Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diana Cláudia Brazete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/30135
Resumo: A prática de adulteração de alimentos é uma atividade muito antiga, tendo como intuito o aumento da matéria prima e do lucro. As adulterações podem colocar em causa a segurança alimentar dos consumidores, originando produtos de baixa qualidade nutritiva. Entre os anos 2007 e 2008, foram relatados casos de hospitalização por insuficiência renal e até de mortes de animais domésticos, que tinham consumido alimentos adulterados com melamina. A melamina é um produto químico amplamente utilizado em processos industriais. Possui uma massa de azoto idêntica à das proteínas e é facilmente aplicado, ilegalmente, em alimentos para aumentar o conteúdo aparente de proteínas, dando falsas leituras a métodos de determinação de azoto total. De modo a colmatar esta situação, existem métodos de deteção e quantificação de melamina. O ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) é um teste imunoenzimático que deteta anticorpos e antigénios específicos, sendo possível detetar e quantificar as proteínas presentes nos alimentos analisados através da interação entre anticorpo e antigénio. A sua elevada especificidade e sensibilidade permite a deteção e a quantificação seletiva de moléculas. O método ELISA é amplamente utilizado na forma de kit comercial – validado pelo fornecedor, sendo necessário um equipamento específico para leitura da absorvância final. Devido à elevada necessidade de identificar a presença de melamina nos alimentos e garantir a segurança alimentar dos consumidores, o principal objetivo do presente estudo foi implementar a deteção e a quantificação de melamina pelo método ELISA através dos parâmetros: gama de trabalho, curva de calibração, limite de deteção (LD) e limite de quantificação (LQ), repetibilidade, reprodutibilidade e exatidão. Assim, o método foi implementado para leite no laboratório da SGS Portugal, demonstrando que o método ELISA é adequado para o objetivo proposto.
id RCAP_f5501275b4f106b986d155cf17c95d41
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/30135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS PortugaladulteraçãodeteçãoquantificaçãoELISAmelaminaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasA prática de adulteração de alimentos é uma atividade muito antiga, tendo como intuito o aumento da matéria prima e do lucro. As adulterações podem colocar em causa a segurança alimentar dos consumidores, originando produtos de baixa qualidade nutritiva. Entre os anos 2007 e 2008, foram relatados casos de hospitalização por insuficiência renal e até de mortes de animais domésticos, que tinham consumido alimentos adulterados com melamina. A melamina é um produto químico amplamente utilizado em processos industriais. Possui uma massa de azoto idêntica à das proteínas e é facilmente aplicado, ilegalmente, em alimentos para aumentar o conteúdo aparente de proteínas, dando falsas leituras a métodos de determinação de azoto total. De modo a colmatar esta situação, existem métodos de deteção e quantificação de melamina. O ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) é um teste imunoenzimático que deteta anticorpos e antigénios específicos, sendo possível detetar e quantificar as proteínas presentes nos alimentos analisados através da interação entre anticorpo e antigénio. A sua elevada especificidade e sensibilidade permite a deteção e a quantificação seletiva de moléculas. O método ELISA é amplamente utilizado na forma de kit comercial – validado pelo fornecedor, sendo necessário um equipamento específico para leitura da absorvância final. Devido à elevada necessidade de identificar a presença de melamina nos alimentos e garantir a segurança alimentar dos consumidores, o principal objetivo do presente estudo foi implementar a deteção e a quantificação de melamina pelo método ELISA através dos parâmetros: gama de trabalho, curva de calibração, limite de deteção (LD) e limite de quantificação (LQ), repetibilidade, reprodutibilidade e exatidão. Assim, o método foi implementado para leite no laboratório da SGS Portugal, demonstrando que o método ELISA é adequado para o objetivo proposto.Leitão, AnaFernandes, CatarinaRUNFerreira, Diana Cláudia Brazete2018-02-09T10:37:28Z2017-1120172017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:36Zoai:run.unl.pt:10362/30135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:24.718129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
title Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
spellingShingle Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
Ferreira, Diana Cláudia Brazete
adulteração
deteção
quantificação
ELISA
melamina
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
title_full Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
title_fullStr Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
title_full_unstemmed Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
title_sort Deteção e quantificação de Melamina em leite pelo Método ELISA no Laboratório SGS Portugal
author Ferreira, Diana Cláudia Brazete
author_facet Ferreira, Diana Cláudia Brazete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Ana
Fernandes, Catarina
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Diana Cláudia Brazete
dc.subject.por.fl_str_mv adulteração
deteção
quantificação
ELISA
melamina
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic adulteração
deteção
quantificação
ELISA
melamina
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description A prática de adulteração de alimentos é uma atividade muito antiga, tendo como intuito o aumento da matéria prima e do lucro. As adulterações podem colocar em causa a segurança alimentar dos consumidores, originando produtos de baixa qualidade nutritiva. Entre os anos 2007 e 2008, foram relatados casos de hospitalização por insuficiência renal e até de mortes de animais domésticos, que tinham consumido alimentos adulterados com melamina. A melamina é um produto químico amplamente utilizado em processos industriais. Possui uma massa de azoto idêntica à das proteínas e é facilmente aplicado, ilegalmente, em alimentos para aumentar o conteúdo aparente de proteínas, dando falsas leituras a métodos de determinação de azoto total. De modo a colmatar esta situação, existem métodos de deteção e quantificação de melamina. O ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) é um teste imunoenzimático que deteta anticorpos e antigénios específicos, sendo possível detetar e quantificar as proteínas presentes nos alimentos analisados através da interação entre anticorpo e antigénio. A sua elevada especificidade e sensibilidade permite a deteção e a quantificação seletiva de moléculas. O método ELISA é amplamente utilizado na forma de kit comercial – validado pelo fornecedor, sendo necessário um equipamento específico para leitura da absorvância final. Devido à elevada necessidade de identificar a presença de melamina nos alimentos e garantir a segurança alimentar dos consumidores, o principal objetivo do presente estudo foi implementar a deteção e a quantificação de melamina pelo método ELISA através dos parâmetros: gama de trabalho, curva de calibração, limite de deteção (LD) e limite de quantificação (LQ), repetibilidade, reprodutibilidade e exatidão. Assim, o método foi implementado para leite no laboratório da SGS Portugal, demonstrando que o método ELISA é adequado para o objetivo proposto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017
2017-11-01T00:00:00Z
2018-02-09T10:37:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/30135
url http://hdl.handle.net/10362/30135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137920008847360