A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rui
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1865
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_f49507b7712228085ec8fbda3432d819
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aulaTecnologia da informação e comunicaçãoEnsino assistido por computadorPlataforma MoodleExperiências educacionaisPerceçãoAlunosProfessoresInquéritosMoodleICTsTeaching-learningTeachersStudentsDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaHoje, quando já não se questiona a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico, e se esta é, efectivamente, uma realidade. Com este trabalho de investigação pretende-se dar conta da forma como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclos e como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas. A razão de ser da escolha deste tema para esta dissertação encontra-se, pois, essencialmente, na necessidade de aprofundar o estudo sobre a importância que os novos recursos, cada vez mais presentes no panorama escolar, como é o caso da plataforma Moodle, adquiriram no dia-a-dia de uma escola, bem como as vantagens do seu uso na Educação, em geral e nas práticas lectivas, em particular. O computador tem vindo a assumir um papel importante na modificação das atitudes dos professores, em especial, no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que na prática é isso que tem vindo a suceder ou não passará de uma forma de manter velhos hábitos sob uma capa nova? É que apesar da grande diversidade de meios tecnológicos existentes nas escolas, não raras vezes verifica-se que a sua utilização tem seguido, ao longo dos tempos, um modelo de comunicação essencialmente unidireccional que se centra no professor, limitando-se este a transmitir a informação/conhecimento, mas através de um computador.Even though nowadays computers at school are taken for granted, there are still many doubts about how they are used in pedagogical context, and if, in fact, they are used. This research work aims at describing the way the Moodle is used in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycle of education, and how Information and Communication Technologies (ICTs) are applied in pedagogical practices. This topic of research was chosen, mainly, for the need to further study the importance that new resources, such as the Moodle, which are increasingly present in school context, have acquired in the daily life of a school, as well as the advantages of their use in Education, in general, and in teaching practices, in particular. Computers have been playing a significant role in changing teachers’ practices, notably in what concerns the shift from pedagogical attitudes focused on teaching towards learning-centered pedagogical attitudes. The main question remains: is this really occurring in practice, or is it that old habits are maintained under a new cover? Despite the great diversity of technological resources existing in schools, we often find that, over time, their use has been following a unidirectional communication model, centered on the teacher, who merely continues to convey information/ knowledge, now by means of a computer.Aires, LuísaRepositório AbertoSantos, José Rui2011-09-16T13:08:51Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1865porSantos, José Rui - A utilização da plataforma Moodle numa escola básica [Em linha]: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Lisboa : [s.n.], 2010. [248] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:32.380157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
spellingShingle A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
Santos, José Rui
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino assistido por computador
Plataforma Moodle
Experiências educacionais
Perceção
Alunos
Professores
Inquéritos
Moodle
ICTs
Teaching-learning
Teachers
Students
title_short A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_full A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_fullStr A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_full_unstemmed A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_sort A utilização da plataforma Moodle numa escola básica : realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
author Santos, José Rui
author_facet Santos, José Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aires, Luísa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Ensino assistido por computador
Plataforma Moodle
Experiências educacionais
Perceção
Alunos
Professores
Inquéritos
Moodle
ICTs
Teaching-learning
Teachers
Students
topic Tecnologia da informação e comunicação
Ensino assistido por computador
Plataforma Moodle
Experiências educacionais
Perceção
Alunos
Professores
Inquéritos
Moodle
ICTs
Teaching-learning
Teachers
Students
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-09-16T13:08:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1865
url http://hdl.handle.net/10400.2/1865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, José Rui - A utilização da plataforma Moodle numa escola básica [Em linha]: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Lisboa : [s.n.], 2010. [248] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135002603028480