As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Marta Joana dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/85
Resumo: A presente investigação desenvolveu-se ao nível do terceiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, para tentarmos analisar se a utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação favoreciam significativamente os resultados na disciplina de Matemática. Escolhemos esta disciplina por ser aquela que, no 1º Ciclo, apresenta resultados mais baixos, no que diz respeito às classificações das Provas de Aferição. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a utilização das TIC, como estrategia para abordar e exercitar os conteudos matemáticos na sala de aula, favorece a melhoria nas classificações obtidas nessa disciplina. Acreditamos que este estudo possa contribuir para a reflexão sobre recursos na sala de aula e, consequentemente, para a melhoria do sucesso educativo no que concerne à área do nosso estudo.
id RCAP_f44da4e611acf2edf0c2876d58e44192
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/85
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino BásicoTICsCurrículo da matemáticaMelhoria dos resultadosEnsino-aprendizagemTMEA presente investigação desenvolveu-se ao nível do terceiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, para tentarmos analisar se a utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação favoreciam significativamente os resultados na disciplina de Matemática. Escolhemos esta disciplina por ser aquela que, no 1º Ciclo, apresenta resultados mais baixos, no que diz respeito às classificações das Provas de Aferição. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a utilização das TIC, como estrategia para abordar e exercitar os conteudos matemáticos na sala de aula, favorece a melhoria nas classificações obtidas nessa disciplina. Acreditamos que este estudo possa contribuir para a reflexão sobre recursos na sala de aula e, consequentemente, para a melhoria do sucesso educativo no que concerne à área do nosso estudo.Orientação: Prof Doutora Maria José Sá-Correia.2013-08-14T17:59:57Z2010-02-12T11:50:54Z2010-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBrandão, M.J.S.(2009). As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1ºCiclo do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/85http://hdl.handle.net/11328/85Brandão, M.J.S.(2009). As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1ºCiclo do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/85http://hdl.handle.net/11328/85porCota: TME 403Brandão, Marta Joana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:35Zoai:repositorio.upt.pt:11328/85Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:43.014018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Brandão, Marta Joana dos Santos
TICs
Currículo da matemática
Melhoria dos resultados
Ensino-aprendizagem
TME
title_short As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Brandão, Marta Joana dos Santos
author_facet Brandão, Marta Joana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Marta Joana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
Currículo da matemática
Melhoria dos resultados
Ensino-aprendizagem
TME
topic TICs
Currículo da matemática
Melhoria dos resultados
Ensino-aprendizagem
TME
description A presente investigação desenvolveu-se ao nível do terceiro ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, para tentarmos analisar se a utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação favoreciam significativamente os resultados na disciplina de Matemática. Escolhemos esta disciplina por ser aquela que, no 1º Ciclo, apresenta resultados mais baixos, no que diz respeito às classificações das Provas de Aferição. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a utilização das TIC, como estrategia para abordar e exercitar os conteudos matemáticos na sala de aula, favorece a melhoria nas classificações obtidas nessa disciplina. Acreditamos que este estudo possa contribuir para a reflexão sobre recursos na sala de aula e, consequentemente, para a melhoria do sucesso educativo no que concerne à área do nosso estudo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12T11:50:54Z
2010-02-12
2013-08-14T17:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brandão, M.J.S.(2009). As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1ºCiclo do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/85
http://hdl.handle.net/11328/85
Brandão, M.J.S.(2009). As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1ºCiclo do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/85
http://hdl.handle.net/11328/85
identifier_str_mv Brandão, M.J.S.(2009). As tecnologias da informação e da comunicação como instrumento promotor da melhoria dos resultados de aprendizagem na disciplina de Matemática: um estudo de Caso no 1ºCiclo do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/85
url http://hdl.handle.net/11328/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134981069471744