Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7397 |
Resumo: | A integração de disciplinas de Canto no Ensino Básico criou uma nova realidade para os professores: educar vozes de crianças e adolescentes, ainda que a sua formação universitária não os tenha preparado para isso. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a especialistas em saúde vocal (uma fonoaudióloga, terapeutas da fala e um otorrinolaringologista), a uma formadora especialista em pedagogia vocal para a infância, a duas maestrinas de coros infantis e professores com experiência na área; foram, também, observados dois ensaios de um coro infantil. Estes dados foram, posteriormente, cruzados com a informação recolhida na revisão da literatura dando origem a uma série de recomendações que - constituem uma tradução pedagógica clara da informação - exercícios e repertório adequados ao estádio de desenvolvimento. |
id |
RCAP_350cb92cced4f1a5475eff86134af270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7397 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocalEducação musicalTécnicas pedagógicasTécnicas musicaisCanto - Ensino básicoMúsica vocalA integração de disciplinas de Canto no Ensino Básico criou uma nova realidade para os professores: educar vozes de crianças e adolescentes, ainda que a sua formação universitária não os tenha preparado para isso. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a especialistas em saúde vocal (uma fonoaudióloga, terapeutas da fala e um otorrinolaringologista), a uma formadora especialista em pedagogia vocal para a infância, a duas maestrinas de coros infantis e professores com experiência na área; foram, também, observados dois ensaios de um coro infantil. Estes dados foram, posteriormente, cruzados com a informação recolhida na revisão da literatura dando origem a uma série de recomendações que - constituem uma tradução pedagógica clara da informação - exercícios e repertório adequados ao estádio de desenvolvimento.In Portugal, singing teachers are now faced with a new reality: teaching children and adolescents, although their university courses have not prepared them for that. In this study, interviews were made to health specialists (speech therapists and a laryngologist), to a specialist in Vocal pedagogies for childhood, two directors of children’s choirs and experienced teachers in voice training for children; also, two rehearsals of a children’s choir were observed. These data were then crossed with the information collected in the literature review and were then proposed a series of recommendations - a clear pedagogical translation of that information - exercises and appropriate repertoire adequate to the stages of development from 10 to 15 years old.Universidade de Aveiro2012-03-20T09:40:50Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7397porSimões, Sara Margarida de Oliveira Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:49Zoai:ria.ua.pt:10773/7397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:05.387832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
title |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
spellingShingle |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga Educação musical Técnicas pedagógicas Técnicas musicais Canto - Ensino básico Música vocal |
title_short |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
title_full |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
title_fullStr |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
title_full_unstemmed |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
title_sort |
Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal |
author |
Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga |
author_facet |
Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Técnicas pedagógicas Técnicas musicais Canto - Ensino básico Música vocal |
topic |
Educação musical Técnicas pedagógicas Técnicas musicais Canto - Ensino básico Música vocal |
description |
A integração de disciplinas de Canto no Ensino Básico criou uma nova realidade para os professores: educar vozes de crianças e adolescentes, ainda que a sua formação universitária não os tenha preparado para isso. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a especialistas em saúde vocal (uma fonoaudióloga, terapeutas da fala e um otorrinolaringologista), a uma formadora especialista em pedagogia vocal para a infância, a duas maestrinas de coros infantis e professores com experiência na área; foram, também, observados dois ensaios de um coro infantil. Estes dados foram, posteriormente, cruzados com a informação recolhida na revisão da literatura dando origem a uma série de recomendações que - constituem uma tradução pedagógica clara da informação - exercícios e repertório adequados ao estádio de desenvolvimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-20T09:40:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7397 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137503509217280 |