A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Helena Gil
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11749
Resumo: O estudo que se apresenta neste artigo foca-se no papel que as representações assumem à medida que são usadas e transformadas como modelos de situações contextualizadas e vão evoluindo para modelos de raciocínio, por alunos do 1.° ciclo do Ensino Básico (dos 8 aos 10 anos). Remete para uma aprendizagem dos números racionais com compreensão, enquadrada numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número. É apresentada uma trajetória de aprendizagem que privilegia inicialmente a compreensão da percentagem e são analisadas quatro tarefas de uma experiência de ensino, que segue os procedimentos metodológicos de uma Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, gravações áudio e vídeo das aulas e produções dos alunos. A análise evidencia que a construção comparticipada de modelos a partir de representações, inicialmente associadas à percentagem, fortalece a interpretação de relações e facilita a compreensão de conceitos relativos aos números racionais.
id RCAP_f4a7e2f5f856b19226d4d2b5afcafd96
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergenteNúmeros racionaisSentido de NúmeroRepresentaçõesModelação emergenteRational numbersNumber senseRepresentationsEmergent modelingO estudo que se apresenta neste artigo foca-se no papel que as representações assumem à medida que são usadas e transformadas como modelos de situações contextualizadas e vão evoluindo para modelos de raciocínio, por alunos do 1.° ciclo do Ensino Básico (dos 8 aos 10 anos). Remete para uma aprendizagem dos números racionais com compreensão, enquadrada numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número. É apresentada uma trajetória de aprendizagem que privilegia inicialmente a compreensão da percentagem e são analisadas quatro tarefas de uma experiência de ensino, que segue os procedimentos metodológicos de uma Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, gravações áudio e vídeo das aulas e produções dos alunos. A análise evidencia que a construção comparticipada de modelos a partir de representações, inicialmente associadas à percentagem, fortalece a interpretação de relações e facilita a compreensão de conceitos relativos aos números racionais.ABSTRACT The study presented in this paper focus on the role that representations assume as they are taken as models of a contextualized situation and reconstructed as models for reasoning, by primary school students (aged 8 to 10 years old). It regards rational numbers learning with an understanding framed by the development of a number sense perspective. Considering a learning trajectory that emphasizes initially the understanding of percentage, we analyzed four tasks of a teaching experiment that was developed, following the methodological procedures of a Design Based Research. Data were collected through participant observation, supported in a logbook, audio and video recorded lessons and students' productions at the classroom. The analysis highlights that the social construction of models from representations, initially associated with percentage, strengthens the interpretation of relations and facilitates the understanding of concepts related to rational numbers.RCIPLGuerreiro, Helena GilSerrazina, Maria De Lurdes2020-06-01T09:21:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11749porGuerreiro, Helena Gil, & Serrazina, Maria de Lurdes. (2017). A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 181-201. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a091980-441510.1590/1980-4415v31n57a09info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:56.798047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
title A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
spellingShingle A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
Guerreiro, Helena Gil
Números racionais
Sentido de Número
Representações
Modelação emergente
Rational numbers
Number sense
Representations
Emergent modeling
title_short A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
title_full A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
title_fullStr A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
title_full_unstemmed A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
title_sort A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente
author Guerreiro, Helena Gil
author_facet Guerreiro, Helena Gil
Serrazina, Maria De Lurdes
author_role author
author2 Serrazina, Maria De Lurdes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Helena Gil
Serrazina, Maria De Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais
Sentido de Número
Representações
Modelação emergente
Rational numbers
Number sense
Representations
Emergent modeling
topic Números racionais
Sentido de Número
Representações
Modelação emergente
Rational numbers
Number sense
Representations
Emergent modeling
description O estudo que se apresenta neste artigo foca-se no papel que as representações assumem à medida que são usadas e transformadas como modelos de situações contextualizadas e vão evoluindo para modelos de raciocínio, por alunos do 1.° ciclo do Ensino Básico (dos 8 aos 10 anos). Remete para uma aprendizagem dos números racionais com compreensão, enquadrada numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número. É apresentada uma trajetória de aprendizagem que privilegia inicialmente a compreensão da percentagem e são analisadas quatro tarefas de uma experiência de ensino, que segue os procedimentos metodológicos de uma Investigação Baseada em Design. Os dados foram recolhidos através da observação participante, apoiada num diário de bordo, gravações áudio e vídeo das aulas e produções dos alunos. A análise evidencia que a construção comparticipada de modelos a partir de representações, inicialmente associadas à percentagem, fortalece a interpretação de relações e facilita a compreensão de conceitos relativos aos números racionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-01T09:21:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11749
url http://hdl.handle.net/10400.21/11749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerreiro, Helena Gil, & Serrazina, Maria de Lurdes. (2017). A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57), 181-201. https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a09
1980-4415
10.1590/1980-4415v31n57a09
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133467526561792