A respiração na prática do ensino do canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Joana de Abreu Freire Teixeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3509
Resumo: O presente trabalho, pretende fazer uma abordagem à importância da prática de exercícios de desenvolvimento respiratório no contexto da aula de Canto. Está estruturado em três momentos principais. Um primeiro momento em que se faz referência à revisão bibliográfica sobre os sistemas respiratório e fonador. Um segundo momento em que se expõe a metodologia adoptada e os procedimentos aplicados ao estudo efectuado em aulas individuais de Canto, com quatro alunos. Por fim, um terceiro momento em que se procede à apresentação e análise dos resultados obtidos com o desenvolvimento do Projecto Educativo.
id RCAP_f448a985ecdb603b57534f88af84236f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A respiração na prática do ensino do cantoMúsicaEducação musicalTécnicas musicaisCantoRespiraçãoO presente trabalho, pretende fazer uma abordagem à importância da prática de exercícios de desenvolvimento respiratório no contexto da aula de Canto. Está estruturado em três momentos principais. Um primeiro momento em que se faz referência à revisão bibliográfica sobre os sistemas respiratório e fonador. Um segundo momento em que se expõe a metodologia adoptada e os procedimentos aplicados ao estudo efectuado em aulas individuais de Canto, com quatro alunos. Por fim, um terceiro momento em que se procede à apresentação e análise dos resultados obtidos com o desenvolvimento do Projecto Educativo.This paper intends to make an approach to the importance and relevance of the systematic practice of respiratory exercises in Singing Lessons. This document is structured in three main stages. The first stage refers to the information gathered on the respiratory and phonetic systems. A second stage is devoted to the presentation of the methology adopted and the process applied to this studie. A third stage, where are presented the results and the conclusions obtaind with the work developed in this Educational Project.Universidade de Aveiro2011-05-24T14:18:39Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3509porValente, Joana de Abreu Freire Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:55Zoai:ria.ua.pt:10773/3509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:42.205646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A respiração na prática do ensino do canto
title A respiração na prática do ensino do canto
spellingShingle A respiração na prática do ensino do canto
Valente, Joana de Abreu Freire Teixeira
Música
Educação musical
Técnicas musicais
Canto
Respiração
title_short A respiração na prática do ensino do canto
title_full A respiração na prática do ensino do canto
title_fullStr A respiração na prática do ensino do canto
title_full_unstemmed A respiração na prática do ensino do canto
title_sort A respiração na prática do ensino do canto
author Valente, Joana de Abreu Freire Teixeira
author_facet Valente, Joana de Abreu Freire Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Joana de Abreu Freire Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação musical
Técnicas musicais
Canto
Respiração
topic Música
Educação musical
Técnicas musicais
Canto
Respiração
description O presente trabalho, pretende fazer uma abordagem à importância da prática de exercícios de desenvolvimento respiratório no contexto da aula de Canto. Está estruturado em três momentos principais. Um primeiro momento em que se faz referência à revisão bibliográfica sobre os sistemas respiratório e fonador. Um segundo momento em que se expõe a metodologia adoptada e os procedimentos aplicados ao estudo efectuado em aulas individuais de Canto, com quatro alunos. Por fim, um terceiro momento em que se procede à apresentação e análise dos resultados obtidos com o desenvolvimento do Projecto Educativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-05-24T14:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3509
url http://hdl.handle.net/10773/3509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137465406062592