Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32941 |
Resumo: | Portugal é um dos países da União Europeia com maior taxa de analfabetismo. Nesse sentido, o facto de tantas pessoas serem identificadas como analfabetos, pode levar à sua estigmatização e discriminação social, uma vez que também afeta os papéis que as pessoas assumem ou que lhes são atribuídos. O Projeto Letras prá Vida, promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização de adultos. Participaram neste estudo 15 pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 93 anos, 11 do sexo feminino e 4 do sexo masculino e a média de anos que frequentaram a escola é de 4,1 anos, sendo que 5 participantes nunca a frequentaram. Através dos resultados obtidos, conseguimos perceber que o Projeto Letras Prá Vida potenciou o aumento da autoestima dos participantes. |
id |
RCAP_f635ca8e646f09561ed5a83e6786df2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantesEducação de AdultosAnalfabetismoLiteraciaPortugal é um dos países da União Europeia com maior taxa de analfabetismo. Nesse sentido, o facto de tantas pessoas serem identificadas como analfabetos, pode levar à sua estigmatização e discriminação social, uma vez que também afeta os papéis que as pessoas assumem ou que lhes são atribuídos. O Projeto Letras prá Vida, promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização de adultos. Participaram neste estudo 15 pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 93 anos, 11 do sexo feminino e 4 do sexo masculino e a média de anos que frequentaram a escola é de 4,1 anos, sendo que 5 participantes nunca a frequentaram. Através dos resultados obtidos, conseguimos perceber que o Projeto Letras Prá Vida potenciou o aumento da autoestima dos participantes.Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969-Repositório ComumCunha, Denise Alexandra de Jesus2020-07-20T13:32:21Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32941202485323porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:56.783594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
title |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
spellingShingle |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes Cunha, Denise Alexandra de Jesus Educação de Adultos Analfabetismo Literacia |
title_short |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
title_full |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
title_fullStr |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
title_full_unstemmed |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
title_sort |
Nunca é tarde para aprender - o impacto do projeto Letras Prá Vida no quotidiano dos seus participantes |
author |
Cunha, Denise Alexandra de Jesus |
author_facet |
Cunha, Denise Alexandra de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parreiral, Sílvia Maria Rodrigues da Cruz, 1969- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Denise Alexandra de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Adultos Analfabetismo Literacia |
topic |
Educação de Adultos Analfabetismo Literacia |
description |
Portugal é um dos países da União Europeia com maior taxa de analfabetismo. Nesse sentido, o facto de tantas pessoas serem identificadas como analfabetos, pode levar à sua estigmatização e discriminação social, uma vez que também afeta os papéis que as pessoas assumem ou que lhes são atribuídos. O Projeto Letras prá Vida, promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização de adultos. Participaram neste estudo 15 pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 93 anos, 11 do sexo feminino e 4 do sexo masculino e a média de anos que frequentaram a escola é de 4,1 anos, sendo que 5 participantes nunca a frequentaram. Através dos resultados obtidos, conseguimos perceber que o Projeto Letras Prá Vida potenciou o aumento da autoestima dos participantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20T13:32:21Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/32941 202485323 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/32941 |
identifier_str_mv |
202485323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032801579008 |