Avaliação das práticas educativas parentais em famílias negligentes e-ou abusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Bárbara Sofia de Amorim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/22523
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicologia Forense) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling Avaliação das práticas educativas parentais em famílias negligentes e-ou abusivasPrática educativa, paisAbuso de criançasDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicologia Forense) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O presente estudo tem como objetivo avaliar se as práticas educativas parentais diferem significativamente entre uma amostra de famílias sinalizadas aos serviços de proteção (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) como negligentes e/ou abusivas (N= 30 famílias) e uma amostra de famílias da população geral (N=30 famílias). Para isso, administrou-se um protocolo de investigação constituído por duas versões (uma para pais; outra para crianças dos 7-16 anos). O protocolo administrado aos pais inclui: O Questionário de Avaliação da Perceção das Práticas Parentais (EMBU) – versão pais, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos – BSI, o Inventário de Competências Sociais e de Problemas do Comportamento em Crianças e Adolescentes – CBCL. O protocolo administrado aos filhos inclui: O Questionário de Avaliação da Perceção das Práticas Parentais (EMBU) – versão crianças/adolescentes e o Inventário de Problemas do Comportamento para Crianças e Adolescentes – YSR. Todos eles apresentam bons índices de fidedignidade e de validade, tanto na amostra de Controlo (EMBU versão pais α=.858; BSI α=.972; CBCL α=.937; EMBU versão crianças α=.882; EMBU versão adolescentes α=. 882; YSR α=.908) como na amostra da CPCJ, (EMBU versão pais α=.735; BSI α=.984; CBCL α=.993; EMBU versão crianças α=.932; EMBU versão adolescentes α=.869; YSR α=.920). No que concerne às práticas educativas parentais não foram encontradas diferenças significativas entre a amostra de Controlo e a amostra da CPCJ. No entanto, verificaram-se alguns valores significativamente diferentes entre as duas amostras no que respeita a algumas subescalas do CBCL, nomeadamente, a subescala Agressividade, Depressão e Somatização, e na escala Total do CBCL, assim como na subescala Ideação Paranóide do BSI. Os resultados obtidos através das regressões indicam-nos que, a subescala Ideação Paranóide surge com capacidade para predizer o tipo de práticas educativas parentais, mais especificamente a subescala Suporte Emocional e Rejeição, tal como prediz a escala Total do CBCL e algumas das suas subescalas. Quanto às práticas educativas parentais, a subescala Rejeição surge com valor preditivo da escala Total do CBCL e também de algumas das suas subescalas. A pertença a cada um dos grupos da amostra surge também como preditor da escala Total do CBCL e algumas das suas subescalas. Além disto, não se verificaram diferenças significativas entres as duas amostras no que respeitaThe present study aims to assess whether parenting practices differ significantly between a sample of families marked to the protection services (Commission for Protection of Children and Young People) as negligent and / or abusive (N = 30 families) and a sample of families from the general population (N = 30 families). To this was administered to a research protocol consists of two versions (one for the parents and another for the children between the ages 7-16 years). The protocol administered to the parents includes: The perception’s evaluation questionnaire of Parental Practices (EMBU) – parents’ version, the Brief Symptoms Inventory – BSI, and Child Behaviour Checklist – CBCL. The protocol administered to the children includes: The perception’s evaluation questionnaire of Parental Practices (EMBU) - children / adolescents version and Youth Self Report – YSR. All of them have present levels of reliability and validity, both in the control sample (EMBU – parents’ version α=.858; BSI α=.972; CBCL α=.937; EMBU children version α=.882; EMBU adolescents version α=.882; YSR α=.908), as in the sample of CPCJ, (EMBU parents’ version α=.735, BSI α=. 984; CBCL α=.993; EMBU children version α=.932, EMBU adolescents version α=. 869, YSR α=.920). Regarding the parenting practices, there haven’t been found significant differences between the control sample and the CPCJ sample. However, there were some significantly different values between the two samples, concerning some of the CBCL subscales, namely the Aggression, Depression and Somatization subscale, and the Total scale of the CBCL, as well as the Paranoid Ideation subscale of the BSI. The results obtained from the regressions indicate us that the Paranoid Ideation subscale appears capable to predict the type of parenting practices, specifically the Emotional Support and Rejection subscales, well as the Total scale of the CBCL and some of its subscales. Regarding the parenting practices, the Rejection subscale comes with the predictive value of the Total scale of the CBCL and also some of its subscale. The belonging to each of the sample groups also appears as a predictor of Total scale of the CBCL and some of its subscales. Moreover, there were no significant differences between the two samples, regarding the parenting practices from the children/adolescents perspective.2012-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/22523http://hdl.handle.net/10316/22523porMagalhães, Bárbara Sofia de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/22523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:15.836093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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