A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8316 |
Resumo: | Os estudos realizados em diferentes sistemas educativos sobre o ensino-aprendizagem de Música no 1º Ciclo do Ensino Básico (Primary School, em Inglaterra, e École Primaire, em França) continuam a mostrar uma grande diversidade na qualidade das ofertas curriculares. Dos vários aspetos que têm sido apontados como causas prováveis para este problema procurou-se investigar os níveis de autoconfiança dos professores generalistas para lecionar a área curricular de Expressão Musical. Tendo a ESELx um Mestrado Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (ME12c) considerou-se adequado realizar um estudo baseado numa investigação de quatro Faculdades de Educação do Reino Unido em que foram inquiridos 341 finalistas dos cursos de formação inicial de Primary teachers. Assim, aplicou-se um questionário online ao universo dos 33 alunos que se diplomaram nesse curso, no ano letivo 2013/14, tendo todos eles realizado o mesmo percurso inicial, ou seja, a nossa Licenciatura em Educação Básica (LEB). Os resultados indicam que embora 70% dos recém-diplomados manifeste elevada confiança para ensinar no 1º ciclo, em geral e sem especificar a área curricular, quando inquiridos sobre ensinar especificamente Expressão Musical, apenas 20% mantém essa mesma elevada confiança. Quanto ao total de horas de formação em Música proporcionada pela ESELx no conjunto da LEB+ME12c, 70% considera que foi Insuficiente ou Manifestamente Insuficiente. No final são feitas comparações com os resultados da investigação inglesa, apresentadas propostas de melhoria do curso e de satisfação das necessidades de formação contínua dos recém-diplomados. |
id |
RCAP_f50a85f707503eb840e28000b575d3ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELxMúsicaProfessores do 1º CicloFormação de professoresAutoconfiançaOs estudos realizados em diferentes sistemas educativos sobre o ensino-aprendizagem de Música no 1º Ciclo do Ensino Básico (Primary School, em Inglaterra, e École Primaire, em França) continuam a mostrar uma grande diversidade na qualidade das ofertas curriculares. Dos vários aspetos que têm sido apontados como causas prováveis para este problema procurou-se investigar os níveis de autoconfiança dos professores generalistas para lecionar a área curricular de Expressão Musical. Tendo a ESELx um Mestrado Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (ME12c) considerou-se adequado realizar um estudo baseado numa investigação de quatro Faculdades de Educação do Reino Unido em que foram inquiridos 341 finalistas dos cursos de formação inicial de Primary teachers. Assim, aplicou-se um questionário online ao universo dos 33 alunos que se diplomaram nesse curso, no ano letivo 2013/14, tendo todos eles realizado o mesmo percurso inicial, ou seja, a nossa Licenciatura em Educação Básica (LEB). Os resultados indicam que embora 70% dos recém-diplomados manifeste elevada confiança para ensinar no 1º ciclo, em geral e sem especificar a área curricular, quando inquiridos sobre ensinar especificamente Expressão Musical, apenas 20% mantém essa mesma elevada confiança. Quanto ao total de horas de formação em Música proporcionada pela ESELx no conjunto da LEB+ME12c, 70% considera que foi Insuficiente ou Manifestamente Insuficiente. No final são feitas comparações com os resultados da investigação inglesa, apresentadas propostas de melhoria do curso e de satisfação das necessidades de formação contínua dos recém-diplomados.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLRelvas, Mário2018-04-02T08:40:55Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8316porRelvas, M. (2016) A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (194-202) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.978-989-95733-7-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:05.936271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
title |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
spellingShingle |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx Relvas, Mário Música Professores do 1º Ciclo Formação de professores Autoconfiança |
title_short |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
title_full |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
title_fullStr |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
title_full_unstemmed |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
title_sort |
A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx |
author |
Relvas, Mário |
author_facet |
Relvas, Mário |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Relvas, Mário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Professores do 1º Ciclo Formação de professores Autoconfiança |
topic |
Música Professores do 1º Ciclo Formação de professores Autoconfiança |
description |
Os estudos realizados em diferentes sistemas educativos sobre o ensino-aprendizagem de Música no 1º Ciclo do Ensino Básico (Primary School, em Inglaterra, e École Primaire, em França) continuam a mostrar uma grande diversidade na qualidade das ofertas curriculares. Dos vários aspetos que têm sido apontados como causas prováveis para este problema procurou-se investigar os níveis de autoconfiança dos professores generalistas para lecionar a área curricular de Expressão Musical. Tendo a ESELx um Mestrado Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico (ME12c) considerou-se adequado realizar um estudo baseado numa investigação de quatro Faculdades de Educação do Reino Unido em que foram inquiridos 341 finalistas dos cursos de formação inicial de Primary teachers. Assim, aplicou-se um questionário online ao universo dos 33 alunos que se diplomaram nesse curso, no ano letivo 2013/14, tendo todos eles realizado o mesmo percurso inicial, ou seja, a nossa Licenciatura em Educação Básica (LEB). Os resultados indicam que embora 70% dos recém-diplomados manifeste elevada confiança para ensinar no 1º ciclo, em geral e sem especificar a área curricular, quando inquiridos sobre ensinar especificamente Expressão Musical, apenas 20% mantém essa mesma elevada confiança. Quanto ao total de horas de formação em Música proporcionada pela ESELx no conjunto da LEB+ME12c, 70% considera que foi Insuficiente ou Manifestamente Insuficiente. No final são feitas comparações com os resultados da investigação inglesa, apresentadas propostas de melhoria do curso e de satisfação das necessidades de formação contínua dos recém-diplomados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 2016-10-01T00:00:00Z 2018-04-02T08:40:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8316 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Relvas, M. (2016) A autoconfiança a ensinar Expressão Musical dos recém diplomados do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos da ESELx in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (194-202) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. 978-989-95733-7-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133432433868800 |