Análise de interações online: um contributo para o estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Margarida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira, Moreira, António
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25873
Resumo: A crescente utilização de tecnologias da comunicação para mediar processos de ensino e aprendizagem impulsionou o estudo da comunicação assíncrona enquanto atividade reveladora dos comportamentos dos alunos durante o processo de aprendizagem. Grande parte da investigação sobre este tema centra-se na aplicação de modelos de interação para analisar o conteúdo das discussões assíncronas e aferir a sua qualidade. Embora se encontre referência a vários modelos e procedimentos de análise na literatura da especialidade, o modelo desenvolvido por Gunwardena, Lowe e Anderson (1997) continua a ser um dos mais utilizados no estudo desta temática. A este respeito, e com base numa revisão bibliográfica, o presente trabalho incide sobre estudos que o mencionam na sua análise e discute a extensão da sua aplicação.
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