Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta-Ferreira, Mário
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35281
Resumo: RESUMO - Os sistemas de microinformática estão a evoluir muito rapidamente no sentido de maiores potencialidade com utilização mais fácil e «amigável». Tirando proveito das capacidades de apresentação gráfica, ligação dinâmica entre imagens (cartões), texto e som do programa HyperCard, e utilizando a linguagem de programação HyperTalk desenvolvemos uma pilha (ficheiro) para os computadores Macintosh em que procuramos apresentar alguns aspetos das potencialidades dos computadores no ensino da geologia. A pilha aborda a estrutura da Terra e foi construída de modo a permitir a sua exploração intuitiva, podendo o utilizador a cada instante movimentar-se com grande liberdade dentro dos assuntos tratados. A exploração da pilha é facilmente acessível a qualquer utilizador, com ou sem formação específica em geologia ou informática, não requerendo sequer conhecimentos do sistema operativo do computador. E suficiente utilizar o «rato» abrindo a pilha com dois «clics». Uma vez dentro da pilha basta «clicar» nos ícones, botões ou no próprio cartão para progredir na exploração do seu conteúdo de uma forma lógica. A informação e apresentada com diferentes níveis de aprofundamento, permitindo uma visualização imediata do assunto com o auxílio de uma figura de base. 0 desenvolvimento do assunto e feito recorrendo a diversas técnicas que vão desde o texto e som ligado a imagem, a outros cartões ligados a uma palavra ou figura, até às pequenas sequencias de animação pelo computador. A utilização das capacidades multimédia do computador para o ensino e aprendizagem da geologia será mais um meio didático e motivador, não dispensando nem substituindo o professor ou os livros específicos. ABSTRACT - Use of computer multimedia interface to teach geology. The fast evolution of micro-computer systems points towards greater potentialities, with an easier, versatile and friendly use. Profiting the capabilities of graphic presentation, dynamic links between images (cards) text and sound of the program HyperCard, and programming with HyperTalk we developed a stack (file) for Macintosh computers presenting some aspects of the potentialities of the computer to teach geology. The stack deals with the Earth structure and was built to be explored intuitively, allowing the user to move whenever with great freedom inside the treated subjects. To explore the stack it is not necessary to have background in geology or informatics or even to know the operating system of the computer. It is sufficient to click the mouse twice to open the stack, and once inside the stack to click the icons, buttons, or the card itself to progress the exploration in a logic way. A picture allows an immediate visualization of the main subject while detailed information is frequently presented in deeper levels. The development of the subject is done using several techniques going from text and sound attached to a picture, other cards linked to a word or picture and small animation sequences. The use of computer multimedia interface to teach and learn geology is a didactic and motivating procedure that cant substitute the teacher or specific books.
id RCAP_f464d848b3d75efe540c16a2aca55cd0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologiaRESUMO - Os sistemas de microinformática estão a evoluir muito rapidamente no sentido de maiores potencialidade com utilização mais fácil e «amigável». Tirando proveito das capacidades de apresentação gráfica, ligação dinâmica entre imagens (cartões), texto e som do programa HyperCard, e utilizando a linguagem de programação HyperTalk desenvolvemos uma pilha (ficheiro) para os computadores Macintosh em que procuramos apresentar alguns aspetos das potencialidades dos computadores no ensino da geologia. A pilha aborda a estrutura da Terra e foi construída de modo a permitir a sua exploração intuitiva, podendo o utilizador a cada instante movimentar-se com grande liberdade dentro dos assuntos tratados. A exploração da pilha é facilmente acessível a qualquer utilizador, com ou sem formação específica em geologia ou informática, não requerendo sequer conhecimentos do sistema operativo do computador. E suficiente utilizar o «rato» abrindo a pilha com dois «clics». Uma vez dentro da pilha basta «clicar» nos ícones, botões ou no próprio cartão para progredir na exploração do seu conteúdo de uma forma lógica. A informação e apresentada com diferentes níveis de aprofundamento, permitindo uma visualização imediata do assunto com o auxílio de uma figura de base. 0 desenvolvimento do assunto e feito recorrendo a diversas técnicas que vão desde o texto e som ligado a imagem, a outros cartões ligados a uma palavra ou figura, até às pequenas sequencias de animação pelo computador. A utilização das capacidades multimédia do computador para o ensino e aprendizagem da geologia será mais um meio didático e motivador, não dispensando nem substituindo o professor ou os livros específicos. ABSTRACT - Use of computer multimedia interface to teach geology. The fast evolution of micro-computer systems points towards greater potentialities, with an easier, versatile and friendly use. Profiting the capabilities of graphic presentation, dynamic links between images (cards) text and sound of the program HyperCard, and programming with HyperTalk we developed a stack (file) for Macintosh computers presenting some aspects of the potentialities of the computer to teach geology. The stack deals with the Earth structure and was built to be explored intuitively, allowing the user to move whenever with great freedom inside the treated subjects. To explore the stack it is not necessary to have background in geology or informatics or even to know the operating system of the computer. It is sufficient to click the mouse twice to open the stack, and once inside the stack to click the icons, buttons, or the card itself to progress the exploration in a logic way. A picture allows an immediate visualization of the main subject while detailed information is frequently presented in deeper levels. The development of the subject is done using several techniques going from text and sound attached to a picture, other cards linked to a word or picture and small animation sequences. The use of computer multimedia interface to teach and learn geology is a didactic and motivating procedure that cant substitute the teacher or specific books.Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra1991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/35281http://hdl.handle.net/10316/35281porQuinta-Ferreira, M.. 1991. "Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia", Memórias e Notícias, Publicação do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra, 112: 363 - 372.Quinta-Ferreira, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T04:54:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:14.594356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
title Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
spellingShingle Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
Quinta-Ferreira, Mário
title_short Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
title_full Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
title_fullStr Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
title_full_unstemmed Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
title_sort Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia
author Quinta-Ferreira, Mário
author_facet Quinta-Ferreira, Mário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinta-Ferreira, Mário
description RESUMO - Os sistemas de microinformática estão a evoluir muito rapidamente no sentido de maiores potencialidade com utilização mais fácil e «amigável». Tirando proveito das capacidades de apresentação gráfica, ligação dinâmica entre imagens (cartões), texto e som do programa HyperCard, e utilizando a linguagem de programação HyperTalk desenvolvemos uma pilha (ficheiro) para os computadores Macintosh em que procuramos apresentar alguns aspetos das potencialidades dos computadores no ensino da geologia. A pilha aborda a estrutura da Terra e foi construída de modo a permitir a sua exploração intuitiva, podendo o utilizador a cada instante movimentar-se com grande liberdade dentro dos assuntos tratados. A exploração da pilha é facilmente acessível a qualquer utilizador, com ou sem formação específica em geologia ou informática, não requerendo sequer conhecimentos do sistema operativo do computador. E suficiente utilizar o «rato» abrindo a pilha com dois «clics». Uma vez dentro da pilha basta «clicar» nos ícones, botões ou no próprio cartão para progredir na exploração do seu conteúdo de uma forma lógica. A informação e apresentada com diferentes níveis de aprofundamento, permitindo uma visualização imediata do assunto com o auxílio de uma figura de base. 0 desenvolvimento do assunto e feito recorrendo a diversas técnicas que vão desde o texto e som ligado a imagem, a outros cartões ligados a uma palavra ou figura, até às pequenas sequencias de animação pelo computador. A utilização das capacidades multimédia do computador para o ensino e aprendizagem da geologia será mais um meio didático e motivador, não dispensando nem substituindo o professor ou os livros específicos. ABSTRACT - Use of computer multimedia interface to teach geology. The fast evolution of micro-computer systems points towards greater potentialities, with an easier, versatile and friendly use. Profiting the capabilities of graphic presentation, dynamic links between images (cards) text and sound of the program HyperCard, and programming with HyperTalk we developed a stack (file) for Macintosh computers presenting some aspects of the potentialities of the computer to teach geology. The stack deals with the Earth structure and was built to be explored intuitively, allowing the user to move whenever with great freedom inside the treated subjects. To explore the stack it is not necessary to have background in geology or informatics or even to know the operating system of the computer. It is sufficient to click the mouse twice to open the stack, and once inside the stack to click the icons, buttons, or the card itself to progress the exploration in a logic way. A picture allows an immediate visualization of the main subject while detailed information is frequently presented in deeper levels. The development of the subject is done using several techniques going from text and sound attached to a picture, other cards linked to a word or picture and small animation sequences. The use of computer multimedia interface to teach and learn geology is a didactic and motivating procedure that cant substitute the teacher or specific books.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35281
http://hdl.handle.net/10316/35281
url http://hdl.handle.net/10316/35281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quinta-Ferreira, M.. 1991. "Utilização da interface multimédia do computador no ensino da geologia", Memórias e Notícias, Publicação do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra, 112: 363 - 372.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133838932180992