A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Paulo Jorge Pimenta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7805
Resumo: O progresso tecnológico, que disponibiliza novas soluções para o quotidiano, tem visto aumentar a frequência de utilização dos dispositivos nos mais diversificados contextos. Assim, nos dias de hoje a tecnologia tornou-se inevitável e absolutamente imprescindível para responder às necessidades da sociedade. As crianças, desde a mais tenra idade, começam a interagir com os instrumentos tecnológicos, ganhando gosto e desenvolvendo competências. Com os alunos cada vez mais hábeis no que respeita ao uso da tecnologia, e com o avanço dos dispositivos disponíveis, cabe aos docentes adaptarem as suas práticas letivas com o intuito de conseguirem ir ao encontro das necessidades dos alunos, explorando as possibilidades que o progresso tecnocientífico lhes facultam. No presente trabalho apresentamos um estudo acerca da utilização de recursos multimédia em contexto de sala de aula. Para o efeito, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, aplicamos estratégias que promoviam a utilização de recursos multimédia, nomeadamente da imagem, do vídeo, do exercício/jogo interativo e do blogue. A presente investigação tem por objetivo analisar a influência da utilização destes recursos na aprendizagem dos alunos. Deste modo e de forma a complementar a experiência de ensino, aplicamos um inquérito por questionário aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no final da Prática de Ensino Supervisionada, contando assim com a participação de 32 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade. A metodologia utilizada foi de natureza tendencialmente qualitativa, seguindo um design de estudo de caso e o instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Para uma apreciação mais consistente considerámos também os resultados obtidos pelos alunos nas avaliações sumativas, antes e após o período de estágio. Este estudo permitiu-nos concluir que o ensino quando estruturado a partir de uma adequada integração destes recursos torna-se mais apelativo para os alunos e, consequentemente, estes sentem-se mais motivados, refletindo-se de forma positiva nas suas aprendizagens.
id RCAP_d25e74c6af1af65aee4a02838b23f5bf
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoEnsinoMultimédiaImagemVídeoJogoBlogueO progresso tecnológico, que disponibiliza novas soluções para o quotidiano, tem visto aumentar a frequência de utilização dos dispositivos nos mais diversificados contextos. Assim, nos dias de hoje a tecnologia tornou-se inevitável e absolutamente imprescindível para responder às necessidades da sociedade. As crianças, desde a mais tenra idade, começam a interagir com os instrumentos tecnológicos, ganhando gosto e desenvolvendo competências. Com os alunos cada vez mais hábeis no que respeita ao uso da tecnologia, e com o avanço dos dispositivos disponíveis, cabe aos docentes adaptarem as suas práticas letivas com o intuito de conseguirem ir ao encontro das necessidades dos alunos, explorando as possibilidades que o progresso tecnocientífico lhes facultam. No presente trabalho apresentamos um estudo acerca da utilização de recursos multimédia em contexto de sala de aula. Para o efeito, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, aplicamos estratégias que promoviam a utilização de recursos multimédia, nomeadamente da imagem, do vídeo, do exercício/jogo interativo e do blogue. A presente investigação tem por objetivo analisar a influência da utilização destes recursos na aprendizagem dos alunos. Deste modo e de forma a complementar a experiência de ensino, aplicamos um inquérito por questionário aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no final da Prática de Ensino Supervisionada, contando assim com a participação de 32 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade. A metodologia utilizada foi de natureza tendencialmente qualitativa, seguindo um design de estudo de caso e o instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Para uma apreciação mais consistente considerámos também os resultados obtidos pelos alunos nas avaliações sumativas, antes e após o período de estágio. Este estudo permitiu-nos concluir que o ensino quando estruturado a partir de uma adequada integração destes recursos torna-se mais apelativo para os alunos e, consequentemente, estes sentem-se mais motivados, refletindo-se de forma positiva nas suas aprendizagens.Technological progress, which provides new solutions for everyday life, has seen increasing frequency of use of devices in the most diverse contexts. Thus, in nowadays technology has become inevitable and absolutely imperative to respond to the needs of society. Children, from an early age, begin to interact with technological instruments, gaining taste and developing skills. With students becoming more adept at using technology, and with the advancement of available devices, it is up to teachers to adapt their teaching practices to meet the needs of students, exploring the possibilities that progress Technoscientific. In this work, we present a study about the use of multimedia resources in classrooms. For this purpose, inserted in the practice of supervised teaching practice of the 1st and 2nd Portuguese Cycles of Basic Education, we applied teaching strategies that promoted the use of multimedia resources, such as images, videos, interactive exercises/games and blogs. The objective of this investigation is to analyze the influence of the use of these resources in the students learning process. This way, and as a form of complementing the teaching experience, we presented an questionnaire survey to students of the 2nd Cycle of Basic Education in the end of the supervised teaching practice, counting with the participation of 32 students, with ages ranging from 10 to 13 years old. The nature of the methodology applied is essentially qualitative, following the guide lines of a case study, and the instrument for data collection was the questionnaire survey. For a more consistent assessment we also considered the results obtained by the students in the summative evaluations, before and after the internship period. This study allowed us to conclude that teaching when structured through an adequate integration of these resources becomes more appealing to students and, consequently, these students feel more motivated, reflecting themselves in a positive way in their learning.2017-07-04T14:47:21Z2017-07-04T00:00:00Z2017-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7805TID:202033333porBorges, Paulo Jorge Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.960941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
spellingShingle A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Borges, Paulo Jorge Pimenta
Ensino
Multimédia
Imagem
Vídeo
Jogo
Blogue
title_short A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_full A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_fullStr A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
title_sort A utilização de recursos multimédia no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
author Borges, Paulo Jorge Pimenta
author_facet Borges, Paulo Jorge Pimenta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Paulo Jorge Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Multimédia
Imagem
Vídeo
Jogo
Blogue
topic Ensino
Multimédia
Imagem
Vídeo
Jogo
Blogue
description O progresso tecnológico, que disponibiliza novas soluções para o quotidiano, tem visto aumentar a frequência de utilização dos dispositivos nos mais diversificados contextos. Assim, nos dias de hoje a tecnologia tornou-se inevitável e absolutamente imprescindível para responder às necessidades da sociedade. As crianças, desde a mais tenra idade, começam a interagir com os instrumentos tecnológicos, ganhando gosto e desenvolvendo competências. Com os alunos cada vez mais hábeis no que respeita ao uso da tecnologia, e com o avanço dos dispositivos disponíveis, cabe aos docentes adaptarem as suas práticas letivas com o intuito de conseguirem ir ao encontro das necessidades dos alunos, explorando as possibilidades que o progresso tecnocientífico lhes facultam. No presente trabalho apresentamos um estudo acerca da utilização de recursos multimédia em contexto de sala de aula. Para o efeito, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, aplicamos estratégias que promoviam a utilização de recursos multimédia, nomeadamente da imagem, do vídeo, do exercício/jogo interativo e do blogue. A presente investigação tem por objetivo analisar a influência da utilização destes recursos na aprendizagem dos alunos. Deste modo e de forma a complementar a experiência de ensino, aplicamos um inquérito por questionário aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, no final da Prática de Ensino Supervisionada, contando assim com a participação de 32 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos de idade. A metodologia utilizada foi de natureza tendencialmente qualitativa, seguindo um design de estudo de caso e o instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário. Para uma apreciação mais consistente considerámos também os resultados obtidos pelos alunos nas avaliações sumativas, antes e após o período de estágio. Este estudo permitiu-nos concluir que o ensino quando estruturado a partir de uma adequada integração destes recursos torna-se mais apelativo para os alunos e, consequentemente, estes sentem-se mais motivados, refletindo-se de forma positiva nas suas aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04T14:47:21Z
2017-07-04T00:00:00Z
2017-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7805
TID:202033333
url http://hdl.handle.net/10348/7805
identifier_str_mv TID:202033333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154800025600