Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Evando Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha, António Camilo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62638
Resumo: A opção de escrever um texto sobre formação inicial e continuada foi fruto da necessidade de repensar os processos de formação com os quais estamos envolvidos há quase vinte anos. Para tanto, apresentamos perspectivas de formação baseadas em experiencias formativas reais, concretas e que, de alguma maneira, foram exitosas, não apenas pelas escolhas realizadas, pelos caminhos trilhados, mas sobretudo pela qualidade dos professores que participaram de tais experiências, cem como vontade de acertar, de melhorar, de transformar a prática da Educação Física, mas sempre considerando que toda e qualquer melhoria passa pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho coletivo, pelos alunos, pelos professores e, claro, pela escola. Consideramos e destacamos a necessidade de que a formação inicial e continuada sejam realizadas, organizadas, planejadas, geridas como projetos coletivos, pois uma formação não se faz individualmente, a docência se faz na coletividade, na troca de experiencias, no trabalho conjunto.
id RCAP_f4a553cfc69379f90a72d6f2f584499a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposiçõesFormação de ProfessoresEducação Física EscolarEnsino e PesquisaA opção de escrever um texto sobre formação inicial e continuada foi fruto da necessidade de repensar os processos de formação com os quais estamos envolvidos há quase vinte anos. Para tanto, apresentamos perspectivas de formação baseadas em experiencias formativas reais, concretas e que, de alguma maneira, foram exitosas, não apenas pelas escolhas realizadas, pelos caminhos trilhados, mas sobretudo pela qualidade dos professores que participaram de tais experiências, cem como vontade de acertar, de melhorar, de transformar a prática da Educação Física, mas sempre considerando que toda e qualquer melhoria passa pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho coletivo, pelos alunos, pelos professores e, claro, pela escola. Consideramos e destacamos a necessidade de que a formação inicial e continuada sejam realizadas, organizadas, planejadas, geridas como projetos coletivos, pois uma formação não se faz individualmente, a docência se faz na coletividade, na troca de experiencias, no trabalho conjunto.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Appris EditoraUniversidade do MinhoMoreira, Evando CarlosCunha, António Camilo2019-04-112019-04-11T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62638porMoreira, Evando Carlo. & Cunha, António Camilo Teles Nascimento (2019). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: Reflexões e proposições. In E. Moreira (org) Formação inicial e continuada de professores de educação Física: conceitos, reflexões e proposições (pp 23-75). Curitiba: Appris Editora978-85-473-2979-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:36:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:36:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
title Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
Moreira, Evando Carlos
Formação de Professores
Educação Física Escolar
Ensino e Pesquisa
title_short Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
title_full Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
title_sort Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
author Moreira, Evando Carlos
author_facet Moreira, Evando Carlos
Cunha, António Camilo
author_role author
author2 Cunha, António Camilo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Evando Carlos
Cunha, António Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Física Escolar
Ensino e Pesquisa
topic Formação de Professores
Educação Física Escolar
Ensino e Pesquisa
description A opção de escrever um texto sobre formação inicial e continuada foi fruto da necessidade de repensar os processos de formação com os quais estamos envolvidos há quase vinte anos. Para tanto, apresentamos perspectivas de formação baseadas em experiencias formativas reais, concretas e que, de alguma maneira, foram exitosas, não apenas pelas escolhas realizadas, pelos caminhos trilhados, mas sobretudo pela qualidade dos professores que participaram de tais experiências, cem como vontade de acertar, de melhorar, de transformar a prática da Educação Física, mas sempre considerando que toda e qualquer melhoria passa pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho coletivo, pelos alunos, pelos professores e, claro, pela escola. Consideramos e destacamos a necessidade de que a formação inicial e continuada sejam realizadas, organizadas, planejadas, geridas como projetos coletivos, pois uma formação não se faz individualmente, a docência se faz na coletividade, na troca de experiencias, no trabalho conjunto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11
2019-04-11T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv book part
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62638
url http://hdl.handle.net/1822/62638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Evando Carlo. & Cunha, António Camilo Teles Nascimento (2019). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: Reflexões e proposições. In E. Moreira (org) Formação inicial e continuada de professores de educação Física: conceitos, reflexões e proposições (pp 23-75). Curitiba: Appris Editora
978-85-473-2979-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Appris Editora
publisher.none.fl_str_mv Appris Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545379475881984