Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Renata Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92542
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_f4e173f707a6bcb3f4f1070cec612fe5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/92542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade Visual Multimédia para o Festival do CratoMultimedia Visual Identity for Festival do CratoIdentidade VisualWeb DesignDesign GráficoCulturaFestivalVisual IdentityWeb DesignGraphic DesignCultureFestivalDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEsta dissertação descreve o desenvolvimento ou renovação da identidade visual do Festival do Crato, um evento em ascensão em Portugal que se foca em três vertentes: a gastronomia, o artesanato e a música. O foco detém-se sobre a criação de uma identidade visual coerente e atrativa, de índole especulativa, com fundamento na natureza do festival e com base em exemplos de sucesso previamente estudados. Para isso, partiu-se de fundamentos de branding, consideraram-se os principais elementos gráficos de uma identidade visual e analisaram-se alguns casos de identidades visuais de festivais. Foi analisada a questão da utilização das estratégias de branding corporativo na conceção de identidades visuais para entidades que atuam na área da Cultura. Na metodologia foram incluídos dois momentos determinantes: uma viagem de reconhecimento e uma avaliação feita por utilizadores. Além disso, a componente multimédia deste projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo interativo de um website alusivo ao festival, assim como de uma simulação do layout de uma aplicação para telemóvel.O website inclui informações sobre o line-up do festival, assim como páginas descritivas sobre cada um dos seus componentes temáticos, mapa, compra de bilhetes e qualquer outra informação pertinente. A aplicação tem o intuito de servir como ferramenta ativa no decorrer do evento e, para isso, detém funcionalidades que procuram minimizar possíveis constrangimentos ou episódios negativos que influenciarão, direta ou indiretamente, a própria experiência do utilizador.This dissertation describes the visual identity rebranding process of Crato’s festival, an event that has been growing in Portugal and which involves three attractions: the gastronomy, the crafts and the music. The main focus is about the design of a coherent and attractive visual identity and its application based on the nature of the festival, as well as on previously studied successful examples. Thereunto, we started from branding fundamentals, the main graphic elements of a visual identity were considered and some cases of visual identities designed for festivals were analyzed. The question of the use of corporate branding strategies in the design of visual identities for entities operating in the cultural area was analyzed.Two determining moments will be included in the methodology: a recognition trip and an evaluation made by users. Furthermore, the multimedia component of this project will consist on the development of an interactive prototype of a website alluding to the festival, as well as a layout simulation of a smartphone application.The website will include information about the festival line-up, as well as descriptive pages about each one of its thematic components, map, ticket booking and any other relevant information. The application aims to serve as an active tool in the course of the event and, for that, it has some functionalities that seek to minimize possible embarassments or negative episodes that directly or indirectly influence the user's own experience.2020-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92542http://hdl.handle.net/10316/92542TID:202520994porAlmeida, Renata Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:58:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:36.948583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
Multimedia Visual Identity for Festival do Crato
title Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
spellingShingle Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
Almeida, Renata Marques
Identidade Visual
Web Design
Design Gráfico
Cultura
Festival
Visual Identity
Web Design
Graphic Design
Culture
Festival
title_short Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
title_full Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
title_fullStr Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
title_full_unstemmed Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
title_sort Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
author Almeida, Renata Marques
author_facet Almeida, Renata Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Renata Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Visual
Web Design
Design Gráfico
Cultura
Festival
Visual Identity
Web Design
Graphic Design
Culture
Festival
topic Identidade Visual
Web Design
Design Gráfico
Cultura
Festival
Visual Identity
Web Design
Graphic Design
Culture
Festival
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/92542
http://hdl.handle.net/10316/92542
TID:202520994
url http://hdl.handle.net/10316/92542
identifier_str_mv TID:202520994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134012687515648