process Public policies analysis |
description |
UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-15T00:30:41Z 2021-07 2021-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/124585 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/124585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 PURE: 32932241 https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138059647713280 |