A BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO: uma reflexão a partir da Lei 12.244

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Fernanda Xavier
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa, Santos, Jaires Oliveira, Pereira, Cleyciane Cássia Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1451
Resumo: O estudo objetivou analisar as matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das universidades federais da região nordeste e refletir sobre a Lei 12.244 que trata da universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do Brasil. É uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na qual se fez uso do método descritivo. Participaram da pesquisa os coordenadores dos cursos de Biblioteconomia (7) e docentes que ministram disciplinas que apresentam relações com a temática investigada (11). Os dados foram obtidos por meio de questionário semiaberto e das informações constantes nos Projetos Político Pedagógico e nas matrizes curriculares dos referidos cursos. Foram criadas categorias temáticas com o intuito de facilitar a interpretação e as discussões dos resultados. Verificou-se que os cursos de Biblioteconomia carecem de temáticas que envolvem os aspectos relacionados à formação do profissional para atuar em ambiente escolar e que as mudanças previstas na referida lei podem influir diretamente no processo de formação dos bibliotecários. Palavras-chave: Biblioteca escolar no Brasil; Formação do bibliotecário; Lei 12.244/2010
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