Trilhos de cumplicidade : musicoterapia com crianças e adolescentes em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/527 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012 |
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Trilhos de cumplicidade : musicoterapia com crianças e adolescentes em contexto educativoInstituto de apoio à criança - Ensino e estudo (Estágio)Musicoterapia para crianças - PortugalJovens com deficiência - Educação - PortugalCrianças com deficiência - Educação - PortugalRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012Exame público realizado em 3 de Maio de 2013A musicoterapia em contexto educativo é uma área bastante desenvolvida e aliciante para a maioria dos musicoterapeutas, embora a produção académica e científica não seja equitativa, principalmente, no que diz respeito ao ensino regular e à Deficiência Auditiva. Contudo, as investigações musicoterapêuticas dedicadas à prática clínica com esta população salientam a relevância do papel da música no processo de construção da relação terapêutica. Com este documento pretende-se apresentar uma intervenção musicoterapêutica com crianças e adolescentes em contexto educativo, no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia. A intervenção teve a duração de 8 meses e foi levada a cabo em 2 escolas do concelho do Seixal, ao abrigo da intervenção do Instituto de Apoio à Criança nestas escolas, tendo sido efectuadas em média 15 sessões com 14 utentes, distribuídos por 3 grupos e uma intervenção musicoterapêutica individual. Um dos grupos foi constituído por adolescentes surdos e os restantes por utentes com Perturbação de Oposição. Foi realizada uma análise mais aprofundada na apresentação dos dois estudos de caso, um grupal e um individual, que incidem sobre a problemática da patologia do comportamento e problemas afectivos, sendo examinadas intensivamente as várias fases da intervenção de acordo com a orientação psicodinâmica e as teorias do desenvolvimento infantil e grupal. Os resultados da intervenção revelam-se positivos, observando-se mudanças nos utentes em contexto de participação social, embora nem sempre constantes com os resultados obtidos. Podemos afirmar a necessidade de se efectuar um trabalho terapêutico continuado no tempo com este tipo de utentes, de forma a garantir uma maior constância nas mudanças positivas já observadas.2013-10-23T16:02:17Z2013-10-232013-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/527http://hdl.handle.net/11067/527TID:201787075porSantos, Cátia Andreia Amaral dos, 1989-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:50Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:28.239820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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