O marketing digital na escolha de programas televisivos de entretenimento : o caso de Casados à Primeira Vista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Mariana da Silva Perdigão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34632
Resumo: A era da digitalização contribuiu para que as audiências se fragmentassem por vários meios de comunicação. Tal situação reflete-se numa concorrência entre os diversos media, que lutam para conseguir captar e impactar a audiência. Dado que nos dias de hoje, o digital está presente em todas as ações dos consumidores, os meios tradicionais como é o caso da televisão aliaram-se às tecnologias digitais e às redes sociais para dar resposta a esta procura. Desta forma o entretenimento televisivo viu-se obrigado a adaptar-se ao digital. A procura pela diversão foi sempre um desejo corrente da sociedade e por isso as grandes indústrias do entretenimento evoluíram. Hoje os canais de media são os fornecedores de produção e distribuição de entretenimento, ocupando o entretenimento nos media um lugar de destaque na vida contemporânea. A Reality TV é uma categoria que inclui um conjunto amplo de programas de entretenimento sobre pessoas reais. Há quem critique os reality shows por considerarem este género de programas de baixo nível, que fazem generalizar uma cultura do exibicionismo, enquanto outros acham que a reality TV produz conteúdo mais realista no horário nobre e menos dispendioso. Os reality shows sofreram alterações desde o seu início e de certa forma também se adaptaram às transformações e produções digitais. Esta dissertação procura compreender de que forma as iniciativas do marketing digital se refletem na escolha de programas televisivos de entretenimento por parte do consumidor, a partir do caso do programa da SIC Casados à Primeira Vista. Para tal, foi utilizada a estratégia de investigação de métodos mistos, com inquérito por questionário a consumidores e entrevista a gestora de marcas de entretenimento do canal televisivo. O estudo concluiu que há uma grande preferência pela televisão tradicional anúncios televisivos em detrimento da televisão e publicidade online. No entanto, foram encontradas algumas discrepâncias em relação ao ponto de vista dos diferentes agentes no fenómeno. Os consumidores apresentam uma clara preferência pela televisão tradicional como o principal meio de ver e ter conhecimento sobre programas de entretenimento, como o Casados à Primeira Vista, o que não está de acordo com o parecer da gestão de marca do programa, que apresenta as redes sociais e o digital como sendo parte crucial e geradora de engagement. Tal situação não se verificou por parte do consumidor.
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Hoje os canais de media são os fornecedores de produção e distribuição de entretenimento, ocupando o entretenimento nos media um lugar de destaque na vida contemporânea. A Reality TV é uma categoria que inclui um conjunto amplo de programas de entretenimento sobre pessoas reais. Há quem critique os reality shows por considerarem este género de programas de baixo nível, que fazem generalizar uma cultura do exibicionismo, enquanto outros acham que a reality TV produz conteúdo mais realista no horário nobre e menos dispendioso. Os reality shows sofreram alterações desde o seu início e de certa forma também se adaptaram às transformações e produções digitais. Esta dissertação procura compreender de que forma as iniciativas do marketing digital se refletem na escolha de programas televisivos de entretenimento por parte do consumidor, a partir do caso do programa da SIC Casados à Primeira Vista. Para tal, foi utilizada a estratégia de investigação de métodos mistos, com inquérito por questionário a consumidores e entrevista a gestora de marcas de entretenimento do canal televisivo. O estudo concluiu que há uma grande preferência pela televisão tradicional anúncios televisivos em detrimento da televisão e publicidade online. No entanto, foram encontradas algumas discrepâncias em relação ao ponto de vista dos diferentes agentes no fenómeno. Os consumidores apresentam uma clara preferência pela televisão tradicional como o principal meio de ver e ter conhecimento sobre programas de entretenimento, como o Casados à Primeira Vista, o que não está de acordo com o parecer da gestão de marca do programa, que apresenta as redes sociais e o digital como sendo parte crucial e geradora de engagement. Tal situação não se verificou por parte do consumidor.Digitalization has contributed to the fragmentation of audiences among various media. This situation results in competition among the various media, which struggle to capture and impact the audience. Given that today, digital is present in all consumer actions, traditional media such as television have allied themselves with digital technologies and social networking sites to meet this demand. In this way TV entertainment was forced to adapt to digital. The search for entertainment has always been a common desire of society and that is why the big entertainment industries have evolved. Today the media channels are the suppliers of production and distribution of entertainment, occupying the entertainment in the media a prominent place in contemporary life. Reality TV is a category that includes a wide range of entertainment programs about real people. Some people criticize reality shows for considering them low brow programs, which generalize a culture of exhibitionism, while others think that reality TV produces more realistic content in prime time and less expensive. Reality shows have changed since their beginning and have also adapted to digital transformations and productions in a certain way. This dissertation seeks to understand how digital marketing initiatives are reflected in the consumers’ choice of entertainment television programs. The program chosen for the analysis is Married at the first sight. For this, the research strategy of mixed methods was used. The study concluded that there is a great preference for traditional television and television commercials, to the detriment of online television and online advertising. However, some discrepancies were found regarding the point of view of the different agents in the phenomenon. Consumers have a clear preference for traditional television as the main means of watching and having knowledge about entertainment programs, such as Married at the first sight, which is not in accordance with the opinion of the program's brand management, which presents social networks and digital as being a crucial and engaging part. This has not been the case for the consumer.Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEsteves, Mariana da Silva Perdigão2021-09-03T08:01:33Z2021-02-1920202021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34632TID:202746640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:04.420519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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