Intervenção educativa na diabetes mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Maria Marta Amancio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ramos, Natália, Bento, Isabel Cristina, Gazzinelli, Maria Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3126
Resumo: O objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção.
id RCAP_f45492973fcc057efbe29a41c8a56761
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção educativa na diabetes mellitusTeorias e modelos de aprendizagemProcesso de ação em saúdeIntervenção educativa em saúdeDiabetes mellitus tipo 2Representações sociaisTheories and models of learningThe health approach process actionHealth education interventionDiabetes mellitus type 2Social representationsO objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção.The aim of this study was to propose an educational intervention based on social representations from a review of models of behavioral change. To illustrate the model we used part of the empirical representations of identity and feeding of 34 users with type 2 diabetes mellitus in a primary care unit in Belo Horizonte/Brazil. We selected to adopt the health approach process action, because this model considers the motivational stage the social representations about the contingencies that influence health behavior desired, expected outcomes, risk perception and intention as a decision-making process by which an individual may adopt a preventive measure or change risk behavior for others. In the volitional phase we included the resolution of problems. Social representations of acceptance to be diabetic and those related to feeding and self-efficacy influence the cognitive construction of action plans.Repositório AbertoAmorim, Maria Marta AmancioRamos, NatáliaBento, Isabel CristinaGazzinelli, Maria Flávia2014-05-03T06:57:52Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3126porRamos, Natália [et al.] - Intervenção educativa na diabetes mellitus. "Psicologia, Saúde & Doenças" [Em linha]. ISSN 2182-8407. Vol. 14, nº 1 (2013), p. 168-1842182-8407info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:28.685978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa na diabetes mellitus
title Intervenção educativa na diabetes mellitus
spellingShingle Intervenção educativa na diabetes mellitus
Amorim, Maria Marta Amancio
Teorias e modelos de aprendizagem
Processo de ação em saúde
Intervenção educativa em saúde
Diabetes mellitus tipo 2
Representações sociais
Theories and models of learning
The health approach process action
Health education intervention
Diabetes mellitus type 2
Social representations
title_short Intervenção educativa na diabetes mellitus
title_full Intervenção educativa na diabetes mellitus
title_fullStr Intervenção educativa na diabetes mellitus
title_full_unstemmed Intervenção educativa na diabetes mellitus
title_sort Intervenção educativa na diabetes mellitus
author Amorim, Maria Marta Amancio
author_facet Amorim, Maria Marta Amancio
Ramos, Natália
Bento, Isabel Cristina
Gazzinelli, Maria Flávia
author_role author
author2 Ramos, Natália
Bento, Isabel Cristina
Gazzinelli, Maria Flávia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Maria Marta Amancio
Ramos, Natália
Bento, Isabel Cristina
Gazzinelli, Maria Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias e modelos de aprendizagem
Processo de ação em saúde
Intervenção educativa em saúde
Diabetes mellitus tipo 2
Representações sociais
Theories and models of learning
The health approach process action
Health education intervention
Diabetes mellitus type 2
Social representations
topic Teorias e modelos de aprendizagem
Processo de ação em saúde
Intervenção educativa em saúde
Diabetes mellitus tipo 2
Representações sociais
Theories and models of learning
The health approach process action
Health education intervention
Diabetes mellitus type 2
Social representations
description O objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-05-03T06:57:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3126
url http://hdl.handle.net/10400.2/3126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Natália [et al.] - Intervenção educativa na diabetes mellitus. "Psicologia, Saúde & Doenças" [Em linha]. ISSN 2182-8407. Vol. 14, nº 1 (2013), p. 168-184
2182-8407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135015386218496