Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6427 |
Resumo: | A presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos. |
id |
RCAP_f488d3e41d900c2c84b05d4c4798ae5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/6427 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCHPerturbação do Espetro do AutismoSalas TEACCHInclusãoAutism Spectrum DisorderTEACCHInclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos.This research has as its theme the inclusion of students with special educational needs, specifically Autism Spectrum Disorder, who benefit from Structured Teaching - TEACCH methodology. All the work aims to understand if children with Autism Spectrum Disorder using TEACCH methodology are included in the schools that receive them. For this, surveys were conducted, through a questionnaire, to teachers from regular schools. By analyzing the data collected it was found that most teachers consider that students with Autism Spectrum Disorder are included.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPascoal, Carla Sofia Gonçalves2018-02-05T12:36:57Z2017-09-26T00:00:00Z2017-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6427202212300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:49Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:19.137661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
title |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
spellingShingle |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH Pascoal, Carla Sofia Gonçalves Perturbação do Espetro do Autismo Salas TEACCH Inclusão Autism Spectrum Disorder TEACCH Inclusion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
title_full |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
title_fullStr |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
title_full_unstemmed |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
title_sort |
Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH |
author |
Pascoal, Carla Sofia Gonçalves |
author_facet |
Pascoal, Carla Sofia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Tereza Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascoal, Carla Sofia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do Espetro do Autismo Salas TEACCH Inclusão Autism Spectrum Disorder TEACCH Inclusion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Perturbação do Espetro do Autismo Salas TEACCH Inclusão Autism Spectrum Disorder TEACCH Inclusion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26T00:00:00Z 2017-09-26T00:00:00Z 2018-02-05T12:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/6427 202212300 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/6427 |
identifier_str_mv |
202212300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130299831943168 |