Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4661 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos. |
id |
RCAP_f445469e0f842bd709ecdf2bd786d113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4661 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonialPersonalidadeAutoavaliação como estudanteAjustamento escolarAdolescentesTeste MMPI-APersonalityStudents’ self-assessmentSchool adjustmentAdolescents.Escola Superior de Tecnologias e GestãoNeste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.Personality and overall self-assessment as student: some indicators through a multimonial model In this paper, we analyze the relationship between personality and the way adolescents globally assess themselves as students. Participants were 351 adolescents, aged from 14 to 18 years old, and at various levels of schooling. For personality assessment, we used the Structural Summary of the Portuguese version of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, and a questionnaire for students’ self-assessment, with four possible response categories, from Below Average to Very Good. Through a multinomial regression model we identified personality as a predictor of adolescents’ self-assessment as students, being noteworthy Immaturity and Global Maladjustment dimensions, which emphasizes the importance of self-regulation and impulse control characteristics, as well as of positive emotionality, for adolescents' self-assessment as students. Results are discussed considering the role of personality organization, not only for the patterns of observable behavior, but also in self-assessments and subjective perceptions of individuals.Instituto Brasileiro de Avaliação PsicológicaDigitUMaCarvalho, Renato G.Novo, Rosa F.2022-09-28T09:01:59Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4661porCarvalho, Renato G. , & Novo, Rosa F. (2014). Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial. Avaliação Psicológica, 13(1),87-93.[fecha de Consulta 28 de Septiembre de 2022]. ISSN: 1677-0471. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335030683011info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T03:30:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:31.734773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
title |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
spellingShingle |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial Carvalho, Renato G. Personalidade Autoavaliação como estudante Ajustamento escolar Adolescentes Teste MMPI-A Personality Students’ self-assessment School adjustment Adolescents . Escola Superior de Tecnologias e Gestão |
title_short |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
title_full |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
title_fullStr |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
title_full_unstemmed |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
title_sort |
Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial |
author |
Carvalho, Renato G. |
author_facet |
Carvalho, Renato G. Novo, Rosa F. |
author_role |
author |
author2 |
Novo, Rosa F. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renato G. Novo, Rosa F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personalidade Autoavaliação como estudante Ajustamento escolar Adolescentes Teste MMPI-A Personality Students’ self-assessment School adjustment Adolescents . Escola Superior de Tecnologias e Gestão |
topic |
Personalidade Autoavaliação como estudante Ajustamento escolar Adolescentes Teste MMPI-A Personality Students’ self-assessment School adjustment Adolescents . Escola Superior de Tecnologias e Gestão |
description |
Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2022-09-28T09:01:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4661 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, Renato G. , & Novo, Rosa F. (2014). Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial. Avaliação Psicológica, 13(1),87-93.[fecha de Consulta 28 de Septiembre de 2022]. ISSN: 1677-0471. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335030683011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130561947631616 |