Intervenção educativa na diabetes mellitus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3126 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção. |
id |
RCAP_f45492973fcc057efbe29a41c8a56761 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção educativa na diabetes mellitusTeorias e modelos de aprendizagemProcesso de ação em saúdeIntervenção educativa em saúdeDiabetes mellitus tipo 2Representações sociaisTheories and models of learningThe health approach process actionHealth education interventionDiabetes mellitus type 2Social representationsO objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção.The aim of this study was to propose an educational intervention based on social representations from a review of models of behavioral change. To illustrate the model we used part of the empirical representations of identity and feeding of 34 users with type 2 diabetes mellitus in a primary care unit in Belo Horizonte/Brazil. We selected to adopt the health approach process action, because this model considers the motivational stage the social representations about the contingencies that influence health behavior desired, expected outcomes, risk perception and intention as a decision-making process by which an individual may adopt a preventive measure or change risk behavior for others. In the volitional phase we included the resolution of problems. Social representations of acceptance to be diabetic and those related to feeding and self-efficacy influence the cognitive construction of action plans.Repositório AbertoAmorim, Maria Marta AmancioRamos, NatáliaBento, Isabel CristinaGazzinelli, Maria Flávia2014-05-03T06:57:52Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3126porRamos, Natália [et al.] - Intervenção educativa na diabetes mellitus. "Psicologia, Saúde & Doenças" [Em linha]. ISSN 2182-8407. Vol. 14, nº 1 (2013), p. 168-1842182-8407info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:28.685978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
title |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
spellingShingle |
Intervenção educativa na diabetes mellitus Amorim, Maria Marta Amancio Teorias e modelos de aprendizagem Processo de ação em saúde Intervenção educativa em saúde Diabetes mellitus tipo 2 Representações sociais Theories and models of learning The health approach process action Health education intervention Diabetes mellitus type 2 Social representations |
title_short |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
title_full |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
title_fullStr |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
title_sort |
Intervenção educativa na diabetes mellitus |
author |
Amorim, Maria Marta Amancio |
author_facet |
Amorim, Maria Marta Amancio Ramos, Natália Bento, Isabel Cristina Gazzinelli, Maria Flávia |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Natália Bento, Isabel Cristina Gazzinelli, Maria Flávia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Maria Marta Amancio Ramos, Natália Bento, Isabel Cristina Gazzinelli, Maria Flávia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias e modelos de aprendizagem Processo de ação em saúde Intervenção educativa em saúde Diabetes mellitus tipo 2 Representações sociais Theories and models of learning The health approach process action Health education intervention Diabetes mellitus type 2 Social representations |
topic |
Teorias e modelos de aprendizagem Processo de ação em saúde Intervenção educativa em saúde Diabetes mellitus tipo 2 Representações sociais Theories and models of learning The health approach process action Health education intervention Diabetes mellitus type 2 Social representations |
description |
O objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-05-03T06:57:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3126 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, Natália [et al.] - Intervenção educativa na diabetes mellitus. "Psicologia, Saúde & Doenças" [Em linha]. ISSN 2182-8407. Vol. 14, nº 1 (2013), p. 168-184 2182-8407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135015386218496 |