Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11053 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_e65ddeb76870e4c3f7296f82d3cd94ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadorasMar Portugalmarcaplano estratégico de marcaposicionamento da marcaidentidade da marcacapital da marca centrado no clientebrandbranding planbrand positioningbrand identitycustomer-based brand equityMestrado em MarketingMar Portugal é uma marca registada desde fevereiro de 2013, pela Direção-Geral de Política do Mar. A marca surgiu num dos domínios de ação da Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e tem como objetivo contribuir para a afirmação de Portugal enquanto país marítimo por excelência. Apesar do potencial económico que esta marca pode representar, nunca foi desenvolvido qualquer plano estratégico para a marca que permita a sua alavancagem. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um plano estratégico para a marca Mar Portugal, que potencie o aumento da notoriedade da marca e o desenvolvimento da imagem desejada para Portugal, em relação ao mar. Tendo em conta a complexidade da marca e a limitação de tempo, os pontos sobre "elementos da marca", "programas de marketing de apoio à marca" e "associações secundárias da marca" (instrumentos de criação do capital da marca centrado no cliente) apresentam apenas linhas orientadoras de ação. A estratégia de investigação utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi Action Research e o processo de elaboração do plano estratégico para a marca Mar Portugal teve duas fases. A primeira fase foi a de recolha e análise de dados secundários e primários. A segunda fase concretizou-se no desenvolvimento do plano com base na informação obtida. A análise desenvolvida reforça o apelo para a necessidade de aprofundar e desenvolver o plano estratégico para a marca Mar Portugal, bem como definir a calendarização, a orçamentação e as métricas de avaliação.Since February 2013, Mar Portugal is a registered brand by Direção-Geral de Política do Mar. This brand is a result of National Ocean Strategy 2013-2020's action and aims to contribute to the affirmation of Portugal as a maritime country by excellence. Despite the economic potential that this brand may represent, it has never been developed any branding plan. This study aims to develop a branding plan for the Mar Portugal brand that contributes to an increase of brand awareness and to the development of the desired image to Portugal, in what concerns sea. Given the complexity of this brand and the time constraints, the sections "brand elements", "marketing programs to support the brand" and "secondary brand associations" (the instruments to create customer-based brand equity) only report some guidelines for implementation. The research strategy for this study was Action Research. The process of developing the branding plan involved two stages: the first was the collection and analysis of secondary data as well as primary data; and the second was the development of a branding plan based on the information obtained. The outcomes of this study reinforce the need to deepen and further develop the branding plan. The schedule, the budgeting and the evaluation metrics are some topics of concern.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Ana Teresa Ferreira2016-02-24T13:54:19Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11053porMarques, Ana Teresa Ferreira (2015). "Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:24.513637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
title |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
spellingShingle |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras Marques, Ana Teresa Ferreira Mar Portugal marca plano estratégico de marca posicionamento da marca identidade da marca capital da marca centrado no cliente brand branding plan brand positioning brand identity customer-based brand equity |
title_short |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
title_full |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
title_fullStr |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
title_full_unstemmed |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
title_sort |
Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras |
author |
Marques, Ana Teresa Ferreira |
author_facet |
Marques, Ana Teresa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Maria Margarida Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Teresa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mar Portugal marca plano estratégico de marca posicionamento da marca identidade da marca capital da marca centrado no cliente brand branding plan brand positioning brand identity customer-based brand equity |
topic |
Mar Portugal marca plano estratégico de marca posicionamento da marca identidade da marca capital da marca centrado no cliente brand branding plan brand positioning brand identity customer-based brand equity |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-24T13:54:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11053 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, Ana Teresa Ferreira (2015). "Plano estratégico para a marca Mar Portugal : linhas orientadoras". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131057304371200 |