O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Paula Cristina Leitão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Maria Odete Emygdio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8593
Resumo: Durante muito tempo as pessoas em situação de deficiência ou com necessidades especiais foram marcadas pela segregação e marginalização. Defendemos hoje a Educação Inclusiva, destinada a TODOS os alunos. Já não é o aluno que se adapta à Escola mas esta que deverá adaptar-se à diversidade da sua população. Apesar de características comuns, os alunos com perturbações do espectro do autismo têm particularidades e especificidades próprias, pelo que há que aceitar a diferença e gerir a diversidade através de estratégias de aprendizagem, adequação de métodos e de técnicas, de modo a permitir o sucesso educativo destes e de todos os alunos. Esta comunicação decorre da intervenção, fundamentada nos pressupostos e nos procedimentos da investigação-acção, que realizámos no âmbito da inclusão de um aluno com diagnóstico provável de síndroma de Asperger, que frequentava o 7º ano de escolaridade. Partimos do princípio que o desenvolvimento de actividades de cariz funcional com o aluno, realizadas no âmbito da unidade de ensino estrutrurado e da sua turma, de modo a que todos interagissem entre si, melhorava a autonomia pessoal e social de todos e, em particular, a sua. Neste sentido, planificámos cada uma das sessões, relativamente às quais procurámos fazer uma avaliação rigorosa, tendo em vista a sua reformulação, sempre que necessário. A avaliação que fazemos do processo e do produto permite-nos confirmar a importância da intervenção do professor perspectivada deste modo e da interacção como factor determinante para a aprendizagem.
id RCAP_f48c29940b25fd9eecabfce178dd3408
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSINCLUSIVE EDUCATIONDurante muito tempo as pessoas em situação de deficiência ou com necessidades especiais foram marcadas pela segregação e marginalização. Defendemos hoje a Educação Inclusiva, destinada a TODOS os alunos. Já não é o aluno que se adapta à Escola mas esta que deverá adaptar-se à diversidade da sua população. Apesar de características comuns, os alunos com perturbações do espectro do autismo têm particularidades e especificidades próprias, pelo que há que aceitar a diferença e gerir a diversidade através de estratégias de aprendizagem, adequação de métodos e de técnicas, de modo a permitir o sucesso educativo destes e de todos os alunos. Esta comunicação decorre da intervenção, fundamentada nos pressupostos e nos procedimentos da investigação-acção, que realizámos no âmbito da inclusão de um aluno com diagnóstico provável de síndroma de Asperger, que frequentava o 7º ano de escolaridade. Partimos do princípio que o desenvolvimento de actividades de cariz funcional com o aluno, realizadas no âmbito da unidade de ensino estrutrurado e da sua turma, de modo a que todos interagissem entre si, melhorava a autonomia pessoal e social de todos e, em particular, a sua. Neste sentido, planificámos cada uma das sessões, relativamente às quais procurámos fazer uma avaliação rigorosa, tendo em vista a sua reformulação, sempre que necessário. A avaliação que fazemos do processo e do produto permite-nos confirmar a importância da intervenção do professor perspectivada deste modo e da interacção como factor determinante para a aprendizagem.For too long people suffering disabilities or special needs have been marked by segregation and marginalization. We stand today on Inclusive Education, designed to ALL students. No longer is the student who is adjusting to school but the school that must adapt itself to the diversity of its population. Despite common characteristics, students with Autism Spectrum Disorders (ADS) have peculiarities and specificities, so we have to accept the differences and manage diversity through learning strategies, adequacy of methods and techniques, to allow the educational success of these students and all the others. This communication results from the intervention based on the presuppositions and on the proceedings of the investigation-action, which we carried out in the context of the inclusion of a student with probable diagnosis of syndrome of Asperger, who was frequenting the 7th year of schooling. We developed functional activities with him and his group in order to obtain and develop personal and social autonomy of all. In this sense we planned out each one of the sessions, relatively to which we tried to do a rigorous evaluation. The evaluation allows us to confirm the importance of the intervention of the teacher put in perspective in this way and in the interaction like factor determinative for the apprenticeship.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-05T21:28:41Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8593por2183-2102Nicolau, Paula Cristina LeitãoSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:25.600619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
title O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
spellingShingle O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
Nicolau, Paula Cristina Leitão
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
title_short O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
title_full O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
title_fullStr O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
title_full_unstemmed O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
title_sort O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
author Nicolau, Paula Cristina Leitão
author_facet Nicolau, Paula Cristina Leitão
Silva, Maria Odete Emygdio da
author_role author
author2 Silva, Maria Odete Emygdio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Paula Cristina Leitão
Silva, Maria Odete Emygdio da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
INCLUSIVE EDUCATION
description Durante muito tempo as pessoas em situação de deficiência ou com necessidades especiais foram marcadas pela segregação e marginalização. Defendemos hoje a Educação Inclusiva, destinada a TODOS os alunos. Já não é o aluno que se adapta à Escola mas esta que deverá adaptar-se à diversidade da sua população. Apesar de características comuns, os alunos com perturbações do espectro do autismo têm particularidades e especificidades próprias, pelo que há que aceitar a diferença e gerir a diversidade através de estratégias de aprendizagem, adequação de métodos e de técnicas, de modo a permitir o sucesso educativo destes e de todos os alunos. Esta comunicação decorre da intervenção, fundamentada nos pressupostos e nos procedimentos da investigação-acção, que realizámos no âmbito da inclusão de um aluno com diagnóstico provável de síndroma de Asperger, que frequentava o 7º ano de escolaridade. Partimos do princípio que o desenvolvimento de actividades de cariz funcional com o aluno, realizadas no âmbito da unidade de ensino estrutrurado e da sua turma, de modo a que todos interagissem entre si, melhorava a autonomia pessoal e social de todos e, em particular, a sua. Neste sentido, planificámos cada uma das sessões, relativamente às quais procurámos fazer uma avaliação rigorosa, tendo em vista a sua reformulação, sempre que necessário. A avaliação que fazemos do processo e do produto permite-nos confirmar a importância da intervenção do professor perspectivada deste modo e da interacção como factor determinante para a aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2018-03-05T21:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8593
url http://hdl.handle.net/10437/8593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231452921856