Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Carla Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6427
Resumo: A presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos.
id RCAP_f488d3e41d900c2c84b05d4c4798ae5f
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCHPerturbação do Espetro do AutismoSalas TEACCHInclusãoAutism Spectrum DisorderTEACCHInclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos.This research has as its theme the inclusion of students with special educational needs, specifically Autism Spectrum Disorder, who benefit from Structured Teaching - TEACCH methodology. All the work aims to understand if children with Autism Spectrum Disorder using TEACCH methodology are included in the schools that receive them. For this, surveys were conducted, through a questionnaire, to teachers from regular schools. By analyzing the data collected it was found that most teachers consider that students with Autism Spectrum Disorder are included.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPascoal, Carla Sofia Gonçalves2018-02-05T12:36:57Z2017-09-26T00:00:00Z2017-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6427202212300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:49Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:19.137661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
title Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
spellingShingle Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
Pascoal, Carla Sofia Gonçalves
Perturbação do Espetro do Autismo
Salas TEACCH
Inclusão
Autism Spectrum Disorder
TEACCH
Inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
title_full Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
title_fullStr Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
title_sort Inclusão de crianças com perturbações do espectro do autismo que usufruem de metodologia TEACCH
author Pascoal, Carla Sofia Gonçalves
author_facet Pascoal, Carla Sofia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Carla Sofia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do Espetro do Autismo
Salas TEACCH
Inclusão
Autism Spectrum Disorder
TEACCH
Inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Perturbação do Espetro do Autismo
Salas TEACCH
Inclusão
Autism Spectrum Disorder
TEACCH
Inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A presente investigação tem como temática a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, especificamente Perturbação do Espectro do Autismo, que usufruem de Ensino Estruturado – metodologia TEACCH. Todo o trabalho pretende perceber se os meninos com Perturbação do Espetro do Autismo a usufruírem metodologia TEACCH estão incluídos nas escolas que os recebem. Para tal foram realizados inquéritos, através de questionário, a professores de escolas regulares. Pela análise dos dados recolhidos verificou-se que a maioria dos professores consideram que os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo estão incluídos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-26T00:00:00Z
2017-09-26T00:00:00Z
2018-02-05T12:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6427
202212300
url http://hdl.handle.net/10284/6427
identifier_str_mv 202212300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130299831943168