Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27362
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico. O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico.
id RCAP_f4ccb75e3dbab32fe77b2ed3e970190e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadaniaGestão escolarGestão educacionalCidadania e inclusãoSchool managementEducational managementCitizenship and inclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico. O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico.The present work proposes to analyze the performance of the school manager, more specifically as to their role in promoting citizenship. The work starts from a theoretical review of administration and organization, understanding its evolution and the various concepts that culminated in the management of educational organizations. The aspects related to school management and educational management is also treated as a system of education. In the perspective of citizenship, the evolution of the concept and public policies related to school inclusion will be analyzed. Understanding the functioning of the Brazilian Educational System and the importance of the role of the manager in this context helps to understand the relationships established for the creation of a school culture that stimulates the participation of the actors involved in the educational process in its various areas of activity, In addition to bureaucratic and normative participation, but an action that results in an education aimed at the formation of a historical human being.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de2019-04-10T13:27:26Z2017-05-3020172017-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27362TID:201702339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:25:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:25:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
title Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
spellingShingle Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
Faria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de
Gestão escolar
Gestão educacional
Cidadania e inclusão
School management
Educational management
Citizenship and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
title_full Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
title_fullStr Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
title_full_unstemmed Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
title_sort Gestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadania
author Faria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de
author_facet Faria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão educacional
Cidadania e inclusão
School management
Educational management
Citizenship and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão escolar
Gestão educacional
Cidadania e inclusão
School management
Educational management
Citizenship and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico. O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
2017
2017-05-30T00:00:00Z
2019-04-10T13:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27362
TID:201702339
url http://hdl.handle.net/10400.14/27362
identifier_str_mv TID:201702339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546925807763456