Lealdade a empresas fornecedoras de software, em contexto de Marketing B2B
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32875 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho. |
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Lealdade a empresas fornecedoras de software, em contexto de Marketing B2BLealdadeMarketing B2BSatisfaçãoCompromissoMarketing relacionalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.Este trabalho de dissertação de mestrado sobre o tema “Lealdade a empresas fornecedores de Software, em contexto de Marketing B2B”, procura perceber, dentro do conceito de lealdade a uma empresa fornecedora de software de gestão ou faturação, quais os fatores mais valorizados para a criação de uma relação empresarial. O Marketing B2B define-se pelas ações estratégicas que envolvem a relação e a troca comercial entre empresas. Procura conquistar novos clientes e gerir todo o relacionamento de forma mais direta, procurando satisfazer clientes antigos e cativar clientes futuros através de estratégias que promovam a lealdade para com os seus fornecedores. O objectivo principal deste estudo prende-se com a compreensão da relação entre empresas clientes e empresas fornecedoras que atuam com uma estratégia B2B na venda e serviço de software. Procurou perceber-se a importância de determinantes como a imagem, qualidade do serviço e valor percebido em variáveis como satisfação, confiança, compromisso e reputação da empresa fornecedora. É feita, também, uma análise de fatores como custos de mudança, descontentamento e dependência na obtenção de lealdade, ou na influência de intenção de mudança. A análise destes fatores é crucial para se poder interpretar a importância da lealdade em Marketing B2B. Para alcançar estes objectivos foi efetuado um estudo empírico baseado num questionário fundamentado e estruturado com o intuito de perceber o comportamento das empresas consumidoras perante estratégias em contexto B2B, assim como todos os fatores que contribuem para o Marketing Relacional. Através de metodologias estatísticas, procurou desenhar-se um modelo de investigação que relacione e interligue a lealdade com satisfação, compromisso, confiança e reputação em empresas com estratégia de negócio B2B. Utilizando este mesmo modelo, procurou investigar-se quais os fatores fundamentais para perpetuar a satisfação, as relações empresariais, e solidificar a posição de mercado de uma empresa que centre a sua estratégia de negócio em Marketing B2B. Este estudo permitiu concluir que fatores como o compromisso e a satisfação são essenciais para gerar e manter a lealdade entre empresas que operam em Marketing B2B.FEUC2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32875http://hdl.handle.net/10316/32875porPereira, João Miguel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:00.891266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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