Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62638 |
Resumo: | A opção de escrever um texto sobre formação inicial e continuada foi fruto da necessidade de repensar os processos de formação com os quais estamos envolvidos há quase vinte anos. Para tanto, apresentamos perspectivas de formação baseadas em experiencias formativas reais, concretas e que, de alguma maneira, foram exitosas, não apenas pelas escolhas realizadas, pelos caminhos trilhados, mas sobretudo pela qualidade dos professores que participaram de tais experiências, cem como vontade de acertar, de melhorar, de transformar a prática da Educação Física, mas sempre considerando que toda e qualquer melhoria passa pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho coletivo, pelos alunos, pelos professores e, claro, pela escola. Consideramos e destacamos a necessidade de que a formação inicial e continuada sejam realizadas, organizadas, planejadas, geridas como projetos coletivos, pois uma formação não se faz individualmente, a docência se faz na coletividade, na troca de experiencias, no trabalho conjunto. |
id |
RCAP_f4a553cfc69379f90a72d6f2f584499a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposiçõesFormação de ProfessoresEducação Física EscolarEnsino e PesquisaA opção de escrever um texto sobre formação inicial e continuada foi fruto da necessidade de repensar os processos de formação com os quais estamos envolvidos há quase vinte anos. Para tanto, apresentamos perspectivas de formação baseadas em experiencias formativas reais, concretas e que, de alguma maneira, foram exitosas, não apenas pelas escolhas realizadas, pelos caminhos trilhados, mas sobretudo pela qualidade dos professores que participaram de tais experiências, cem como vontade de acertar, de melhorar, de transformar a prática da Educação Física, mas sempre considerando que toda e qualquer melhoria passa pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho coletivo, pelos alunos, pelos professores e, claro, pela escola. Consideramos e destacamos a necessidade de que a formação inicial e continuada sejam realizadas, organizadas, planejadas, geridas como projetos coletivos, pois uma formação não se faz individualmente, a docência se faz na coletividade, na troca de experiencias, no trabalho conjunto.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Appris EditoraUniversidade do MinhoMoreira, Evando CarlosCunha, António Camilo2019-04-112019-04-11T00:00:00Zbook partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62638porMoreira, Evando Carlo. & Cunha, António Camilo Teles Nascimento (2019). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: Reflexões e proposições. In E. Moreira (org) Formação inicial e continuada de professores de educação Física: conceitos, reflexões e proposições (pp 23-75). Curitiba: Appris Editora978-85-473-2979-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:36:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:36:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
title |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
spellingShingle |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições Moreira, Evando Carlos Formação de Professores Educação Física Escolar Ensino e Pesquisa |
title_short |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
title_full |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
title_sort |
Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições |
author |
Moreira, Evando Carlos |
author_facet |
Moreira, Evando Carlos Cunha, António Camilo |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, António Camilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Evando Carlos Cunha, António Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação Física Escolar Ensino e Pesquisa |
topic |
Formação de Professores Educação Física Escolar Ensino e Pesquisa |
description |
A opção de escrever um texto sobre formação inicial e continuada foi fruto da necessidade de repensar os processos de formação com os quais estamos envolvidos há quase vinte anos. Para tanto, apresentamos perspectivas de formação baseadas em experiencias formativas reais, concretas e que, de alguma maneira, foram exitosas, não apenas pelas escolhas realizadas, pelos caminhos trilhados, mas sobretudo pela qualidade dos professores que participaram de tais experiências, cem como vontade de acertar, de melhorar, de transformar a prática da Educação Física, mas sempre considerando que toda e qualquer melhoria passa pelo estudo, pela pesquisa, pelo trabalho coletivo, pelos alunos, pelos professores e, claro, pela escola. Consideramos e destacamos a necessidade de que a formação inicial e continuada sejam realizadas, organizadas, planejadas, geridas como projetos coletivos, pois uma formação não se faz individualmente, a docência se faz na coletividade, na troca de experiencias, no trabalho conjunto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-11 2019-04-11T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62638 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, Evando Carlo. & Cunha, António Camilo Teles Nascimento (2019). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: Reflexões e proposições. In E. Moreira (org) Formação inicial e continuada de professores de educação Física: conceitos, reflexões e proposições (pp 23-75). Curitiba: Appris Editora 978-85-473-2979-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Appris Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Appris Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545379475881984 |