A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rui
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8711
Resumo: Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.
id RCAP_c50af9fa2209739cd3a66ea7c0917ed6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aulaAlunosEnsino-aprendizagemPlataforma MoodleProfessoresTICStudentsTeaching-learningMoodleTeachersICTsHoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.Nowadays, when no longer the entrance of computers in schools is questioned, there are still many doubts about how they’re used in pedagogical context and if they are in fact used. ICTs can play a significant role in changing teachers’ practices, notably in what concerns the shift from pedagogical attitudes focused on teaching towards learning-centered pedagogical attitudes. The main question remains: is this really occurring in practice, or is it that old habits are maintained under a new cover? How are applied the information and communication technologies in pedagogical practices and especially how Moodle is used in a secondary school, with the 2nd and 3rd cycles of education? These were the questions that were the genesis of the case study that lead to this paper, and in which the main conclusions are related to the lack of teachers formation in ICTs, and consequently, with the little and inadequate benefit taken by them from the ICTs, in particular from the Moodle platform.Educom - APTERepositório AbertoSantos, José Rui2019-11-05T12:47:06Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8711porSantos, José Rui - A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 5, nº 1 (2012), p. 72-831646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:42.191335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
spellingShingle A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
Santos, José Rui
Alunos
Ensino-aprendizagem
Plataforma Moodle
Professores
TIC
Students
Teaching-learning
Moodle
Teachers
ICTs
title_short A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_full A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_fullStr A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_full_unstemmed A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
title_sort A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula
author Santos, José Rui
author_facet Santos, José Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Ensino-aprendizagem
Plataforma Moodle
Professores
TIC
Students
Teaching-learning
Moodle
Teachers
ICTs
topic Alunos
Ensino-aprendizagem
Plataforma Moodle
Professores
TIC
Students
Teaching-learning
Moodle
Teachers
ICTs
description Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05
2012-05-01T00:00:00Z
2019-11-05T12:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8711
url http://hdl.handle.net/10400.2/8711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, José Rui - A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 1646-933X. Vol. 5, nº 1 (2012), p. 72-83
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educom - APTE
publisher.none.fl_str_mv Educom - APTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135068727279616