A expressão corporal e a evolução da animação em personagens inanimados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16429 |
Resumo: | A evolução do cinema tem sido acompanhado pela tecnologia o que vem proporcionando cada vez mais possibilidades de realizações de novas ideias e de novas estórias. Graças a melhoria dos computadores é possível hoje em dia através dos efeitos especiais, criar novas oportunidades de contar algo que o argumentista escreveu e que antigamente eram praticamente impossíveis de realização. Juntamente com o cinema, a animação também vem seguindo essas novas descobertas melhorando sua narrativa e sua forma de se expressar. Toda essa evolução é demonstrada através de uma série de personagens dos mais diferentes tipos como animais ou objetos inanimados, mas que são capazes de nos transmitir exemplos de sentimentos ao logo de uma estória, de maneiras cada vez mais convincentes. Personagens que supostamente não poderiam expressar sentimentos de felicidade, medo, compaixão como um carro chamado McQueen que tem a personalidade de alguém convencido e de que é bom em tudo o que faz. Ou então um animal como um peixe, com o nome de Dory e que é muito simpática e com problemas de memória, são exemplos dos quais a evolução das técnicas de animação e da tecnologia ajudaram os animadores a expressar todas essas características através dos personagens. Mas nada disso teria tanta importância se não houvesse as atuações das personagens principais, do centro de todo o conjunto. Além do diretor e de toda a produção técnica, há os artistas que usam a descrição chamada “Expressão Corporal”, que tem como finalidade demonstrar todas as emoções e sentimentos que a estória tem a transmitir através dos atores. Tanto em um filme quanto em um show de teatro, são os atores que nos passam todas as sensações em suas ações. Graças à Expressão Corporal da atuação do ator no filme que podemos sentir e perceber toda a mensagem criada pelos produtores do filme/animação. Esta dissertação tem como principal intenção o estudo da expressão corporal e sua maneira de transmitir emoções e sentimentos que são usadas nos filmes e na animação ao longo dos anos. Pretende-se conhecer parte da sua origem e como vem evoluindo ao longo do tempo através do desenvolvimento da tecnologia que proporciona cada vez mais desafios e novos meios para um animador/ator se preparar para atuar/interpretar ações em seres supostamente inanimados. |
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Personagens que supostamente não poderiam expressar sentimentos de felicidade, medo, compaixão como um carro chamado McQueen que tem a personalidade de alguém convencido e de que é bom em tudo o que faz. Ou então um animal como um peixe, com o nome de Dory e que é muito simpática e com problemas de memória, são exemplos dos quais a evolução das técnicas de animação e da tecnologia ajudaram os animadores a expressar todas essas características através dos personagens. Mas nada disso teria tanta importância se não houvesse as atuações das personagens principais, do centro de todo o conjunto. Além do diretor e de toda a produção técnica, há os artistas que usam a descrição chamada “Expressão Corporal”, que tem como finalidade demonstrar todas as emoções e sentimentos que a estória tem a transmitir através dos atores. Tanto em um filme quanto em um show de teatro, são os atores que nos passam todas as sensações em suas ações. Graças à Expressão Corporal da atuação do ator no filme que podemos sentir e perceber toda a mensagem criada pelos produtores do filme/animação. Esta dissertação tem como principal intenção o estudo da expressão corporal e sua maneira de transmitir emoções e sentimentos que são usadas nos filmes e na animação ao longo dos anos. Pretende-se conhecer parte da sua origem e como vem evoluindo ao longo do tempo através do desenvolvimento da tecnologia que proporciona cada vez mais desafios e novos meios para um animador/ator se preparar para atuar/interpretar ações em seres supostamente inanimados.The evolution of cinema has been followed by technology that is providing more and more opportunities for achieving new ideas and new forms of storytelling. Thanks to recent improvements in computer graphics, it is possible today, through special effects, to create new opportunities to create something that the writer imagined and that years ago were impossible to accomplish. Along with film, feature animation has also been following these new discoveries, improving their narrative and their way of expressing themselves. All this evolution is demonstrated through a series of characters of different types like animals or inanimate objects, that are able to demonstrate human feelings over the story, in ways increasingly more convincing. Characters, who supposedly could not express feelings of happiness, fear or compassion, like a car named Lightning McQueen, now has the personality of someone that is the best and that is good at everything he does. Or a fish named Dory that is very friendly and has memory problems. These are some examples of the evolution of animation techniques and technology which helped animators to express all these features through the characters. But none of this would matter so much if it were not for the actings of the main characters, the center of everything. In addition to the director and the entire technical production, there are artists who use a description called "Body Expression," which aims to show all the emotions and feelings that the story has to pass through the actors. Like in a movie or a theater show, it's the actors who show us all the feelings in their actions. Thanks to the body expression of the performance of the actor in the film, we can feel and see the entire message created by the producers of the film/animation. This dissertation has as main purpose the study of body language and its way of conveying emotions and feelings that are used in movies and animation over the years. It is intended to meet part of their origin and how it has evolved over time through the development of technology that provides increased challenges and new ways for an animator / actor to prepare to act / interpret actions of supposedly inanimate beings.Kunz, SahraMegre, RicardoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSouza, Bruce Rodolfo de2015-01-28T10:09:50Z2014-08-0720122014-08-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:21:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:40.404789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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