Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Diana Carolina da Cruz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10879
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_f4cc8b68d5384df1e18348a729395e4a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicaçãoCapital da Marca Centrado no ClienteGestão de MarcasMarca onlineCustomer Based Brand EquityBrand ManagementOnline BrandMestrado em MarketingDesenvolver marcas fortes é uma prioridade para muitos empreendedores e empresas, contudo o processo de criação e gestão destas é algo difícil e complexo. O Modelo de Capital da Marca Centrado no Cliente, proposto por Keller (1993), apresenta-se como um guia para a gestão estratégica de marcas, facultando orientações tácticas específicas para planear, desenvolver, mensurar e gerir o capital da marca. Este modelo revelou-se primordial para o desenvolvimento deste projecto cujo objectivo foi a criação e desenvolvimento de uma nova marca online. Em primeiro lugar foi necessário desenvolver um conceito de negócio específico, sendo estabelecido à priori o quadro de referência competitivo, (o mercado-alvo e a concorrência), e o posicionamento da marca. De seguida foram exploradas formas de criar capital da marca, como por exemplo, através de elementos da marca, de programas de marketing, e da geração de associações secundárias.Por fim, abordou-se o contributo deste projeto, onde foram descritas as suas limitações e apresentadas linhas de trabalho futuro.Developing strong brands is a priority for many entrepreneurs and companies though creating and managing them is somewhat difficult and complex.Keller’s Customer-Based Brand Equity Model (1993), poses as a guide for creating and strategically managing brands, providing specific tactical guidelines for planning, developing, measuring and managing brand equity. This model has proved to be essential for the development of this project whose aim was the creation and development of a new online brand. Firstly, it was necessary to develop a specific business concept, having determined in advance the frame of reference (target market and nature of competition), and establish brand positioning. It was then explored ways to create brand equity, for example, through brand elements, marketing campaigns and the use of secondary brand associations. Finally, the contributions of this project, its limitations and future lines of work are presents.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaDuque, Diana Carolina da Cruz2016-02-10T10:42:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:16.187756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
title Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
spellingShingle Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
Duque, Diana Carolina da Cruz
Capital da Marca Centrado no Cliente
Gestão de Marcas
Marca online
Customer Based Brand Equity
Brand Management
Online Brand
title_short Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
title_full Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
title_fullStr Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
title_full_unstemmed Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
title_sort Criar e desenvolver capital da marca centrado no cliente : uma aplicação
author Duque, Diana Carolina da Cruz
author_facet Duque, Diana Carolina da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Diana Carolina da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Capital da Marca Centrado no Cliente
Gestão de Marcas
Marca online
Customer Based Brand Equity
Brand Management
Online Brand
topic Capital da Marca Centrado no Cliente
Gestão de Marcas
Marca online
Customer Based Brand Equity
Brand Management
Online Brand
description Mestrado em Marketing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-02-10T10:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10879
url http://hdl.handle.net/10400.5/10879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131055420080128