A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Carlos João Esteves Cabrita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28216
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_f46b56c8c1345d0d401948b16e8b26c1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizadosTecnologia da informação e comunicaçãoEducação de adultosLiteracia tecnológicaDissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO paradigma da sociedade da informação implica uma participação em processos inclusivos e sustentados de aprendizagem nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, emerge como um grande desafio, o dotar pessoas pouco escolarizadas dessas compe-tências, por forma a torná-las mais autónomas, incluídas e competentes no seu exercício de cidadania. Num palco com grupos pouco escolarizados, sujeitos a dois percursos formativos, iniciado por formação em competências básicas, seguido de um curso de Educação e Forma-ção de Adultos, procurou analisar-se se a literacia tecnológica seria um fator crítico de inclu-são. Os formandos foram questionados em diferentes momentos do percurso formativo para aferir, houve alteração na utilização dos equipamentos do quotidiano que requeriam conheci-mentos tecnológicos mais exigentes. O estudo permitiu também explorar o quanto os conhe-cimentos adquiridos em TIC assumiram um papel motivador para o desenvolvimento poste-rior de estratégias pessoais de aprendizagem ao longo da vida.The paradigm of information society implies a participation in processes that include and are sustained by information and communication technology (ICT) learning. In this sense, provid-ing poorly educated people with these skills, so as to make them more autonomous, included and competent in the exercise of their citizenship, emerges as a huge challenge. In the context of poorly educated groups, subjected to two training paths, starting with basic skills training followed by an adult education and training course, the study attempted to analyse whether technological literacy would be a critical factor of inclusion. Trainees were questioned at dif-ferent stages of the training path to assess if there was a change in the usage of everyday equipment that required more demanding technological knowledge. The study also allowed to explore the extent to which ICT skills have assumed a motivating role for the eventual devel-opment of personal lifelong learning strategies.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28216http://hdl.handle.net/10316/28216TID:201442370porGomes, Carlos João Esteves Cabritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:37.555721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
title A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
spellingShingle A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
Gomes, Carlos João Esteves Cabrita
Tecnologia da informação e comunicação
Educação de adultos
Literacia tecnológica
title_short A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
title_full A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
title_fullStr A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
title_full_unstemmed A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
title_sort A aquisição e mobilização de conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação no quotidiano de públicos pouco escolarizados
author Gomes, Carlos João Esteves Cabrita
author_facet Gomes, Carlos João Esteves Cabrita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Carlos João Esteves Cabrita
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Educação de adultos
Literacia tecnológica
topic Tecnologia da informação e comunicação
Educação de adultos
Literacia tecnológica
description Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28216
http://hdl.handle.net/10316/28216
TID:201442370
url http://hdl.handle.net/10316/28216
identifier_str_mv TID:201442370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776108847104