Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcelo Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/c4gg-0795
Resumo: Denilson Baniwa é artista, curador, designer, ilustrador e ativista nascido na aldeia Darí, nas margens do Rio Negro na cidade de Barcelos – Amazonas, Brasil. Seus trabalhos transitam em diversos tipos de suportes, entre pintura, ilustração, performance, vídeos, fotografias, entre outros, sem abrir mão das tecnologias do Povo Baniwa. É conhecido pelo promissor trabalho na quebra de paradigmas para abertura do protagonismo indígena na arte contemporânea brasileira. Ganhou o prêmio PIPA 2019. Tem trabalhos como curador na série Mekukradjá (2016/2019), evento do Itaú Cultural e na exposição Reantropofagia (2019), na galeria da Universidade Federal Fluminense – UFF. Entre suas produções como artista, destacam-se as performances Pajé-onça hackeando a 33° Bienal de Artes de São Paulo (2018); Sawé (2018/19) no SESC-SP, Vaievem (2019) no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, Vexoá (2020) na Pinacoteca de São Paulo, Memórias de um Brasil Profundo (2019) no Museu Afro Brasil e participou, em 2019, do Arctic Amazon Symposium, no Canadá. Participará da Bienal de Sidney (2021) na Austrália, entre outros trabalhos. Nessa entrevista, conversamos sobre temas como arte indígena contemporânea, colonialismo nas artes, diálogo, tradução, desobediência epistêmica, insurgências da arte indígena contemporânea, universidade, hegemonia de pessoas brancas no sistema de artes, ensino de arte e a possibilidade de outras histórias das artes.
id RCAP_f4a7207c0d6c9cc032e7115f08d4bad9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/39
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson BaniwaArte indígena contemporâneaDescolonialidadeVisibilidadeColonialismoDenilson Baniwa é artista, curador, designer, ilustrador e ativista nascido na aldeia Darí, nas margens do Rio Negro na cidade de Barcelos – Amazonas, Brasil. Seus trabalhos transitam em diversos tipos de suportes, entre pintura, ilustração, performance, vídeos, fotografias, entre outros, sem abrir mão das tecnologias do Povo Baniwa. É conhecido pelo promissor trabalho na quebra de paradigmas para abertura do protagonismo indígena na arte contemporânea brasileira. Ganhou o prêmio PIPA 2019. Tem trabalhos como curador na série Mekukradjá (2016/2019), evento do Itaú Cultural e na exposição Reantropofagia (2019), na galeria da Universidade Federal Fluminense – UFF. Entre suas produções como artista, destacam-se as performances Pajé-onça hackeando a 33° Bienal de Artes de São Paulo (2018); Sawé (2018/19) no SESC-SP, Vaievem (2019) no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, Vexoá (2020) na Pinacoteca de São Paulo, Memórias de um Brasil Profundo (2019) no Museu Afro Brasil e participou, em 2019, do Arctic Amazon Symposium, no Canadá. Participará da Bienal de Sidney (2021) na Austrália, entre outros trabalhos. Nessa entrevista, conversamos sobre temas como arte indígena contemporânea, colonialismo nas artes, diálogo, tradução, desobediência epistêmica, insurgências da arte indígena contemporânea, universidade, hegemonia de pessoas brancas no sistema de artes, ensino de arte e a possibilidade de outras histórias das artes.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/c4gg-0795oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/39Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 2 (2021): Processos de Criação; 93-972184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/39https://doi.org/10.34623/c4gg-0795https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/39/26https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/39/55Direitos de Autor (c) 2021 Marcelo Garcia Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Marcelo Garcia2022-09-20T15:24:45Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/39Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:06.139711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
title Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
spellingShingle Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
Rocha, Marcelo Garcia
Arte indígena contemporânea
Descolonialidade
Visibilidade
Colonialismo
title_short Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
title_full Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
title_fullStr Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
title_full_unstemmed Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
title_sort Arte indígena contemporânea por Denilson Baniwa: Contemporary indigenous art by Denilson Baniwa
author Rocha, Marcelo Garcia
author_facet Rocha, Marcelo Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcelo Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Arte indígena contemporânea
Descolonialidade
Visibilidade
Colonialismo
topic Arte indígena contemporânea
Descolonialidade
Visibilidade
Colonialismo
description Denilson Baniwa é artista, curador, designer, ilustrador e ativista nascido na aldeia Darí, nas margens do Rio Negro na cidade de Barcelos – Amazonas, Brasil. Seus trabalhos transitam em diversos tipos de suportes, entre pintura, ilustração, performance, vídeos, fotografias, entre outros, sem abrir mão das tecnologias do Povo Baniwa. É conhecido pelo promissor trabalho na quebra de paradigmas para abertura do protagonismo indígena na arte contemporânea brasileira. Ganhou o prêmio PIPA 2019. Tem trabalhos como curador na série Mekukradjá (2016/2019), evento do Itaú Cultural e na exposição Reantropofagia (2019), na galeria da Universidade Federal Fluminense – UFF. Entre suas produções como artista, destacam-se as performances Pajé-onça hackeando a 33° Bienal de Artes de São Paulo (2018); Sawé (2018/19) no SESC-SP, Vaievem (2019) no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, Vexoá (2020) na Pinacoteca de São Paulo, Memórias de um Brasil Profundo (2019) no Museu Afro Brasil e participou, em 2019, do Arctic Amazon Symposium, no Canadá. Participará da Bienal de Sidney (2021) na Austrália, entre outros trabalhos. Nessa entrevista, conversamos sobre temas como arte indígena contemporânea, colonialismo nas artes, diálogo, tradução, desobediência epistêmica, insurgências da arte indígena contemporânea, universidade, hegemonia de pessoas brancas no sistema de artes, ensino de arte e a possibilidade de outras histórias das artes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/c4gg-0795
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/39
url https://doi.org/10.34623/c4gg-0795
identifier_str_mv oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/39
https://doi.org/10.34623/c4gg-0795
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/39/26
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/39/55
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Marcelo Garcia Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Marcelo Garcia Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 2 (2021): Processos de Criação; 93-97
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130374742212608