Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, Anabela Fernandes Ferreira, 1974-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2551
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_f4f521e3808dd90f8b6dc141753cc5bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebraDidáctica da matemáticaFunções (Matemática)Tecnologias educativasTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O conceito de função acompanha os alunos durante todo o seu percurso escolar, evidenciando-se muitas dificuldades na sua aprendizagem. Com este estudo, no qual sou professora e investigadora, pretendo analisar de que forma tarefas de investigação e exploração, recorrendo ao software GeoGebra, podem contribuir para a aprendizagem das funções e para o seu uso na interpretação de situações e na resolução de problemas. O estudo decorreu no contexto de uma unidade de ensino, leccionada por mim, que se compunha de cinco tarefas de exploração/investigação. Em três das referidas tarefas, usou-se o GeoGebra. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, através de estudos de caso de pares de alunos. A recolha de dados envolveu a realização de duas entrevistas, uma no início e outra no final do estudo, aos pares de alunos objecto de estudos de caso, e a análise dos registos dos alunos na resolução das tarefas, bem como da discussão realizada em grande grupo. Foram ainda analisadas as fichas de avaliação de que foram alvo, no final do estudo. Os resultados do estudo mostram que os alunos apresentam dificuldades na apreensão e aplicação do conceito de função mas que podem ser minimizadas quando são usadas várias representações. Mostra, também, que os alunos sentem dificuldade em lidar com símbolos formais algébricos e em relacionar as várias representações. É na ligação entre fórmulas, gráficos, diagramas e expressões verbais das relações, como na interpretação de gráficos e na manipulação de símbolos, que residem as dificuldades sentidas. Estas dificuldades são atenuadas com a realização de tarefas que envolvem os diversos sistemas de representação. As tarefas usadas permitem aos alunos uma abrangência de formas de representar a mesma situação, uma vez que a compreensão do conceito só é possível quando se alcança a coordenação das várias representações. A utilização de um software constituiu um factor motivador para as aulas de Matemática. No entanto, a sua utilização fica aquém do esperado, preferindo os alunos utilizar, sempre que podem, processos de raciocínio numérico.The concept of function accompanies students throughout all their school years but they experience many difficulties in learning it. With this study, in which I am a teacher and researcher, I analyze how investigation and exploration tasks, using the software GeoGebra, contributes to the learning of functions and their use in interpreting situations and solving problems. The study was carried out in the context of a teaching unit, taught by me, consisting of five exploration/investigation tasks. In three of these tasks, I used GeoGebra. The investigation followed a qualitative methodology, through case studies of pairs of students. Data collection involved two interviews, one in the beginning and one at the end of the study, of pairs of students subject of case studies, the records done students while solving tasks, as well as large group discussion held. I also analyzed the evaluation sheets that were administered at the end of the study. The study results show that students have difficulties in understanding and applying the concept of function that, however, can be minimized with the introduction of multiple representations. It also shows that students find it difficult to deal with formal algebraic symbols and to relate the various representations. It is in the connection between formulas, graphs, diagrams and verbal expressions of relationships, such as interpreting graphs and manipulating symbols, which lay the difficulties. These difficulties can be overcome using tasks involving various systems of representation. This type of work enables students to represent the same situation in multiple ways; therefore they understand better the concept. The use of software was a motivating factor for math classes. However, it seems that students prefer to use processes of numerical reasoning, and less the representation of functions with GeoGebra.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaCandeias, Anabela Fernandes Ferreira, 1974-2011-02-21T16:37:00Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:55.011299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
title Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
spellingShingle Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
Candeias, Anabela Fernandes Ferreira, 1974-
Didáctica da matemática
Funções (Matemática)
Tecnologias educativas
Teses de mestrado - 2010
title_short Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
title_full Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
title_fullStr Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
title_full_unstemmed Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
title_sort Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra
author Candeias, Anabela Fernandes Ferreira, 1974-
author_facet Candeias, Anabela Fernandes Ferreira, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, Anabela Fernandes Ferreira, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica da matemática
Funções (Matemática)
Tecnologias educativas
Teses de mestrado - 2010
topic Didáctica da matemática
Funções (Matemática)
Tecnologias educativas
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-21T16:37:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2551
url http://hdl.handle.net/10451/2551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173013737472